Friday, February 27, 2009

Ruskaia Bania. Ou sauna russa.


Caldeirao Do Hulk.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Vamos comecar do comeco: nao sou fa de sauna. Para falar a verdade, nao sou nem muito fa de calor. Mas aqui, na Russia, sauna eh assunto serio. Quase igual churrasco no Brasil: voce vai a churrascarias, acha acougue e acessorios em qualquer esquina, e, quando possivel, tem ateh churrasqueira em casa. Troque churrasco por sauna e pronto. Voce estah na Russia.
Nesses quase 2 anos aqui, nao faltaram oportunidades para conhecer a famosa sauna russa. Faltou vontade. Ateh o mes passado (sim, o post estah atrasado), quando estava esquiando e pintou a chance de visitar A SAUNA. Jah que eh para conhecer, tem que comecar com o peh direito, ne? Igual gringo no Brasil: voce nao vai levar o coitado para comer churrasco na casa do seu cunhado. Vai levar ele num rodizio campeao para o coitado entupir umas 4 arterias e ainda assim sonhar em abrir uma churrascaria no pais de onde ele veio. Chega de enrolar.
O ritual da sauna tem um principio basico: controlar o aumento e a reducao da temperatura interna do seu corpo (core temperature). Ao chegar, voce eh levado para uma sala aquecida, com chao aquecido, onde voce pode escolher diversos tipos de cha quente para tomar. Depois do cha, voce entra numa piscina levemente aquecida e faz a primeira sessao de sauna. Com o corpo aquecido, voce vai para a sauna de verdade: uma torre de dois andares, com umas pedras que lembram mais Machu Pichu do que aquelas lascas que voce ve em sauna brasileira. Ali, o bicho pega. Para nao derreter o cerebro, voce usa um chapeu de feltro que segura o calor do lado de fora do cranio.
Nessa hora, voce eh convidado a deitar numa cama cheia de folhas (nao me pergunte quais) para ser "massageado". Primeiro, eles abanam o ar mais quente do mundo incessantemente sobre o seu corpo. Com os poros abertos (pedindo socorro), eles cobrem seu corpo com mel e comecam a bater em voce com uns leques de outra planta (que eu tambem nao sei o nome). Um milionesimo de segundo antes de voce mandar tudo para o inferno, eles despejam cerveja sobre o seu corpo (essa sensacao nao dah para descrever), pedem para voce levantar e se preparar para o escorregador.
Escorregador???
Isso mesmo. Com o corpo a uma temperatura proxima ao do centro do Sol durante uma tempestade solar, voce senta num escorregador e cai (do segundo andar) numa piscina com agua que vem direto da montanha (neve que acabou de derreter). Seu corpo estah tao quente que parece uma brisa leve. Apos alguns segundos, voce sai da agua e toma um cha na temperatura ambiente (25C e nao os -5C do ambiente em que voce se encontra nu). Isso inicia o processo de resfriamento interno. Para completar, voce senta num balde com agua a 40C e toma mais cha.
Com o corpo de volta ao normal, voce volta para a sala aquecida para fazer massagem. Eh uma aventura sensorial. Eu recomendo. Mesmo sabendo que eu nunca mais vou passar pela agonia de viver o que vive um pedaco de carne na brasa da churrascaria.

Fui.

Wednesday, February 11, 2009

Bem-vindo a Frankfurt. E ao ano de 2009.


Esse post devia ter sido postado ha uns 3 meses. Nao aconteceu por uma serie de razoes: viagens, preguica, falta de tempo e um livro chamado The Cult Of The Amateur (voce deveria ler). Resolvi voltar. Achei um pouco de tempo. E estou impossibilitado de viajar (preciso de um passaporte novo). Chega de desculpas. Afinal, este post eh sobre Frankfurt.
Fui para Frankfurt em novembro para tirar meu novo visto de trabalho. Fui sem muita expectativa. Jah conheco Frankfurt e tinha uma impressao ruim da cidade: a de que era um local antiquado, mas cheio de novos predios. E a de que eh uma cidade de primeiro mundo, cheia de viciados (pior que terceiro mundo). Depois de um dia lah, nada mudou. Ok, os viciados eram pessoas mais novas e tinha predios mais novos, mas nada mudou. Eh uma dessas cidades que voce soh deve conhecer se tiver uma escala obrigatoria ou se a agencia de turismo incluir no pacote.
Apesar de tudo, peguei uma exposicao do Murakami no Museu de Arte Moderna que valeu a viagem. Para compensar a alegria do Museu, tive a insatisfacao de descobrir que na Alemanha pouquissimos cinemas mostram filmes na lingua original. E como eu nao falo alemao, foi pior do que estar na Russia.

Auf Wiedersehen.