Friday, April 28, 2006

Reprise ou novidade?

Uma das primeiras coisas que voce nota ao chegar na Ucrania eh que todo mundo tem os mesmos nomes. Deve ter uns 6 nomes para homem e uns 6 para mulher. Quem jah leu Dostoievski ou Tolstoi deve ter percebido isso. Vamos dar nome aos bois (Ucranianos).

Homem em geral eh: Aleksander, Serguei, Ivan, Andrei, Viktor ou Igor.
Mulher em geral eh: Aleksandra, Natalia, Maria, Tatiana, Anna ou Oksana.

Cada um dessses nomes tem uma lista enorme de diminutivos. Sao diminutivos "oficiais" e nao apelidos. Voce ateh aprende eles na aula de Russo. Por exemplo: Aleksander pode ser Sasha, Sashu, Sania, Sanka, Sanior ou Shury (Olha soh, Dudu!). No caso das mulheres, o que no Brasil sao nomes, aqui sao apenas diminutivos. O diminutivo de Natalia eh Natasha, de Tatiana eh Tania e de Aleksandra eh Sasha. Tem tambem casos engracados. O diminutivo de Ivan eh Vania. No Brasil, seria zoado ateh.

Agora imagine como eh dificil para um novato (estrangeiro) lembrar o nome das pessoas na agencia. O Solon (meu dupla) estah enlouquecendo. A vantagem eh que, se voce erra, tem uma chance de consertar rapidinho. No terceiro chute voce acerta o nome de qualquer um.

E jah que o assunto eh nomes, vou explicar tudo. Os nomes Ucranianos sao compostos por 3 elementos: primeiro nome + primeiro nome do pai (com sulfixo dizendo "filho de")+ sobrenome. O diretor de arte que senta ao meu lado, por exemplo, chama-se Serguei Aleksandrovitch Molokovitch porque o pai dele se chama Aleksandr. Seguindo essa logica, meu nome seria Andreas Ulrichovitch Mielenhausen. Louco, nao?

Bom, eu nao sei se jah falei ou nao sobre nomes aqui no blog. Se jah falei, desconsidere. Se nao falei, fica falado.


Fui.

5 comments:

Anonymous said...

Grande ANdreas, passei um tempo se visitar o seu blog,(tinha perdido o end..) e gracas ao orkut e a Paola pude reencontrar vc aqui e acompanhar suas historias.
Mesmo nao conhecendo vc, estou torcendo pelo seu sucesso..
Estamos ai...
Conte suas historias q estamos aqui anciosos para saber um pouco mais das suas "Aventuras em Kiev".
Abs

Magui said...

Com a minha memoria para nomes ia ficar como o seu amigo!!!!
Andreas, perdoe-me insistir:Linquei vc.Se nao puder avise.
http://somagui.zip.net

Fred Neumann said...

Deas *%$#@ão, não encontramos com você! Será que o Tom vai ter que conhecer a Ucrânia?
hahahaha!
Avisa melhor da próxima vez que a gente se programa, catzo!

Beijocas da família Neumann!

Andreas Toscano said...

Marcio, nao sei quem eh voce, mas seja bem-vindo. :-)

Magui, pode linkar. Nao sei bem o que isso muda no blog...

Mama, esse eh o meu nome de verdade. Soh nao estah no documento. Pode adicionar um Torresovitch tambem.

Fredao, se o Tom quiser viajar, pode vir. Senao fica para a proxima. Beijos.

Anonymous said...

HAhahah adorei! Meu namorado é neto de ucraniano e eu adoro ficar procurando coisas sobre esse povo maluco... haha! Sucesso para você! Thais - Sao Paulo.