Friday, May 19, 2006

Ateh onde vai a paixao Ucraniana por marcas?

O povo Ucraniano (uso a palavra povo porque eh do pobre ao bilionario) tem uma tara indescritivel por marcas. Nao sei se eh porque eles ficaram muito tempo sem poder comprar nada, se eh porque eles querem status ou se eh porque todos se espelham nos bilionarios daqui. Nao sei mesmo. A questao eh que marca aqui eh assunto serio. Pelo menos na hora de mostrar, jah que mais da metade de tudo que voce ve na rua eh claramente falsificado.
A regra eh: quanto maior e mais visivel, melhor. Dos oculos ao tenis, tudo tem que ter as iniciais (ou o nome completo) de algum estilista famoso. As vezes, as letras sao tao grandes que parecem tiradas de um outdoor.
E a mania vai alem. Quando eles vao tirar fotos (coisa que eles fazem em qualquer lugar da cidade e a qualquer hora), fazem poses de "modelos" sem a menor vergonha. Com todo o respeito que tenho pelos Ucranianos, essa eh sem duvida a coisa mais engracada que existe. Parece que, assim como acontece com as roupas, eles realizam o sonho de fazer parte do mundo fashion com um pouco de imaginacao e boa vontade.
A foto ai em cima eh uma das placas de transito da cidade. Como voce pode ver, as marcas Adidas e Salomon (nem em Cirilico estah) tem mais destaque do que a Avenida Chrechatik, ponto principal de Kiev, onde ocorreu a Revolucao Laranja. Mais que isso, nao dah.


Fui.