Wednesday, December 22, 2010

Minha primeira vez.


First Class.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Apesar da quantidade de mulheres na foto e de ter me sentido um pouco inseguro no dia, esse post nao tem nada de sexual. Eh apenas uma breve descricao da minha primeira experiencia como professor. A MGIMO, uma das universidades mais prestigiosas da Russia, me chamou para dar um curso de uma semana sobre propaganda.
O problema (alem de arrumar tempo, claro) eh que eu nao sabia o que os alunos esperavam de mim. Nao sabia se eles tinham interesse pela profissao, se jah cursavam algum curso de marketing, se conheciam algum termo do ramo ou mesmo se estavam estagiando na area. E justo o tema principal das minhas aulas (trabalhar com foco no brief/resolver o problema em questao), quase vai por agua abaixo por causa disso. Afinal, como preparar um curso de uma semana se voce nao sabe com quem estah falando (publico alvo), o que voce pode oferecer de novo para eles (beneficio) e como fazer com que eles se interessem pelo que voce considera importante (estrategia)?
No final das contas, optei por fazer o que eu fiz no paragrafo anterior: criei uma relacao entre a vida real e a propaganda, para que o curso fosse interessante, mas tambem tivesse utilidade pratica para os alunos, independetemente da material que estivessem cursando ou da profissao que tivessem escolhido.
Aparentemente deu resultado. As pesquisas de opiniao disseram que o curso “foi o mais proveitoso de todo o semestre” e “talvez a unica razao para ir aa faculdade naquela semana”. Fiquei feliz e mais confiante para uma proxima empreitada.
Se voce achou que o post estah vangloriando demais as minhas habilidades como professor, nao leve em consideracao: eu escrevi assim de proposito. Eh para a minha mae. Ela precisa acreditar que eu sou realmente aquilo que ela pensa: “Meu filho eh o melhor do mundo".
Se voce nao eh minha mae, pule para o proximo post.

Fui.

2 comments:

Anonymous said...

Como é que é?
Você não é o melhor do mundo???? Você é o que de melhor o Universo produziu no ano de 1978. Punto e basta!!!
Mamis.

Anonymous said...

Perdi o curso! :)