E lah fomos nohs, rumo a Grumari, praia ao lado da Prainha. O tempo nao estava lah aquelas coisas, mas dava para filmar. Inclusive porque o nosso Diretor de Fotografia era ninguem menos do que Marcelo Durst, vencedor de um Grand Prix no Festival de Cannes. Puxacao aa parte, vamos ao relato.
Os comerciais de Stella Artois sao famosos por uma serie de fatores: sao epicos, grandiosos (meio redundante, nao?), caros e bem produzidos por grandes diretores. Nos saimos com o peh amarrado nessa corrida: um diretor que a gente nao conhecia, um formato apertado (30 segundos) e a maldita Legislacao Russa (no people, no animals, etc.). Adicione aa mistura a tensao do cliente local sabendo que tinha que agradar o Global. Facil...
Primeira cena: barril na agua. Uma cena de 1 segundo. Foi o barril cair na agua para entendermos que nosso diretor nao era dos mais precavidos: a madeira ai da foto ficou quase preta e nao dava mais para ler o logo. Toca a trocar o barril. Break para o almoco. Depois do almoco e com barril novo, comecou a luta contra a arrebentacao. Era impossivel manter o barril na posicao. Foi mais de uma hora tentando e vendo o sol ir embora. Nada do diretor interromper. Eu fiquei tao puto com o diretor que ameacei me jogar no mar para interromper a cena. Por sorte, gracas aa minha loucura, deu para filmar mais UMA cena. 2 cenas em 8 horas! E isso foi soh o primeiro dia. No segundo, choveu. Era tudo que o cliente nao queria. E o diretor resolveu filmar as cenas que o cliente nao queria chuva nem como opcao. Outro dia de desespero. Mas, para a sorte do diretor, a mare ficou tao brava durante a noite que destruiu todo o set. Nao daria para filmar nada na cabana (eh, tinha uma cabana de um naufrago). Entao, o que parecia um dia tranquilo (estava sol), se tornou mais um pesadelo. A comecar pela teimosia do diretor. Ao inves de filmar o produto como combinado (e como estah descrito na police internacional da marca), ele queria porque queria improvisar. Filmar menos espuma no copo, trocar luz, etc. E ainda disse que a cena mais bonita do comercial nao seria filmada. Alegou "Voce nao pode achar que dah para filmar tudo que estah no storyboard", sendo que ele sugeriu a cena e vendou ela como a mais bonita e importante do comercial. Ele ficou a um passo de um murro na boca. Isso porque o problema continuou na edicao e na correcao de cor. Nada de fazer o que foi combinado: soh o que ele queria. Se danou. Nao vai mais trabalhar com a gente. Talvez ateh seja bom para ele. Eh melhor ele ficar na Polonia, onde as pessoas acham que ele eh bom e onde ele vai ser tratado como a estrela que ele pensa ser.
PS - O comercial ficou bonito apesar de tudo. Gracas, principalmente, ao Diretor de Fotografia, que eh incrivel.
No comments:
Post a Comment