Friday, July 18, 2008

Bem-vindo ao Cazaquistao.
48 horas de aventura.


Restaurante de estrada.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Se voce assistiu Borat, voce nao tem ideia do que eh o Cazaquistao. Confesso que eu tambem nao tinha. Aquela imagem de vilarejo pobre do Leste Europeu nao tem nada a ver com esse vilarejo rico da Asia. A unica coisa que se aplica ao pais eh que, sem duvida, ele nao eh um lugar comum. Antes de comecar a descricao, peco desculpas aos residentes, cidadaos e simpatizantes do Cazaquistao por qualquer generalizacao. Isso porque o pais eh enorme (do tamanho da europa ocidental inteira) e eu soh conheci um pouquinho da costa Oeste.
A primeira coisa que se nota ao chegar no Cazaquistao eh que o povo lah nao eh europeu. Nao me refiro aos habitos nao: eles tem rosto de oriental. A populacao eh predominantemente islamica. Ou seja, a ideia de judeus e prostitutas loiras do filme nao condiz em nada com a realidade local. E isso eh outra coisa engracada. Imagine um pais sovietico (Lenin, Stalin, etc.), onde todos falam Russo, mas parecem chineses (mais uma vez, peco desculpas a todos os individuos supramencionados pela compacao). Depois nao entendem porque os paises querem ser independentes.
No Cazaquistao, estao situados 30% de todos os recursos naturais da antiga Uniao Sovietica. O "presidente" estah no poder ha mais de 20 anos (pode sonhar, Lula) e a populacao eh de apenas 18 milhoes de pessoas. Resumindo, o Cazaquistao eh um deserto milionario. As cidades de Almaty (antiga capital) e Astana (nova capital), sao centros de riqueza e ostentacao que deixam ateh Russo de queixo caido (pele menos eh o que eu li e ouvi).
Mas vamos falar de Aktau, que foi a cidade onde eu fiquei. Eh uma cidade nova, com apenas 45 anos, onde os contrastes sao evidentes: voce ve os antigos predios sovieticos ao lado de casas iguais aas de Miami, e milhares de obras levantando predios para todo lado. Aktau nasceu por causa do petroleo. Nao tem muito alem disso por lah. Ela fica aa beira do Mar Caspio, maior lago da Terra e convive com os extremos de temperatura caracteristicos desse lado do mundo (40C no verao, -30C no inverno).
Agora, hora de se divertir. Apesar de a agua do Mar Caspio ser azul e cristalina como a do Mediterraneo, ela nem sempre eh limpa e as praias... feias. A gente foi na melhor praia de lah (tinha ateh cerca para manter o pessoal fora) e deu muita risada. Ateh a palmeira era fake. A agua eh extreeeeemamente gelada e soh permite mergulhos ocasionais. Como eu disse, Aktau eh nova e, por causa disso, as ruas ainda nao tem nome. Para explicar para um taxista onde voce vai, basta dizer o numero do quarteirao e o numero da casa. Sensacional.
Saindo das cidades (isso eu ouvi que se aplica a Almaty e Astana tambem), voce encontra um deserto sem fim. Quilometros e quilometros de terra e grama, habitados por cavalos (poucos) e CAMELOS (muitos). Os camelos sao as vacas do Cazaquistao: vivem pastando, fornecem leite e causam alguns acidentes na estrada. Lembro que a coisa mais estranha ao ver os camelos foi "Cade o dono desses camelos?". Ateh entender que eles sao animais "selvagens" demora um pouco.
E foi acompanhado por esse pano de fundo que rumamos para o local da filmagem. Foram 5 horas e meia num micro-onibus sem ar condicionado, numa das piores estradas que eu jah vi (a BR parecia estrada europeia perto dela), para chegar a um poco de petroleo no meio do nada, filmar o negocio subindo e descendo e voltar. Mais 5 horas e meia... Quer dizer, 6 horas e meia porque furou o pneu na volta. O que eu posso dizer eh que em apenas 48 horas deu para:

- Ir aa Asia pela primeira vez (Istambul nao conta).
- Conhecer o Mar Caspio.
- Tomar Iogurte de leite de camelo.
- Comer doce de leite aa base de leite de camelo.
- Comer carne de cavalo.
- Comer Beluga (peixe).
- Tocar petroleo.
- Ver uma briga de amigos, com direito a pedradas e tudo (video abaixo).
- Dormir 7 horas.
- Rir muito.

Voltei quebrado, olhando para o boarding pass feito aa mao do Aeroporto de Aktau e com vontade de voltar logo para esse lugar impressionante. Amanha vou para o Chipre. Tem foto de tudo isso no Flickr.

Aguarde.

Ps - Esse eh o primeiro post com hyperlink para quem quiser mais informacao sobre os lugares. Basta clicar no nome de cada lugar.


Sunday, July 13, 2008

Bem-vindo a Perm (cuma?).

Perm, a cidade mais poluida da Russia. Que incentivo ao turismo, nao? A verdade eh que Perm nem eh feia. Tem um belo rio no meio da cidade e deve ter sofrido pouco durante a Guerra, jah que fica no meio dos Urais e nao tem absolutamente nada de estrategico para um exercito. A filmagem em Perm foi muito boa. Quer dizer, boa esteticamente porque para a saude nao foi muito boa nao. Passamos 48 horas dentro de uma refinaria de petroleo, cheirando gases que fariam um peido de elevador parecer perfume. O lugar eh tao doido que tinhamos que vestir roupa anti-fogo o tempo todo (curiosamente ela mantinha o corpo fresco apesar da cor preta) e uma pochete com uma mascara de emergencia. Agora, falando serio, eh impressionante como um lugar pode ser tao feio e tao bonito ao mesmo tempo. Tudo eh extremamente brutal e estetico ao mesmo tempo. Dah uma olhada nas fotos. Aproveite para ver o meu quarto de hotel. Sem comentarios. O quarto se chamava Extreme. Era INTEIRO decorado com jeans (eu disse JEANS), parede de metal, chao de cimento cru e um poster do Che Guevarra. Precisa mais? Ontem foi dia livre em Moscou e, hoje, embarco para o Kazaquistao. Aguarde o bigode Boratiano...

Fui. Ou melhor, vou!

Bem-vindo a Kaliningrado e Zelenogradsk
(onde?).


No topo da plataforma.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Estou no meio da maior filmagem da minha vida. Lembra aquela concorrencia que eu fiz sozinho ha um ano? Claro que nao. Nao importa. O que importa eh que finalmente estamos filmando o comercial e eu estou tendo umas semi-ferias pagas. Tudo bem que os destinos nem sempre sao os mais turisticos, mas tudo que eh novidade vale a pena. Comecamos a filmagem com as cenas internas, criadas em estudio aqui em Moscou. O cenarista (existe essa palavra?) eh incrivel e conseguiu criar uma cozinha, um centro estrategico e um laboratorio em menos de 100 metros quadrados. O diretor e o cameraman tambem sao sensacionais. Um filme que nao tem muita ideia tem que ficar bonito e, com eles, vai ficar maravilhoso.
Depois de Moscou, era hora de filmar a plataforma de petroleo. No meio do oceano. Fomos para Kaliningrado, antiga Konigsberg, que foi tomada dos alemaes apos a Guerra. Eh a cidade onde esta enterrado Immanuel Kant e tem um "que" de cidade alema. Kaliningrado eh uma pequena regiao que nao esta ligada geograficamente aa Russia. Eh como o Alaska para os EUA (que, alias, foi comprado dos Russos). A cidade foi completamente destruida durante a Guerra, mas manteve um ar bastante agradavel. Voce vai ver isso nas fotos.
Mas nao foi para isso que nos viemos, certo? Nao. Nos viemos trabalhar. Logo no dia seguinte de manha, voltamos para o aeroporto. Dessa vez, nada de aviao: helicoptero. Embarcamos num trambolho capaz de transportar 22 pessoas. Era um onibus com asas. E chacoalhava mais que um onibus, acredite. Apos 20 minutos balangando, avistamos a plataforma. No meio do nada.
A plataforma parece uma cidade que boia. Tem tudo e mais um pouco. Tudo obviamente economico em termos de espaco e ecologico em termos de lixo. Nao eh permitido derramar nem liquidos fora da plataforma. Nem excrementos. Para isso, tem um barco que vem e leva tudo de volta para terra. O pessoal da plataforma foi muito gentil e cordial. Assim como eles eram novidade para nos, nos eramos novidade para eles. Pareciam duas especies de alienigenas se analisando. Uma coisa engracada da plataforma eh que, dependendo do lugar em que voce estah, o celular troca de pais: Russia, Lituania ou Letonia. Dois passos para a esquerda e a sua ligacao passa de 12 centavos por minuto para 12 dolares por minuto. ;-)
Outra coisa engracada eh que nao estavamos hospedados em Kaliningrado, mas numa cidade praieira chamada Zelenogradsk. Se Kaliningrad eh pequena, Zelonagradsk eh um pum com predios. Antes de embarcarmos para Perm, resolvemos celebrar o sucesso da filmagem e curtir a cidade como locais. Compramos uma garrafa de uisque e sentamos na praca. Quando demos conta que estavamos assistindo videos do Gollum (Senhor dos Aneis), dublado em Russo, no celular de um bebado local, percebemos que era hora de ir dormir.

Bem-vindo a Cannes. Sem Leao,
mas com muito estilo.


Porscheta.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Voltar ao Festival de Cannes eh sempre um prazer. Para mim, eh uma das poucas chances de rever todas as pessoas que eu conheci e trabalhei junto. Esse ano nao foi diferente. Quer dizer, foi sim. Foi a primeira vez que eu mandei trabalhos meus, a primeira vez representando uma agencia e a primeira vez de Porsche. Esse ano, eu resolvi me divertir um pouco antes do Festival comecar. Foram 3 dias a bordo de uma Boxter (literalmente aa bordo porque eu nao queria parar de dirigir por nada nesse mundo), curtindo o clima e o visual da Riveira.
A parte mais divertida foi em Monaco. Levei meu produtor ateh lah porque ele nao conhecia a cidade/pais. Fomos a todos os tradicionais pontos turisticos, revi a colecao de carros do Principe, etc. Depois de um dia completo, pouco antes de voltar para Cannes, resolvemos fazer o circuito de F1 uma vez. Haha. Para que? Depois da primeira volta, ficou claro que nao iriamos para Cannes tao cedo. Passei duas horas pilotando ali, tirando pega com Ferraris, Lamborghinis e Porsches. Nos pareciamos duas criancas. Filmamos as voltas e comparamos os tempos para ver se estavamos indo mais rapido ou mais devagar (o video com uma das voltas esta no final deste post).
Diversao aa parte, ficou claro rapidamente que eu nao ia levar nenhum Leao. Alem da magnitude do Festival desse ano, a qualidade das pecas vencedoras estava um degrau acima do resto. O que eh bom. Ir a Cannes eh passar raiva. Mas eh uma raiva saudavel. Eh voltar com a bateria recarregada para trabalhar ainda mais e melhor. Ano que vem as coisas vao melhorar. No minimo uns short-lists vao rolar. O que, para a Russia, jah eh algo impressionante. Para voce ter uma ideia do que eles nao acreditam que podem ganhar, basta olhar o numero de pecas enviadas pelo pais: 98. O Brasil mandou mais de 2000 e a India (que levou ateh Grand Prix) mais de 1000. Mas vamos que vamos. Para ganhar, basta um trabalho bom...
Antes que eu me esqueca, um parentese. Em propaganda, trabalha-se muito e lida-se com muita frustracao pessoal (seja nao ganhar Cannes ou ver uma ideia morrer porque o cliente nao entendeu nada do que voce apresentou). Talvez por isso, nossa profissao tenha compensacoes reservadas aos rich&famous do jet set. Minha irma me ligou um dia, atolada de trabalho, de dentro do escritorio de advocacia. Conversamos um pouco e ela me perguntou o que eu estava fazendo. Respondi calmamente: Estou indo para uma festa na casa do Pierre Cardin, onde vai ter um pocket show do Morcheeba... Pode?

Fui-me.


Bem-vindo a Kiev, Sao Petesburgo e Moscou. Com direito a aniversario em familia.


Trem Sovietico.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Esse post vem com muito atraso. Quase um mes e meio sem conseguir escrever. Mas isso tambem eh passado. Vamos aas novas (serao varios posts).
No final de maio, minha mae e minha irma vieram me visitar. Combinamos de curtir a minha antiga cidade (Kiev), uma cidade nova (St. Petes) e minha casa atual (Moscou). Elas comecaram a viagem sozinhas (eu estava trabalhando) e embaixo de uma chuva desgracada. Resultado: nao conseguiram ver quase nada e acharam Moscou horrivel (eu falei que isso ia mudar e elas duvidaram).
Na sexta, embarcamos para Kiev. Fiz questao que a gente fosse de trem, para elas conhecerem um trem sovietico e sentirem um pouco de frio na barriga na fronteira. Dito e feito: na fronteira, os fiscais, uniformizados e de cara feia, perguntaram ateh quem era a mae da minha mae. Passado o susto, seguimos viagem. Em Kiev, o tempo jah estava melhor. Por uma pequena confusao da agente de viagem, soh tivemos 2 dias lah. Fizemos um intensivao de mais de 12 horas andando. Os lugares, voce jah deve conhecer dos meus dias de turista em Kiev (posts bem antigos). Mostrei meu antigo ape para elas. Alias, ainda bem que elas soh viram ele agora, porque por fora ele eh horroroso (parece cortico). De uma olhada no Flickr. Apresentei tambem meus amigos e jantamos no meu restaurante favorito (Concorde). No segundo dia, a Kaka (minha irma) resolveu andar com o chapeu de pele russo (chapka) porque estava ventando. Ela foi a atracao da cidade. Todo mundo apontando, comentando e rindo. Como eh que alguem poderia estar usando uma chapka em maio. Para eles, era o mesmo que sair de biquini no inverno de Sao Paulo.
De manha, embarcamos para Sao Petersburgo, cidade construida para ser a cidade mais bonita do mundo. Se nao fosse a guerra (ou os alemaes), seria mesmo. Sao Petesburgo eh uma mistura de Paris com Stocolmo. Eh majestosa, mas tem classe. Eh metropole, mas tem ar de vila. E, em termos culturais, nao tem comparacao (talvez Paris). Sao Petesburgo ainda tem canais como os de Veneza, que deixam a cidade ainda mais bonita e arejada. Como tinhamos apenas 3 dias para ver tudo, fizemos outra maratona aa peh. Caminhamos 16 horas no primeiro dia. E o ritmo foi o mesmo nos outros dias. O que nos ajudou a caminhar tanto foi o famoso sol da meia-noite. Eh muito estranho. Meia-noite e o sol se pondo, como se fosse 6 da tarde. E as noites nao ficam escuras nunca (sao noites brancas, como eles chamam por lah). O unico problema eh que algumas atracoes estavam fechadas quando nos chegavamos e nos nao conseguiamos dormir direito. O corpo nao se acostuma com a claridade. Entre as muitas atracoes, 3 se destacam (mesmo numa cidade unica como essa): o museu Hermitage (que, alem de ser comparavel ao Louvre, tem a maior colecao de Impressionistas Franceses do mundo), a Igreja de Cristo Sobre O Sangue Derramado e a Catedral de St. Isaac. O Hermitage eh talvez o unico museu do mundo onde o predio rouba atencao das obras de arte. A opulencia e o bom gosto da arquitetura e dos materiais sao impressionantes (assista ao filme Arca Russa, por favor). Nao muito longe de Sao Petesburgo, ficam os palacios de Verao de Ekatenira e Peter I (30 minutos de barco). Peterhoff dispensa comentarios. O sistema de fontes idealizado por Peter I funciona ateh hoje (sem maquinas) e eh uma obra-prima. As estatuas douradas (que os alemaes usavam de alvo para tiro) em meio aa agua, marmore e muito verde, sao dignas de adoracao. Durante a Guerra, muitas delas foram enterradas por moradores da regiao, para que elas sobrevivessem como sao. Valeu o esforco.
E chegou a hora de provar que Moscou tambem merece credito. O tempo, que estava bom em St. Petes, continuou aberto por aqui. Com tempo, fiz coisas que ateh agora nao tinha feito: o Kremlin (acredite se quiser, eu ainda nao conhecia) e a Catedral de Cristo Salvador, o maior tempo ortodoxo do mundo. Essa Igreja foi construida em 7 anos e eh gigantesca. A historia dela eh tragicomica. Durante o periodo Comunista, quase todas as igrejas foram destruidas porque o ateismo era obrigatorio e o Estado era Deus. Naquele mesmo lugar, a Igreja foi destruida e fizeram uma piscina publica. Ela era tao grande que dizem que cabia algo como 2000 pessoas por vez lah dentro (espero nao ter confundido os numeros). Com o tempo bom e um guia que fala russo, as duas mudaram de opiniao e voltaram para o Brasil com a impressao de que Moscou eh uma cidade fantastica.

Fui.