Monday, October 30, 2006

Cartoes de desconto e...
Adeus, Ucrania.


Cartoes de desconto.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Aqui em Kiev, existe cartao de desconto para tudo. Eh tanto cartao, que eu simplesmente prefiro pagar o preco normal do que carregar todos eles o tempo todo. Cada restaurante tem um, cada casa noturna tem um, para eventos tem outro e ate em loja tem. O que, a principio, parece estrategia de marketing eh, na verdade, cegueira da marketing.
Digo isso porque nao ha nenhum tipo de pre-condicao para conseguir os cartoes (salvo raras excecoes). Voce pede e em 3 semanas recebe o cartao em casa. Mas eles tambem nao falam como conseguir, voce tem que descobrir por conta propria. Eles so te lembram quando ja eh tarde, antes da conta: "Tem cartao de desconto?". Da uma raiva.
Em geral (restaurantes), o desconto eh de 10%, mas pode chegar a 50%!!! Como eh que o cara lucra com um cliente desses eu nao sei, afinal o desconto eh para a mesa toda e nao apenas para o portador do cartao. No caso das lojas eh mais engracado ainda, tem loja que da desconto de 2%. Eh honesto, mas sinceramente nao eh um estimulo tao grande para te fazer andar um pouco mais, ne?

Fora isso, (para os que sabem e os que nao sabem) estou de mudanca. Estou escrevendo esse post do aeroporto de Kiev, pouco antes de embarcar para o meu proximo destino. Curioso?
Volte em breve. Nesse mesmo canal, nessa mesma internet.

Queria deixar aqui o meu (e o da minha mae) maior carinho e agradecimento a esse povo e essa terra maravilhosa, que sempre me acolheram com um sorriso no rosto. Sugiro a quem esteja considerando conhecer um pouco da cultura sovietica comecar por aqui. A Ucrania eh o pais mais "organizado" e "ocidentalizado" das ex-Republicas. Pelo menos essa eh a minha sensacao. Mas pode ser tambem que eu tenha me afeicoado.


Fui (de vez).

11 comments:

Anonymous said...

Vai para onde agora Andréas??

Mari B. said...

Que bacana, tenho uma amiga Ukraniana de Kiev, adoro ela. Muito legal ler sobre essa cidade. ;)
Volto, pois fiquei curiosa sobre seu próximo destino!
Um abraço, Mari

Anonymous said...

Caracas De...abri seu Blog hoje pela primeira vez, dei muita risada...voce deve ter passado, ou melhor, esta passando por poucas e boas! Adorei suas historias...vou entrar mais vezes.
E de resto? Tudo bem!? Como esta o trabalho? Nunca mais te vi no msn.
Bjokas e fica com Deus.
Carol (51B)

Antonio Lino said...

Vai meu irmão, pega esse avião... e manda notícias da nova terrinha. beijão! lino

Fred Neumann said...

E assim terminam, por enquanto, as aventuras ucranianas do Deas.
Foi muito legal acompanhar daqui.
Sucesso na sua nova aventura, Deas, e mande notícias rapidinho.

Beijoca,

Fredão

Anonymous said...

Olá td bem...estava pesquisando sobre Kiev e achei seu blog, comecei a ler, e achei muito legal as coisas q vc contou sobre a cidade. Estou indo para aí final desse mês para ficar com meu namorado que está morando aí desde maio. E pode até ser q vcs se conheçam, afinal não são tantos brasileiros aí não é verdade, e tbm pq ele tbm conhece o Rodrigo, jogador, e vi em alguns posts q vc tbm o conhece...O nome dele é Wagner e o meu ALessandra, se não o conhece será um prazer ter um amigo brasileiro por perto! Abraços...

Anonymous said...

Entao, pela ultima vez e antes tarde do que nunca...
TchitFuckin'Vierg!!!!!!!!!

Abrassssssss
Boa sorte...

Tomi

Ana Manga said...

Passei as últimas duas horas lendo cada um dos seus posts. Vou conhecer um ucraniano de Kiev com quem mantive uma amizade epistolar por oito anos! Nunca tinha entendido várias coisas da cultura deste amigo! Tomei até notas =)
Vc foi muito importante, e nem sabe. Sou uma andarilha, e refleti sobre muita coisa respirando essa filosofia saudável e a sabedoria cheia de energia que vc exala. Mesmo. Tenho vontade de me inteirar sobre as chances de trabalho pra uma jornalista - que gosta MUITO de trabalhar - em Kiev. Vc deve ser uma pessoa sem tempo, mas caso possa, me mande um e-mail. Gostaria de perguntar algumas coisas sobre Kiev pra vc(é só deixar recado no meu blog).
Abraço com gratidão, de uma nova amiga.

Anonymous said...

Primeiro eles mantém o lucro porque muitos são como vc e não usam os cartões. Se fosse eu usaria todos.Todos.Uma coisa eu acho interessante: Vc JAMAIS visita as epssoas qeu te visitam? Isso quer dizer que vc não nos quer aqui ou que não interessa?

Andreas Toscano said...

A todos, estou de volta.

Bjs.

Anonymous said...

Meus parabéns por vc não precisar andar um pouco mais pra conseguir conmprar mais barato, como vc existem varias pessoas pelo mundo, não é mesmo. Playboys são assim mesmo. Quero que entenda como ironia por favor. boa viagem.