Wednesday, April 29, 2009

Krasnaya Polyana.


Krasnaya Polyana.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Estive ausente. Curiosamente, foi o periodo mais longo sem viagens internacionais. Faltou tempo mesmo. E um pouco de vontade. Voltei. Vou fazer um "wrap up" do final do inverno (agora esta Sol, 25C) e voltar a atualizar o blog. O motivo da minha falta de viagens internacionais eh puramente burocratica:

1) Nao tinha mais paginas livres no meu passaporte alemao.
2) Tive que fazer um passaporte novo.
3) De acordo com a nova Lei, tive que tirar o segundo sobrenome.
4) Isso gerou um tumulto geral na burocracia local (todos os vistos, registros, contas, etc., cotinham meu nome antigo). Foi quase um mes para provar que eu era realmente eu.
5) Consegui resolver tudo e agora preciso sair do pais para zerar tudo.

Pulando o assunto de um futuro post, vamos falar sobre como passar o tempo enquanto estah nevando. Snowboard. Sem poder sair do pais, o jeito eh apelar para Sochi (ou Krasnya Polyana), sede das Olimpiadas de Inverno de 2014. Na minha opiniao, as obras estao beeeeeeem atrasadas, mas isso nao eh problema meu. O importante eh que lah o visual eh inacreditavel, a neve eh fresquinha e a temperatura amena (-3C).
O mais impressionante de tudo eh a mudanca brusca de visual. Voce voa 2 horas, aterrisa perto da praia, com clima umido e temperatura na casa dos 10C (lembre-se que voce entrou no aviao em Moscou, onde a temperatura estava nos -15C). Esse eh o primeiro choque. Sochi eh a Riveira dos Russos. Dai, voce pega um taxi em direcao aas montanhas. Na saida de um dos tuneis, tudo esta diferente: um rio lindo, neve, montanhas, pinheiros, trutas, etc. Eh dificil explicar.
O resto eh meio parecido com qualquer estacao de esqui. Duas diferencas:

1) Os lifts tem uns 30 anos e sao iguais ao do teleferico do Playcenter: de metal, lento para diabo e pequeno para duas pessoas. Chegar ao topo de montanha (jah intimo do compadre ao seu lado) leva 45 minutos. Amazing.

2) O servico eh 100% Russo. O que isso significa? Que nao tem servico. Eles nao querem ganhar dinheiro. Uma hora, um dos bares ficou sem luz. Eu queria um Gatorade. O cara me disse que estava sem luz. Eu respondi: Sim, mas a geladeira estah aberta e o dinheiro esta na minha mao.". Ele resmungou: "Nao tem como computar a compra..." Eu insisti: "Escreva num papel e compute quando a luz voltar." Ele olhou para mim, pegou um pedaco de papelao e colocou nao frente do caixa. "INTERVALO TECNICO DE 100 MINUTOS".

Engracado? Nao sei para quem.
Tive que chupar neve...

Fui.

1 comment:

fe stickel said...

ei querido! lembrei de vc ontem e acordei hoje e tinha post novo!!! adoro seu blog! besos!!!