Tuesday, October 17, 2006

Kiev Underground.

Quando alguem disser que conhece Kiev, pergunte antes qual das duas. Pelo menos no centro da cidade, existe a cidade acima da superficie e a cidade subterranea. O que acontece eh que o centro de Kiev eh como um morro no meio de uma planicie. Para compensar o desnivel, eles cavaram para tudo que foi lado.
Os metros fora do centro, por exemplo, sao ao ar livre. Quando chegam perto do centro, entram em tuneis na altura do solo, o que faz do metro de Kiev o Metro mais fundo do mundo.
Mas o impressionante eh o mundo que existe abaixo da calcada que voce anda. Sao quilometros de galerias, lojas, restaurantes, etc. Eh um verdadeiro labirinto. Voce desce uma escadinha e sai do outro lado da cidade. Eles praticamente dobraram a area util para comercio no centro da cidade. Na verdade, mais do que duplicaram, porque embaixo da terra nao passa carro: da para encher de lojas.
Coloquei no Flickr uma foto do mapa que tem nas escadas de entrada. Sem eles, voce precisa conhecer muito a cidade subterranea para nao se perder. Eh uma das poucas cidades onde voce pode chamar o sujeito de topeira sem ofender. Piada fraaaaaca.

Bjs.

5 comments:

Dois Cafés said...

Olá, querido!

Quanto tempo... Dia desses é que fiquei sabendo que você estava na Ucrânia!!! Puxa, como assim?! Ontem mesmo vc ainda era meu bixo na faculdade! rs...

Achei seu blog aqui nos links do Lino e do Fredão. Já virei sua leitora, viu?!

Engraçado que agora Kiyv já não é um nome estranho. Legal como coisas e lugares passam a ter significados diferentes por causa de pessoas. Continue escrevendo, tá? Assim aprendo daqui um pouquinho com a sua experiência aí!

Beijão,
Dani

Anonymous said...

fazia tempo q não lia...

continua fantástico !!

grande abrassss

Antonio Lino said...

esse é o Deas!
sem medo de ir fundo em tudo que faz (no caso desse post, literalmente).
beijão!!
lino

Anonymous said...

Eii passando pra conhecer seu blog, e me encantei, estou fuçando todo por aqui.(rs)
Deve ser muito diferente morar em um país tão longe de nossa terrinha , costumes tudo diferente ne, tenho muita curiosidade.
Ofereço a vc o award Blog perola da net do lua em poemas com muito carinho e convido a participar de meus destaques.
Ops.. vc que esta tão longe de nosso pais venha matar as saudades com o meu trem mineiro uai sô...
Bjs e um ótimo final de semana.

Andreas Toscano said...

Obrigado a todos que me acompanharam nesse ano e meio. Espero manter meus leitores na nova fase.