Sunday, December 26, 2010
Quando em cima eh embaixo, esquerda eh direita e para frente eh para tras.
When up is down, left is right and forward is backward.
Quando em cima eh embaixo, esquerda eh direita e para frente eh para tras.
Semana passada, parti para mais uma aventura: voar num aviao de acrobacias Yak-52. Chamar o Yak-52 de aviao eh o mesmo que chamar um Lada de carro. Ele nao inspira nenhuma confianca, principalmente voando numa temperatura de -12C. Mas, alem do pensamento positivo, resolvi acreditar no meu mantra: se nao caiu ateh agora, nao vai ser comigo que vai cair.
O Yak-52 eh minusculo. E tem que ser assim para facilitar as manobras. Para uma pessoa do meu tamanho (e de ressaca) significa ficar esmagado entre o chao e o vidrinho da cabine, se esforcando para nao empurrar o manche com a perna. Tarefa simples.
Depois de ser chumbado ao assento por um cinto-de-seguranca sextuplo, vieram as instrucoes: ao atingir a altitude correta, eu vou explicar a manobra, voce confirma que entendeu, eu faco a manobra e pergunto como eh que voce estah se sentindo. Ok? Ok.
Lah fomos nohs. Ganhamos altitude e a diversao comecou.
“A primeira manobra que nohs vamos fazer se chama Cnjfktoort, vamos descer a 45 graus, completar um looping, virar 180 graus sobre o nosso eixo, voar invertido no segundo looping e girar 180 graus sobre o eixo retornando aa posicao original. Ok?”
Sem entender nada, mas disposto a tentar, respondi: Ok.
A partir do “ok” tudo passar a ser relativo. Aas vezes, a Terra estah em cima e o ceu embaixo. Aas vezes, a Terra estah aa esquerda e o ceu aa direita. Aas vezes a Terra eh uma grande parede aa sua frente. Aas vezes voce soh ve ceu para onde quer que olhe. E vice-versa. Tudo isso acompanhado de uma pressao de ateh 3G no pescoco e no estomago (Ressaca, lembra?).
Completada a primeira manobra, a pergunta: “Como voce estah se sentindo?”
“Otimo”, respondi.
Segunda manobra: “Otimo.”
Terceira: “Bem.”
Quarta: “Ok.”
Quinta: “Mais ou menos.”
Sexta: “Acho que eu preciso tomar um cha.”
E nos preparamos para aterrissar… Bem, isso foi o que eu pensei…
Ele fez um rasante na pista e completou mais um looping lateral, a 45 graus do chao, voando invertido, etc. Foi o suficiente para eu ficar literalmente azul.
Aterrissamos e passei as 5 horas seguintes num processo de pura concentracao: inspira, expira, nao vomita. Inspira, expira, nao vomita.
Passado o mau estar e a ressaca, comi uma lasanha e comecei a planejar quando eh que eu vou fazer a proxima estripulia.
Hora de ir para o Brasil.
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Last went I took part in a new adventure: to fly in one of those acrobatic Yak-52 planes. Of course, calling the Yak-52 a plane is the same as calling a Lada a car. It does not look or feel very safe, especially flying at a temperature of -12C. But besides all my positive thinking, I decided to put some faith in probability: if it didn’t crash till now, it won’t crash with me.
The Yak-52 is extremely small. It must be like that for agility reasons. But for someone my height (and hungover), that means being crushed between the seat and the cabin “window”, with an almost impossible task of leaving room between your legs for the control stick. Easy...
After being literally fused to the seat by a sextuple seat belt, there came the instructions: once we reach a certain altitude, I’ll explain the maneuver we’ll be doing, you confirm you understand what we’re doing, I complete the maneuver and ask how you are feeling. Ok? Ok.
And there we went. We gained altitude and the fun began.
“The first maneuver we’re going to do is called Cnehrhhtnsksjd, we gonna go down at a 45 degrees angle, do a full loop, turn 180 degrees on our axis, fly upside down during the second loop and turn 180 degrees on our axis and return to the initial position. Ok?”
Did you understand any of it? Cause I didn’t. But that wouldn’t make any difference, so I just answered: OK.
Once you say “Ok” everything becomes relative. Sometimes Earth is above you and the sky below you. Sometimes Earth is to your left and the sky is to your right. Sometimes Earth is a big wall in front of you, sometimes all you can see is the sky. And vice-versa. All of that followed by a crushing force of up to 3 Gs in your neck and stomach (Did I mention I was hungover?).
Once we completed the first maneuver, he asked: “How are you feeling?”
“Fantastic.” - I answered.
Second maneuver: “Great.”
Third: “Feeling good.”
Fourth: “Ok.”
Fifth: “So so...”
Sixth: “I think I need to sit and drink some tea.”
So we prepared for landing... At least that’s what I thought...
He flew very close to the ground only to complete a last loop, a lateral one, flying at a 45 degrees angle, inverted, etc. I was enough for me to turn blue.
We landed and then I had a 5 hour process of pure concentration: Inhale, exhale, do not throw up. Inhale, exhale, do not throw up.
Once I started feeling better and not hungover, I had a lasagna and started planning my next adventure.
Time to go to Brazil.
The before and after pics...
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7 comments:
Primeira vez que visitei seu blog(o achei no Google, primeiro resultado para as maiores aventuras do mundo ;]). Amei seu blog... Tenho 15 anos e quando estiver mais velha quero conhecer tantos lugares no mundo como você! Beeijos... Débora Reis (Parnaíba - Piauí - Brasil)
Olá Andreas. Achei seu blog por acaso quando procurava por "coisas pra fazer em Moscou". Estou indo com mais 2 amigas em Abril/2011 e gostaria de algumas dicas. Se puder trocar uma idéia por favor me escreva: marinasdantas@gmail.com
abs,
Marinas from Recife-PE
Que legal, Debora. :)
Deía, você me mata do coração!!!!! Mamis
Nossa, que emoçãão! haha Adorei seus posts! Parabens!
Mariana
ahahaha inspira, expira... trabalho de parto! ahahahaha
:)
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