Friday, April 28, 2006

Reprise ou novidade?

Uma das primeiras coisas que voce nota ao chegar na Ucrania eh que todo mundo tem os mesmos nomes. Deve ter uns 6 nomes para homem e uns 6 para mulher. Quem jah leu Dostoievski ou Tolstoi deve ter percebido isso. Vamos dar nome aos bois (Ucranianos).

Homem em geral eh: Aleksander, Serguei, Ivan, Andrei, Viktor ou Igor.
Mulher em geral eh: Aleksandra, Natalia, Maria, Tatiana, Anna ou Oksana.

Cada um dessses nomes tem uma lista enorme de diminutivos. Sao diminutivos "oficiais" e nao apelidos. Voce ateh aprende eles na aula de Russo. Por exemplo: Aleksander pode ser Sasha, Sashu, Sania, Sanka, Sanior ou Shury (Olha soh, Dudu!). No caso das mulheres, o que no Brasil sao nomes, aqui sao apenas diminutivos. O diminutivo de Natalia eh Natasha, de Tatiana eh Tania e de Aleksandra eh Sasha. Tem tambem casos engracados. O diminutivo de Ivan eh Vania. No Brasil, seria zoado ateh.

Agora imagine como eh dificil para um novato (estrangeiro) lembrar o nome das pessoas na agencia. O Solon (meu dupla) estah enlouquecendo. A vantagem eh que, se voce erra, tem uma chance de consertar rapidinho. No terceiro chute voce acerta o nome de qualquer um.

E jah que o assunto eh nomes, vou explicar tudo. Os nomes Ucranianos sao compostos por 3 elementos: primeiro nome + primeiro nome do pai (com sulfixo dizendo "filho de")+ sobrenome. O diretor de arte que senta ao meu lado, por exemplo, chama-se Serguei Aleksandrovitch Molokovitch porque o pai dele se chama Aleksandr. Seguindo essa logica, meu nome seria Andreas Ulrichovitch Mielenhausen. Louco, nao?

Bom, eu nao sei se jah falei ou nao sobre nomes aqui no blog. Se jah falei, desconsidere. Se nao falei, fica falado.


Fui.

Tuesday, April 25, 2006

Notou algo no chao? Nao? Nem eu.


Can you see it?
Originally uploaded by Andreas Toscano.
A Ucrania eh um pais sem ralos. Nao tem um banheiro, em lugar nenhum (pelo menos eu nao vi), com ralo no chao.
Pode parecer bobagem, mas ralo faz muita falta. Voce jah imaginou o que eh lavar o chao e nao ter um ralo para escoar a agua suja? Eh o caos. Voce lava o chao e, depois, tem que secar tudo com pano, torcendo a agua na banheira onde voce toma banho. Claro que, no meu caso, o pano vai direto pro lixo depois.
E quando voce derruba algo no chao? Molho de tomate, suco... Dah um desanimo duas vezes maior que no Brasil. Saber que voce vai ter que limpar e secar qualquer liquido que jogar no chao para desinfetar. Em outras palavras, voce tem que ficar carregando a sujeira de um lado para o outro.

Haja saco. E pano.


Fui.

Thursday, April 20, 2006

1 ano de Ucrania fora da Ucrania.


Escapada sem preco.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Segunda-feira passada eu completei um ano de trabalho na Ucrania. Sabado eu passado eu completei um ano fora do Brasil. E o melhor: eu estava lah. Foi otimo rever as pessoas amadas para dar aquela recarregada na bateria (de novo).
Depois de um ano dah para fazer um balanco legal de um monte de coisas na vida. Principalmente estando em um pais que pouca gente (para nao dizer ninguem) vem visitar. A distancia ajuda voce a avaliar a importancia de muitas coisas e o tempo que dedicamos a ela. E tempo eh nosso Bem mais precioso.
Foi otimo. Pelo menos no meu caso. Afinal, apos a avaliacao ainda me achava cercado de pessoas que amo e que, por coincidencia (ou nao), tambem me amam.
De resto, a experiencia tambem teve muitos pontos positivos: aprendi uma nova lingua, conheci uma cultura muito especial, viajei muito, ri muito e chorei muito tambem. Foi um ano para sentir a vida na pele. E como eh bom estar vivo. Essa foto ai em cima representa isso. Espero que ela sirva de inspiracao para todos.

Beijos e ateh a amanha (quem sabe?).

Tuesday, April 04, 2006

Os russos nao sabem brincar.

Semana passada uma das maiores operadoras de telefonia celular da Russia comecou a veicular teasers (propaganda para criar curiosidade) aqui em Kiev. Eh uma empresa controlada por grupos fortes de lah (provavelmente a Mafia) e eles nao vem para brincar. Digo isso porque semana passada, pouco antes de eles entrarem no mercado, roubaram 3 laptops aqui da agencia. Os 3 que continham todo o planejamento passado e futuro do nosso cliente, atual lider de mercado entre as operadoras de celular.
Esta hipotese eh a mais provavel por se tratarem de computadores velhos, sem nenhum valor de mercado, e por terem deixado os outros laptops intocados aqui na agencia. Espero que essa informacao nao vaze para o nosso cliente. Eles entrariam em panico. Ainda bem que eles nao falam portugues. E voce guarde segredo, por favor.


Fui.

Monday, April 03, 2006

Fomos aa Grecia.
Fazer o que mesmo?

Como o post foi escrito com atraso, vou usar a frase da Diretora de Marketing da Kyivstar. Hoje, ao apresentarmos os filmes, ela perguntou para nos:

- Precisava ir aa Grecia para filmar essas 3 cenas?

Precisar nao precisava, mas eh sempre bom viajar. A Gerente de Produto, que foi conosco, me disse no taxi quando estavamos indo para o aeroporto:

- Andreas, agora voce precisa criar um roteiro que se passa na America do Sul. Eh soh voce arrumar uma justificativa que a gente aprova.

Ou seja, as duas tem ambicoes diferentes. Nao ha duvida. Como o resultado do trabalho vai ser o mesmo viajando ou nao, vou ficar do lado da Gerente de Produto. As duas que se entendam.

Voltando aa Grecia, foram 8 dias maravilhosos. Foi bom rever o sol e andar de bermuda sem medo de ser surpreendido por uma neve fora de hora. O trabalho foi mamao com acucar: 3 cenas, sendo duas numa casa e uma numa estrada. A unica dificuldade era acordar cedo para ir ateh as locacoes.

Quanto a Atenas, devo dizer que deixou a desejar. Tinha uma imagem completamente diferente. Imaginei que era uma cidade muito mais historica do que ela realmente eh. Eh uma cidade suja, cheia de imigrantes de todas as partes do mundo e extremamente claustrofobica. Ateh os sitios arquelogicos deixam um pouco a desejar. No guia existem varios pontos de interesse, como “Templo de Atenas”. Voce chega lah e tem uma area demarcada no chao com uma plaquinha na frente, escrito “Aqui ficava o antigo Templo, bla bla bla”. Fogo.

Mas Atenas tem 2 coisas curiosas: outdoors duplos e mexirica gratis. O outdoor nao tem muito o que falar. A mexirica tambem nao, mas eh interessante. Imagine que quase todas as ruas da cidade tem pehs de mexirica carregados. Dependendo da rua, as mexiricas sao doces. Em outras, sao tao azedas que doi o dente. Enfim, tem fotos lah no Flickr para quem quiser ver um pouco de H(h)istoria.


Fui.