Thursday, December 22, 2005

22 de dezembro, a noite mais comprida do ano.


4 da tarde ou 4 da manha?
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Essa eh a vista da agencia aas 4h da tarde do dia 22 de dezembro. Hoje, eh o dia com a noite mais longa do ano. Tivemos o por-do-sol lah pelas 15h30 e depois jah estava escuro.

Eh bonito, mas nao eh nada animador. Nao poderia haver data mais propicia para ir ao Brasil.

Feliz Natal e um otimo 2006 pra todo mundo.


Bjs e ateh janeiro.

Ps - Coloquei uma foto do cardapio do McDonald's em Cirilico no Flickr. De uma olhada.

Wednesday, December 21, 2005

Dinheiro na mao, nem pensar.


Porta Grana.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
A Ucrania eh um pais muito supersticioso. Tudo eh motivo de azar: passar embaixo de escada, carregar balde vazio, dar um aperto de mao embaixo do batente da porta, gato preto, etc. Deve ser por isso que o pais eh sofrido desse jeito.

Mas a supersticao mais visivel (literalmente) eh a questao do dinheiro. Aqui nao se passa dinheiro de mao em mao de jeito nenhum. Eles levam isso tao a serio que existe uma industria para fabricar suportes de troco. Em todo e qualquer estabelecimento voce encontra um suporte igual ao da foto. Muda a cor, o patrocinador, mas ele estah sempre lah.

Eh engracado como eles levam a serio isso. Jah tive que jogar o dinheiro do taxi no banco da frente algumas vezes porque o motorista se negava a receber o pagamento em maos.

Serah que foi um erro de interpretacao? Serah que, quando disseram que dinheiro nao trazia felicidade, eles concluiram que trazia mah sorte?

Azar deles.


Bjs.

Sunday, December 18, 2005

Tri Mundial. Obrigado, SPFC.


Chuuuuuuuupa, Liverpool.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Mesmo num domingo de trabalho, com neve, vento e temperatura proxima a -2 graus eh possivel sentir o calor do Morumbi lotado.

Tudo isso gracas ao meu Tricolor, jogando no frio japones.

Herois aa parte, bencaos a Mineiro e Rogerio Ceni (herois em lados opostos do campo).

Aaaaaaaaaaaah!

UPDATE: O relato, por Marcelo Martensen.


O Presidente do Tri
Marcelo C Martensen
tricampeão do mundo


As ruas amanheceram desertas na capital paulista. O domingo chuvoso dava a entender o motivo, mas as razoes eram outras. Em alguns muitos lugares, legioes de torcedores se aglomeravam para acompanhar, pela televisao, o que estava a quilometros de distancia, do outro lado do mundo. La no Japao, porem, o torcedor sao-paulino se sentia em casa. Ja estivera la 12 anos atras, e aquela terra era o seu segundo lar.

E como outrora, o Sao Paulo entrou em campo como “azarao”. A ma apresentação na semifinal e as 10 partidas de invencibilidade do adversario jogaram todo o favoritismo para o time ingles. Dentro de campo, entretanto, nao haveria espaço para a soberba.

A partida começou acelerada e, aos 5 min, um fato inédito aconteceu: um corintiano pisou no gramado de um estadio japones, atirando-se as redes de tanta emoçao – o gol de Rogerio era vazado pela primeira vez no jogo.

O goleiro sao-paulino começou a se destacar ja na primeira etapa, consagrado pelas insistentes bolas alcadas na area tricolor. Com um toque de bola refinado, o time do Morumbi criou poucas chances, mas numa delas fez o único gol valido da decisao: aos 27 min, Aloisio lancou de trivela por cima de Hyypia para Mineiro – o fator surpresa –, que penetrou na area e com categoria tocou na saida de Reina.

O Liverpool apertou o cerco e, logo em seguida, carimbou a trave brasileira com uma cabecada de Luis Garcia. O primeiro tempo terminou com a contagem minima e a promessa de pressao inglesa na etapa decisiva.

A pressao veio no segundo tempo, porem o esperado contra-ataque tricolor nao aconteceu. A equipe limitou-se a se defender e viu o maior bombardeio aereo da história desde a II Guerra Mundial.

A defesa sao-paulina passou entao a se consagrar a cada cruzamento. Quando os ingleses tentavam por baixo, com a bola rolando, la estava também Rogerio Ceni para segurar a peteca.

E foi numa cobrança de falta que o goleiro artilheiro trocou os pes pelas maos e operou uma defesa maravilhosa, que tinha o angulo por destino. O craque britanico, Gerrard, continuava a batalha pelo gol de empate, mas a bola teimava em nao entrar. E quando a bola entrou, por tres vezes, a arbitragem anulou acertadamente.

O fim do jogo se aproximava enquanto o camisa 8 ingles tentava mais um tiro, em vao, contra o gol sao-paulino. E como nao podia deixar de ser, o apito derradeiro se deu apos o tiro de meta cobrado por Rogerio, o ultimo a tocar na bola antes do fim.

Comecava ali a festa do tricampeonato. Todos os jogadores comemoraram com o goleiro, eleito o melhor jogador da partida e do campeonato, e que ja esbocou seu desejo de ser um dia presidente do clube. Apesar das brilhantes atuacoes de Lugano, Mineiro, Josue e ate de Edcarlos, todas as luzes estavam focadas para o arqueiro que se consagrou, enfim, mais por suas defesas que por seus gols de falta.

O Sao Paulo FC alcancou o seleto grupo de tricampeoes mundiais, provou ser o maior campeão do pais e vislumbra ser o maior do mundo. O time das glorias do passado ja pensa no futuro, que pode estar reservando novas conquistas para o maior clube brasileiro de todos os tempos.

Parabens Sao Paulo Futebol Clube.
E vote Rogerio.



Saturday, December 17, 2005

Chapelaria? Quem tem tanto chapeu?


Chapelaria Ucraniana.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Assim que comecou a esfriar em Kiev, uma parte importante dos lugares passou a funcionar: a chapelaria. Digo parte importante nao pela importancia de ter um lugar para pendurar seu casaco de inverno, mas porque as chapelarias daqui (e presumo que seja assim em qualquer lugar frio) ocupam normalmente areas enormes. Se tivesse que chutar um numero, diria que as chapelarias ocupam uns 5 ou 10% de alguns estabelecimentos.
Essa ai da foto eh a chapelaria do Palacio dos Esportes, local onde normalmente acontecem os grandes shows.
A chapelaria mais estranha, contudo, foi a da Opera de Kiev. Alem do tamanho assustador e das velhinhas assustadoras que trabalham lah, me cobraram 3 Grivnas para pendurar meu casaco. Disseram que era a taxa do binoculo. Pergunte de alguem me entregou algum binoculo para ver o espetaculo. Obvio que nao. Ainda bem que o incentivo aa cultura nesse pais ainda eh grande e um lugar na primeira fileira custa 40 Grivnas (menos de 8 dolares). Ou seja, voce paga pelo binoculo, mas sai tao barato sentar proximo ao palco que nem precisa.


Bjs

Saturday, December 10, 2005

www.vendesequalquercoisa.com.ua

Acho que eu jah falei alguma vez sobre a quantidade de lojas virtuais na Ucrania, mas vale a pena voltar ao assunto.
Em primeiro lugar, eh engracado saber como funciona a grande maioria dos acessos aa internet: cartao. Por aqui, soh existe um provedor de acesso rapido. Eh a mesma empresa que monopoliza a TV a cabo e nao eh barata. Deve estar alimentando a familia de algum aristocrata. Por isso, pouca gente tem. O que a maioria faz eh comprar um cartao de acesso (vendido em qualquer esquina), com o qual se acessa a internet pelo telefone. O valor eh descontado por kb que voce baixa da net. Muito louco. Esse sistema tambem eh valido da internet de banda larga. Meu plano, por exemplo, permite que eu baixe 2gb de sites ukranianos e 250 mb de sites estrangeiros.
Esses cartoes pre-pagos sao vendidos nos mesmos quiosques onde sao vendidos cartoes pre-pagos de telefone (que representam 90% do mercado). Parece que os ucranianos tem uma aversao a qualquer compromisso com empresas e nao gostam de pagar por nada que nao receberam ainda. O que nos leva ao topico de hoje.
Na Ucrania, eh possivel comprar de tudo pela internet e o numero de sites eh enorme. Para comprar celular, existem uns 50 sites. Para acessorios de computador, uns 100. E os precos sao otimos. Talvez porque nao sejam lagalmente importados e, nesse caso, nao eh bom ter uma loja real com sede e endereco. Mas como explicar o sucesso da venda on-line num pais em que ninguem confia nas empresas e (como isso inclui bancos) quase ninguem tem cartao de credito? Simples: na verdade nao ha venda on-line. Os sites sao meros catalogos. Depois de colocar tudo no seu carrinho virtual, pegue o telefone ou de o seu. Nao importa quem faz a ligacao: voce confirma o pedido, passa o seu endereco e aguarda com o dinheiro contado pela mercadoria. Super confiavel. O site nao tem risco de operacao fraudulenta e voce nao corre risco de pagar e nao receber.
Assim eh a Ucrania.


Bjs

Tuesday, December 06, 2005

Coisas do clima.


Rubber.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Nessas ultimas semanas eu conheci um Ucrania diferente daquela que eu conhecia. O outono mudou nao apenas a paisagem, mas tambem os habitos das pessoas. Com a temperatura entre 0 e -5, as atividades ao ar livre deixaram de existir, os ucranianos passaram a se vestir como europeus (e nao como dancarinos de salsa cubanos) e a calefacao virou o eletrodomestico mais importante da casa. O frio e os dias curtos (agora escurece aas 4 da tarde!) tambem influnciaram o humor dos cidadaos: nao dah vontade de fazer muita coisa. Parece que estah sempre tarde, mesmo quando ainda sao apenas 7 da noite.
A neve eh outra coisa que forcou uma serie de mudancas. Minha experiencia com neve (ferias e snowboard), sempre me privou de ver o outro lado da moeda: a sujeira. Sei que soa estranho dizer que algo branco e puro como a neve (ui!) eh sujo, mas eh a mais pura verdade (desculpe o joguete de palavras). As calcadas e ruas viraram um lodacal. Se nao fosse a bota impermeavel que eu comprei, jah teria jogado fora todos os meus sapatos. Quem nao tem bota, ou precisa trabalhar de sapato, usa um acessorio igual ao da foto. Chama-se "rubber". Eh uma meia de borracha que protege o calcado e dah a impressao de estar calcando sapatos (igual peruca dah a impressao de ter cabelo). Sem falar no trabalho incessante que eh tirar a neve da calcada. As velhinhas que passaram a primavera e o verao varrendo folhas, agora andam com uma pah para cima e para baixo.
Anyway, sao coisas do clima. A unica atividade ao ar livre por aqui sao as guerras de neve que as criancas fazem (fotos no Flickr). Outra coisa que eu nunca tinha visto ao vivo.

Quero ver quando chegar o inverno. Brrrrrrr...


Fui.