Monday, September 21, 2009

Bem-vindo a(o fim de) Kazantip?


Dead Or Dancer?
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Este ano, para variar, passei uma parte das minhas ferias em Kazantip. Se voce nao sabe o que eh Kazantip, Google it (jah escrevi bastante aqui). Mas este ano, para nao variar, o festival estava diferente. Pior, para ser honesto.
Devido aa alta divulgacao na Europa (e no mundo), a quantidade de estrangeiros triplicou. Eu sei que eu tambem sou estrangeiro, mas eu falo Russo, sei o que eh o festival e vou com a mentalidade que os locais vao para lah: esquecer que existe um mundo normal fora dali. Os que chegaram agora chegaram para ficar loucos como se Kazantip fosse um grande boteco e, a praia, o toalete do mesmo. Muita sujeira, muita gente sem nocao e uma vibe totalmente errada.
Fora isso, os precos duplicaram. Eh verdade que a estrutura estava mais profissional, mas ninguem estava pedindo isso. O visto pulou de US$70 para US$200. Mais uma coisa que afastou os locais.
Outra coisa que apareceu por lah esse ano (e ninguem estava precisando) foram os DJs famosos. Abertura com Paul Van Dyk, encerramento com Armin Van Buuren, etc. Isso contribuiu com um terceiro problema: a presenca de Russos ricos querendo aparecer. A quantidade de iates e areas vips e o blablabla lembrava mais uma Riviera Francesa (falsa) do que um Festival Alternativo num vilarejo chamado Popovka. Uma pena.
Uma coisa engracada que aconteceu esse ano e vale a pena contar. Estava eu curtindo a praia, quando se aproxima um cara e diz (em Portugues): "Obrigado. Estou aqui por causa do seu blog." Foi a cena mais surreal do festival. Nunca acreditei no poder de blogs pessoais, muito menos sabendo que pouca gente (incluindo minha propria familia) segue os posts. Abraco ao Floriano, que aparentemente segue nao soh os posts, mas a minha pessoa. :-)
A pergunta que fica eh: serah que vale a pena voltar para Kazantip ano que vem? Sera que vale a pena abrir mao de 9 dias que poderiam ser gastos num lugar novo, que eu nao conheco ainda, para voltar e ficar decepcionado?
Nao sei. Soh sei que o por-do-sol de Kazantip continua sendo o mais bonito do mundo (dos que eu conheco, claro) e que ter um tempo para ficar longe do mundo real, sem pensar em nada alem de sorrir, nao tem preco.
Veremos... Talvez um final-de-semana de teste antes de optar por mais dias lah seja a melhor resposta para uma pergunta que eu nao gostaria de estar fazendo.

Fui.

Thursday, September 10, 2009

Bem-vindo a Mainz.


Praca central de Mainz.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Esse post eh bem curtinho. Mainz tambem eh uma cidade bem pequena (nao tanto quanto Mielenhausen), mas vale a pena conhecer. Eh lah o Museu de Gutemberg, criador da prensa, pai da impressao. No museu, voce ve, nao apenas, uma replica da prensa, mas assiste ao vivo como ela funciona. Eles imprimem na sua frente uma pagina da Biblia de Gutemberg (primeiro livro impresso no mundo) e ainda dao ela de presente para os visitantes. O museu ainda conta a historia da comunicacao escrita/impressa.
Alem disso, voce pode conhecer a igreja de Marc Chagall. Uma igreja que impressiona quase tanto quanto a igreja branca em Munique. A diferenca eh que essa eh menos ostensiva e tem uma atmosfera ainda mais serena porque todas janelas sao azuis. Qual tom de azul? Azul Chagall, claro.

Auf Wiedersehen.

Bem-vindo a Munique.

Munique eh uma cidade que estava entalada na minha garganta de turista. Minha irma morou lah e, por causa do trabalho (se eh que dah para chamar estagio de trabalho), nao deu para ir. Eu tenho familia lah e, por um motivo ou outro, nunca fui.
Vou poupar voce, caro leitor, de toda a lambanca turistica: nomes de pracas, monumentos e lugares famosos. Isto porque, caso voce resolva ir para Munique, vai acabar (inevitavelmente) passando por eles. O que eu nao vou poupar, eh a descricao de 3 lugares que voce TEM que ir.
O primeiro eh o mais obvio de todos e chama-se Residenz. Eh um dos palacios da nobreza alema e fica do coracao de Munique. O Residenz eh enorme e dividido em centenas de salas. Tem areas que ficavam fechadas o ano todo esperando a visita de Imperadores para ser usada. A ostentacao aqui nao tem limites. Tem uma area inteira feita com conchas do mar, uma sala com mais de diversos bustos (coberta de pinturas de cima a baixo), joias incriveis, reliquias (ossos e roupas) de diversos santos, jogos de talheres de ouro para uns 200 convidados e assim vai. O motivo de eu estar escrevendo sobre um ponto turistico tao obvio eh que voce pode acabar passando batido por ele. O lado de fora eh bem humilde e a entrada eh meio dificil de achar. Por isso, atencao.
O segundo local eh a Theatinerkirche, uma igreja inteira branca. Eu nao conheco nenhuma outra igreja assim. Ela impressiona pelo tamanho, pela beleza e pela serenidade, mesmo sem ter um pingo de ouro nas colunas. Uma licao para Minas Gerais. Licao de Economia, porque as igrejas de lah sao lindas tambem. Para o seu conforto, essa igreja fica exatamente na frente do Residenz.
O terceiro, eh o pessoal surfando em Munique. Por mais ilogica que essa frase possa soar, ela eh 100% veridica. O rio de gelo (o nome vem da temperatura da agua) que corta o English Garden (belissimo parque) tem um sistema de bombeamento de agua que gera uma onda eterna, parecida com a Pororoca, no Norte do Brasil. Lah, os alemaes tem a oportunidade de surfar o dia todo sem ficar torrados de sol.
Por ultimo, prepare-se para perder um tempo na BMW. Nao importa se voce gosta de carro ou nao. Nao importa se voce ama BMW ou nao. Nao importa se voce eh um ambientalista fanatico e eles ainda produzem SUVs que chupam metade do petroleo do planeta. Voce TEM QUE IR no museu, na fabrica e no BMW World. Se voce nao sair desses lugares de boca aberta, amando a marca e com vontade de comprar o primeiro BMW que aparecer na sua frente (mesmo que voce tenha que vender o seu apartamento para isso), voce eh uma pessoa muito estranha. Ver ao vivo o cuidado com que alguns pedacos de plastico e metal se transformam numa X5 eh uma experiencia, literalmente, transformadora. Alem disso, voce vai ter o imenso prazer de ver de perto o GINA (concept car feito de tecido) e a escultura cinetica que conta a historia da marca de uma maneira unica. Tem fotos no Flickr, mas eu recomendo a voce clicar nos links e ver os videos.

Parte 3/4.

Bem-vindo a Mi(m)elenhausen.


Pai, filho, anel e placa.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Pronto. Ta explicado. O principal motivo da viagem era conhecer Mielenhausen (para quem nao sabe, esse eh meu sobrenome). Foi lah que a familia nasceu, 557 anos atras. Meu tataravo foi o primeiro a se cansar da tranquilidade excessiva da cidade e partir para uma um pouco maior (nesse caso, pouco eh pouco mesmo). Desde entao, a familia ensaiava um retorno aa terrinha (nesse caso, mais uma vez, terrinha eh terrinha mesmo). A razao de tanto diminutivo eh simples: Mielenhausen tem 464 habitantes. Eh menos do que um Guarani x Bandeirante de Birigui, em Birigui. Mas isso soh nos trouxe mais diversao. A comecar pela unica interacao humana que nos tivemos (para ser sincero, foi o unico ser humano que nos avistamos lah).
Nos chegamos na "cidade" e meu pai falou (em alemao):

Pai: - Boa tarde, o senhor sabe onde tem um hotel aqui?
Anonimo: - Aqui nao tem hotel.

Pai: - Pode ser pousada.
Anonimo: - Tambem nao tem.

Pai: - Onde fica o restaurante?
Anonimo: - Nao tem restaurante aqui.

Pai: - Ok (jah sem paciencia), onde dah para a gente tomar uma cerveja aqui.
Anonimo: - Olha, se fosse final de semana, o senhor poderia ir na casa do XXXX, mas hoje ele nao vai fazer nada nao...

Completamente frustrados, seguimos nosso caminho. Mas nao por muito tempo porque a rua acabou depois de 200 metros (a cidade tem 2,75 km quadrados). Essa foi outra surpresa de Mielenhausen: todas as ruas acabam no pasto. E rapido. Conhecer a cidade toda levou uns 12 minutos. 12 minutos nos quais eu, curiosamente, me senti em casa...

Parte 2/4.

Bem-vindo a Hannover-Munden.


Soh velhos...
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Ha algum tempo (meus posts sempre vem com atraso), fui para a Alemanha encontrar meu pai. Na verdade, foi logo apos o casamento do post abaixo. Voei no mesmo dia de Simferopol para Frankfurt. De lah, pegamos um carro e fomos para Hannover-Munden. Por que Hannover-Munden? Na verdade, era a cidade mais proxima do destino principal (que eu vou explicar no proximo post).
Hannover-Munden eh apenas mais uma cidade alema: tudo lindo, limpo e organizado. Varias casinhas, ruinhas, etc. Lah, as unicas coisas que se destacaram foram: o cafe-da-manha da guest house que nos ficamos hospedados (veja a foto) e a quantidade de velhos nas ruas. Parecia um episodio de Alem Da Imaginacao. Nao tinha ninguem com menos de 60 anos. Eu andava pelas ruas e via que eles estranhavam a minha cara "jovem" tanto quanto eu estranhava a ausencia dela entre tantos idosos. Foi uma experiencia inesquecivel. Pena que eu dia eu vou estar do outro lado da plateia...

Parte 1/4.

Friday, September 04, 2009

Casamento II + Bem-vindos a Sevastopol.


Casorio.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Quase na mesma semana do casamento abaixo (desculpe o atraso), mais um casamento intercontinental. Dessa vez, um grande amigo (tem mais de 2 metros de altura) canadense e uma noiva Russa que morou quase a vida toda na Ucrania. O casamento foi o exato oposto do que foi o casamento do Cao. Foi na beira do mar, com cerimonia, recepcao e festa. A unica excecao foi o padre. Esse foi substituido por uma senhora ateia, que nao fez (ainda bem) mencao nenhuma aa Biblia ou outra mitologia qualquer. Apesar de nenhum dos dois ser ricos, foi um dos casamentos mais bonitos e bem arranjados que eu jah fui (talvez o melhor...). A noiva ateh chegou de veleiro... Entre a recepcao e a festa ainda rolou um passeio de barco para conhecer um pouco da historia da cidade.
Sevastopol eh uma cidade estrategica. Alem de ser um porto importante da Crimeia, foi a base da Frota do Mar Negro e o Centro de Pesquisas Avancadas de Vida Marinha (em outras palavras, golfinhos treinados para explodir submarinos e desarmar minas).
Proximo a Sevastopol fica um dos primeiros assentamentos Gregos da Ucrania, com quase 2.500 anos de idade, chamado Chersonesos. Eh um parque arqueologico enorme, com ruinas tipicas gregas, um mar belissimo e um sino que tem uma tradicao bacana. Voce entra embaixo dele, joga uma pedra e faz um desejo.
O unico problema eh que, assim como existe a tradicao, existe uma placa. E essa placa diz claramente: PROIBIDO JOGAR PEDRAS.
Coisas da vida.

Fui.