Monday, February 20, 2006

Porque o choppinho nao daria certo na Ucrania.

Quando dizemos que vamos tomar um chopp(s) no Brasil, na verdade, estamos dizendo que vamos fazer uma das 3 coisas a seguir:

1)Que vamos beber o mais rapido que pudermos para secar o copo antes que o garcom traga outro (que nao pedimos).

2)Que vamos colecionar copos pela metade porque o garcom nao para de trazer copos cheios (que nao pedimos).

3)Que vamos perder metade do tempo que dedicariamos aos amigos falando para o garcom que nao queremos o chopp que ele estah colocando na mesa (e nao pedimos).

Aqui na Ucrania nada disso aconteceria. Sei que eu jah critiquei muito os servicos ucranianos, mas os garcons daqui (em qualquer estabelecimento) sao eficientes a ponto de irritar.
Eles querem ser tao eficientes que ficam perto da mesa, olhando para voce enquanto come. Uma cruzada de olhar acidental e eles vem ateh a mesa. Um guardanapo dobrado (que voce ia usar ateh o final da refeicao) e eles aparecem para tirar. Apoiou os talheres no prato vazio, eles levam tudo embora.

Mas…

Se voce deixar meio gole no copo, eles nao tiram. Tiram o guardanapo semi-novo, o cinzeiro semi-sujo, comida semi-derrubada fora do prato, mas nao tocam seu copo. Mesmo em pubs (que vivem basicamente da cerveja, como nossos botecos), ninguem toca seu copo ou pergunta se estah na hora de trazer outro. Parece que qualquer copo eh o Santo Graal, tamanho eh o respeito que eles demonstram.

E o mais curioso eh que muitos ucranianos deixa menos de 10% de gorjeta. Ou seja, acho que eles realmente gostam da profissao. Ou nao...


Fui.

No comments: