Friday, October 31, 2008

Como eh que voce sabe?


From my window I can see.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Esse eh mais um post da serie "para voce que nao trabalha em propaganda". Explicar o que um criativo faz eh uma das coisas mais dificeis do mundo. Isso porque, na verdade, nosso trabalho soh existe na nossa cabeca. Nosso trabalho eh criar. Assim como quem pensa que um artista pinta ou esculpe (e nos nao somos artistas), o comum eh pensar que nos (literalmente) filmamos o comercial, quando na verdade nos pensamos O QUE filmar. Como sempre, comeco a divagar sobre algo que nao eh o assunto principal.
Bem, o que eu queria dizer eh que muita gente pergunta "De onde vem as ideias?" ou "Como voce sabe que as pessoas pensam assim?" ou "Como voce sabe que as pessoas vao entender isso?". A resposta eh simples: porque as pessoas falam para nos. Em propaganda, voce tem direito a um reality show muito melhor do que o Big Brother. Chama-se Focus Group. A gente reune as pessoas com o perfil que nos interessa, coloca elas numa sala e senta atras de um espelho. Enquanto o pessoal se mata para explicar em linguagem leiga o porque de terem gostado de uma ideia, nos comemos bolo com cha.
Num mundo ideal, esse tipo de teste nos daria todas as respostas. No mundo real, eh quase o contrario. Para comecar, as pessoas que estao livres numa quarta-feira aa tarde para conversar sobre um comercial durante 2 horas nao sao as pessoas do tipo (hum, como dizer...) empregadas e com salario. Isso quer dizer que nao sao as pessoas mais inteligentes (caso estivessem empregadas antes). Alem disso, elas tem que racionalizar uma emocao. Imagine responder aa pergunta: Por que voce ama sua mae?

- Bem, ela sempre cozinhou para mim, nunca me bateu e eh honesta.

Nao tem nada a ver com a realidade. Voce ama ela simplesmente porque ela eh ela e pronto. Soh que o cliente nao pensa assim. Ele acha que se um idiota falar que amarelo eh feio, o comercial tem que ter mais azul e assim vai.

Independente disso, eh uma experiencia muito bacana e ajuda voce a entender um pouco como o consumidor pensa e ve seu produto. Seria otimo se todo mundo pudesse ter seu momento mosquinha na sala. Imagine um paciente com doenca venerea atras desse espelho apos a consulta.

Medico: Usou a privada do estadio, o cacete...

Fui.

2 comments:

Floriano said...

Ola Andreas,

to aqui na Africa e comecei a escrever o blog.

De uma olhada depois..

florianointhebush.blogspot.com

abraco

Unknown said...

Olá tudo bem?

Gostei muito do seu site (blog) está de parabéns. Eu possuo um blog direcionado a pessoas que desejam ir ao brasil e estou interessada em fazer uma parceria com você eu divulgo seu link no meu blog e você divulgaria o meu aqui. Teria interesse?

o endereço do meu caso queira consultar para analisar é http://www.allisbrazil.com aguardo resposta!

obrigada

Hello all right?

I really enjoyed your site (blog) is to be congratulated. I have a blog targeted to people who want to go to Brazil and I'm interested in doing a partnership with you I release your link on my blog and you disclose the man here. Would be interested?

the address of my case please refer to analyze http://www.allisbrazil.com is waiting answer!

thanks
Tatiane Dias