Monday, May 18, 2009

Bem-vindos a Minsk. O maior nada do mundo.


Statue Of Gorki
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Minsk. Bielorussia. Mais um lugar comandado por um Ditadente, como Kazaquistao, Russia, etc. Mas aqui a coisa eh diferente. Aparentemente, ele quer fazer do pais um exemplo a ser seguido. Logo na chegada deu para perceber. NENHUM carro execedia o limite de velocidade em NENHUM trecho da estrada (estrada mesmo porque o aeroporto fica a 55km do centro para evitar acidentes). Fora isso, a estrada e TODAS as ruas da cidade sao perfeitas. Nao tem NENHUM buraquinho. E a cidade? A cidade nao tem NENHUM papel no chao. Para ser honesto, nem poeira eu vi em Minsk. Eh a cidade mais limpa do mundo by far. Se houvesse algum acidente lah, o acidentado poderia ser operado on the spot sem correr risco de infeccao. Perto de Minsk, Estocolmo parece Sao Paulo. Nao da para explicar o que a cidade eh limpa...
Fora isso, o que dizer a respeito de Minsk? Nao muito. A cidade foi completamente destruida durante a Guerra. Os alemaes destruiram tudo rumo a Moscou. Dai, eles perderam a Guerra e foram obrigados a reconstruir tudo a caminho de casa. Tinha sobrado tao pouco que eles acharam melhor destruir tudo e recomecar. Ou seja, a cidade eh quase um memorial arquitetonico da epoca Stalinista. Tem a cara de Moscou, mas tudo tah super bem cuidado. Como disse meu amigo, eh como voltar no tempo.
Em Minsk, voce nota algo interessante tambem. As campanhas das grandes marcas tem modelos que voce nao conhece. Isso eh uma lei nacional: toda campanha veiculada na Bielorussia precisa ter modelos bielorussos. Ou seja: ou voce refaz a campanha, ou nao tem campanha.
Ai, voce pergunta: e o tema do post? Pois eh. Por nao ter nada historico e nao ser uma cidade muito grande, Minsk eh um imenso, lindo, confortavel e extremamente limpo NADA. Depois de 3 horas de caminhada, eu perguntei para um local "O que temos para fazer agora?". Ele disse "Andar." Eu disse "Fora isso.". Ele respondeu na maior calma do mundo: "Nada. Vamos beber Krambambuia (um shot local) e curtir o Sol." Dito e feito.

Fui.

2 comments:

Anonymous said...

Hahahahah...

Fala ae Fera!!

Fora os "Intervalos Técnicos" como estão as coisas por aí?
Manda fotos do Snolllllll!!

Por aqui vai tudo bem!!

Grande abraço!

Tomi

marcia toscano said...

Li todas as atualizações pós "sauna". Não sei se é para rir ou para chorar: profissões tristes, falta de serviço, nada numa linda cidade. Enfim... aventuras!!!
Saudade enormeeeeeeee de você. Mama