Monday, December 20, 2010

A cidade que soh vira aa direita.

Ha algumas semanas, Moscou parou. Nao eh metafora, eufemismo ou hiperbole. Moscou parou. Todas as vias, em todas as direcoes, em todos os cantos. A foto eu tirei de fora do carro, ao lado de um monte gente que conversava e aproveitava a parada para fumar um cigarro. Sim, eles tambem eram motoristas.
Eu demorei 4 horas para chegar em casa. Com navegador. Com a funcao “avoid traffic” ligada. Com sorte. E com muita vontade de ir ao banheiro. Se eu nao tivesse muito auto-controle, teria que fingir que a chuva entrou no carro.
Transito nao eh assunto novo por aqui, mas com tanto tempo disponivel (afinal, a bateria do meu iPhone morreu nos primeiros 15 minutos), eu resolvi pensar nas razoes de tamanho caos. Uma das razoes eu jah falei por aqui: quando acontece um acidente (por mais idiota que seja), os motoristas tem que deixar o carro exatamente na posicao em que o acidente ocorreu. Uma, duas, aas vezes, tres pistas fechadas por horas. Claro, porque o transito para e nem a policia consegue chegar...
Mas passemos para a minha revelacao: em Moscou voce soh pode virar aa direita. Isso reduz suas possibilidades de fugir ou coordenar o transito pela metade. E se uma das ruas fecha (por qualquer motivo), 100% das opcoes estao fechadas. Isso acontece porque Moscou eh uma cidade redonda e sem trevos. Ou seja, se voce estah no lado de dentro dos aneis, voce soh pode virar para a direita, em direcao ao centro, jah que as 9 pistas opostas nao podem parar para voce. Se voce estah do lado de fora, a situacao eh a mesma: soh dah para sair. E qualquer retorno soh pode ser feito virando aa direita, aa direita e aa direita. O que seria muito mais rapido se voce virasse UMA VEZ para a esquerda.
Mas nao sou eu que vou resolver os problemas de uma das maiores cidades do mundo, ne? Vou arrumar um recarregador portatil para o meu iPhone para aguentar as proximas horas nesse transito.

Fui.

2 comments:

Anonymous said...

Podia ter ligado para mim. Mamis

Unknown said...

Porra pensei que por ordem do comunismo so pudesse virar a esquerda :P

Saudades.
Carlao