Tuesday, May 26, 2009

Voce estah vendo alguma nuvem? Porque eu nao estou.


Ceu de brigadeiro (fake).
Originally uploaded by Andreas Toscano.
9 de maio eh o dia mais importante no calendario russo. Arriscaria dizer que eh mais importante do que o Ano Novo aqui. Eh o dia em que eles celebram a vitoria na Segunda Guerra Mundial. Os outros paises europeus tambem celebram a Vitoria (alguns no dia 8), mas em nenhum pais a celebracao eh tao grande. A razao eh simples: o pais eh maior e muuuuuuuuuuuito mais gente morreu por aqui. A razao tambem eh simples: ao inves de planejar os ataques, mandavam o (quase) infinito numero de jovens correrem (ou morrerem?) em direcao ao inimigo.
A Russia acredita ter vencido a Guerra quase que sozinha. Assim como os aliados acreditam que ela teve uma participacao minima. Cada um no seu quadrante.
Independente do lado que voce escolher, o post continua. E ele eh sobre a Parada do Dia 9 de Maio.
A primeira coisa que se nota na manha deste dia eh o ceu. Um ceu inacreditavelmente azul sem NENHUMA nuvem. Antes que voce pense que Deus eh brasileiro e Sao Pedro russo, a verdade: durante a noite anterior, eles bombardeiam o ceu com Iodo de Prata e toda agua que estiver suspensa desce em forma de chuva. O resultado voce ve na foto.
O unico jeito de ver a Parada na sua integra eh ter convite ultra-mega-vip-pulseirinha para a Praca Vermelha (consegui um para o ano que vem). Ou em casa, pela TV. Esse ano eu nao tinha a primeira opcao e nao queria reprise da segunda. Por isso, resolvi me juntar aa massa no trajeto de volta do que eles chamam de Parada Tecnica. Basicamente, voce ve a parte aerea rumo aa Praca Vermelha e a parte terrestre (tanques, blindados, etc.) voltando para a base. Eh demais.
Nao sei se eh a imponencia dos veiculos, a quantidade deles ou a euforia popular, mas a sensacao de poder, protecao e superioridade emerge ateh em quem nao eh russo (eu, no caso). Confesso que me flagrei pensando “Vai, Russia! Pra cima deles!”. Dai, vi a fila de tanques e pensei em quem estah do outro lado da fronteira e repensei. Eh ASSUSTADOR. O barulho e a imponencia. Ver isso chegando na sua cidade, bombardeando tudo, nao deve ser legal. Dah uma olhada nas fotos.
Mas a parada vale e ano que vem vai ser melhor ainda: 65 da Vitoria e a ultima com veteranos ainda vivos (provavelmente). It’s gonna be big.

Fui.

1 comment:

marcia toscano said...

Filho, não preciso dizer que cada coisa que registra neste blog, faz sua mãe se emocionar ... e muito. Você é um super escritor de histórias. bjk e te amo maior que todos estes tanques de guerra juntos.