Wednesday, July 29, 2009

When you know how to rock, you know how to rock.


Faith No More Live
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Algumas semanas atras, eu tive uma experiencia muito interessante. Foi o show do Faith No More. Para quem nao sabe (acho que nao eh o caso aqui), Faith No More foi a banda que popularizou o funk rock (estilo que o Red Hot Chilli Peppers capitalizou em cima) e aquele corte de cabelo “cabelo comprido, raspado por baixo”. Em outras palavras, uma daquelas bandas que marca uma geracao (no caso, a minha).
O destino dessas bandas que voam para o topo eh sempre o mesmo: os caras piram e a banda acaba. Nada de novo. Ou voce cresce e esquece da banda. No primeiro caso, voce nunca mais ve a banda ao vivo. No segundo, voce ve a banda ao vivo, mas nao conhece metade das musicas novas. No terceiro caso, quando a banda se reune apos 10 anos de separacao, voce ouve as musicas que gosta e conhece ao vivo. Eh como se um momento querido da sua vida, de repente, voltasse aa vida.
E nada melhor do que curtir um show de quem sabe fazer show. Se quem sabe faz ao vivo, Mike Patton eh PhD em palco. A comecar pela parafernalia: 2 microfones, 2 megafones e um radio de policia com efeitos sonorous. Um som tao gutural e agressivo que nao estranha ele ter sido contratado para fazer a “voz” de todas as criaturas da noite em I Am Legend.
Logo na primeira musica, ele notou um mal atual dos shows de rock: ninguem mais pula. Fica todo mundo parado tirando foto ou filmando. Logo que ele percebeu isso, soltou um berro daqueles e se jogou na galera. Metade das cameras voltaram para os seus devidos bolsos e o povo comecou a se empolgar. Para ganhar ainda mais apoio, esculachou a galera do VIP. “Se voces sao ricos mesmo, joguem dinheiro aqui para baixo.” A pista foi aa loucura.
Enfim, um show que era para ser apenas mais um show se tornou um show inesquecivel para mim e, provavelmente, para o grupo que assistiu aa mudanca radical de attitude e resolveu voltar ao palco 3 vezes para o bis (uma delas quando os roadies jah tinham inclusive desconectado microfones e tudo). Sensacional. Se o Faith No More passar pela sua cidade, vah no show.

Fui.

4 comments:

Anonymous said...

Nosssa, Andreas, que genial! Vou contar correndo para a Fernanda e Renata que Têm até comunidade no orkut sobre eles.bjk e valeu. Da sua mãe que adora rock.

said...

dea que demais!!!!!!!!!! vc sabe que eu sou fãzona né, desde sempre..... qdo soube que a banda tnha voltado surtei e quis ver algum show na europa!!! e agora ficamos sabendo que eles vêm pra cá!! QUE SONHO!!!!
bjs querido!

Porcina said...

q foda Dea! adorei o texto! o mike patton é o cara....
bjs
carol do gracinha hehehe

Andreas Toscano said...

Pois eh, gente. The Real Thing.