Friday, June 10, 2005

Barcelona...

Boa companhia.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Estou de volta. Voce viu pelo post de terca-feira, claro.

Passei 4 dias em Barcelona para ver a dona do meu coracao e recarregar a pilha que eu nem tinha gasto ainda. Foi otimo rever um monte de coisas, monumentos, etc. Vou fazer um resumo bem breve das atracoes (parece que estou falando do Beto Carrero World), para falar sobre as especificidades (eh, eu ainda sei falar portugues...) da viagem.

Na ordem cronologica: La Pedrera, Casa dos Punxes, Casa da Asia, Sagrada Familia, Rambla, Parque da Ciutadella, Arco do Triunfo, Palacio da Musica, Casa Batllo e Castelo Montjuic. As fotos todas estao no flickr.

Agora, uma historia engracada. Algumas das atracoes previstas para essa viagem foram deixadas para o ultimo dia. Segunda-feira eu deveria ver o Museu Picasso, o Castelo Montjuic e o Parque Guell. Acordamos tarde, para variar, e iniciamos nossa caminha em direcao ao Museu. Breve parada no Dunkin Donuts para uma fugaz diarreia decorrente do Burger King do dia anterior. Depois, um Paracetamol para a dor-de-cabeca e peh na estrada. Aos trancos e barrancos, chegamos ao Museu, mas nao achamos a porta. Depois de quebrar a cabeca e quase rasgar o mapa, descobrimos que o Picasso nao aparece aas segundas. Beleza, neh?

Desiludidos, decidimos ir ao castelo Montjuic. Para dizer o minimo, posso dizer que fizemos um caminho cubista ateh o castelo. Ou seja, usamos todos os angulos possiveis numa unica rota. Comecamos a caminhada por uma rua, depois mudamos, depois voltamos, depois fomos de escada, depois pelo mato. Enfim, foram 3 horas de caminhada ateh achar o maldito castelo. Tudo isso sobre um sol ferrenho de 30 e poucos graus. Parte desse esforco veio do fato de que o bondinho para o castelo TAMBEM NAO FUNCIONA DE SEGUNDA. Nem preciso dizer que o castelo tambem estava fechado, preciso?

Frustacoes aa parte, o passeio valeu pela vista e pela volta. Esgotados, pedimos carona para o primeiro carro que passou. Demos sorte de pegar carona com um senhor dos seus 75 anos, mas muito lucido. Foi um verdadeiro guia. Contou parte da historia da Catalunia, seus personagens, etc. E ainda nos levou a uma parte restrita do porto para ver os navios chegando. Ele tinha um cartao de acesso especial porque sua esposa era deficiente. O tipo de marido que eu pretendo ser um dia. Depois do passeio, ele nos deixou na Praca Catalunia, onde pegamos o Ferrocarrilho para o hotel.

Aas 5 da matina, a carruagem virou abobora e eu sumi de Barcelona.

O curioso eh que ao embarcar para Kiev eu me senti aliviado. Barcelona nao eh a mesma cidade de 10 anos atras. Eh uma cidade hostil. Muita gente, muito turista, muito ladrao, muita gente drogada, muita gente sem rumo. Estranho. Kiev tem um ar de cidade do interior, nao tem turistas e soh tem ucranianos. Acho que isso, de certo modo, cria um clima melhor para viver. Porque para visitar, nem que seja uma unica obra de Gaudi, Barcelona ainda eh uma cidade maravilhosa.

Beijos.

1 comment:

Andreas Toscano said...

Vou ver, Fe...

Dudu, to magro soh na foto. Treinando pesado aqui.