Wednesday, May 17, 2006

PCC x PeaCe.

Essa semana, Sao Paulo foi vitima de uma das mais assustadoras ondas de ataques e rebelioes de todos os tempos. Vitima eh uma palavra complicada, neste caso, porque a cidade (leia-se cidadaos) tem sua parcela de culpa. Vai desde o egoismo, da preguica e do comodismo ateh a escolha dos governantes. Como falar sobre isso eh irrelevante e redundante, vou falar sobre o outro lado da moeda.
Viver em Kiev eh sentir na pele a vida que nossos avos contam para nos. Um tempo em que era comum entrar num banco sem passar por detector de metais, andar de madrugada na rua, nao ter medo de carregar dinheiro vivo, nao desconfiar dos outros (principalmente por aparencia), etc. Ha tempos eu nao sei o que eh, por exemplo, uma camera de seguranca. Lembra do tempo em que voce podia ajeitar a cueca (sutia para as damas) no elevador sem correr o risco do porteiro conhecer ainda mais sua intimidade? Essas coisas aos poucos vao criando raizes na pessoa. Assim como o medo tem criado nos cidadaos paulistanos (vide fotos da cidade deserta na noite dos ataques). Hoje eu leio as noticias do Brasil com um medo maior. Medo de perder alguem querido num atentado sem nenhum fundamento religioso ou ideologico. Medo de voltar para um pais que parece pior a cada dia e sem perspectivas de melhora.

Esse post nao eh um pedido de atitude aas autoridades (porque sabemos que nao adianta nada), nem um apelo aas pessoas que eu gosto para deixarem o pais. Eh apenas uma lembranca de que eh possivel viver de uma maneira mais leve. Com familias reunidas em casa para celebrar e nao para se proteger.


...

5 comments:

Marco Aurélio said...

Andreas

Como se não bastasse esta situação caótica ainda existem uns idiotas que espalham boatos sobre PCC e alimentam pânico em SP através de e-mails , de mensagens de comunicadores instantâneos e em sites de relacionamento. Isso prejudica a vida de milhares de pessoas e ainda dificulta o trabalho da polícia e também da imprensa.
Antes de repassar qualquer mensagem para sua lista de contato, encaminhe-a sempre a empresas de antivírus, que poderão confirmar se são verdadeiras. Não vamos ajudar a complicar mais ainda a situação!

Veja exemplo de boato virtual que já circula pela web:

ISSO É URGENTE!! > >HOJE ÀS 18HS HAVERÁ UM ATAQUE DE VIOLENCIA NA CIDADE.... POR FAVOR, ESTEJAM >EM SUA CASA ÀS 18HS!!! > > AS 18 HS, VAI TER UMA AÇÃO DE VIOLÊNCIA NA CIDADE, A DIRETORIA DE UMA > GRANDE EMPRESA RECEBEU UMA CARTA DA POLÍCIA ÀS 10H DE HOJE AVISANDO A > RESPEITO DISSO.... > > TODOS OS FUNCIONÁRIOS VÃO SER DISPENSADOS A PARTIR DAS 16HS > QUE NÃO ERA PRA NINGUÉM FICAR NAS RUAS > OS ÓRGÃOS PUBLICOS TÃO REPASSANDO ESSA CARTA ÁS EMPRESAS LIGADAS AO > GOVERNO, COMO NO CASO DA DIRETORA DA EMPRESA QUE RECEBI ESTA INFORMAÇÃO. > > POR FAVOR, AVISE O MÁXIMO POSSÍVEL DE PESSOAS QUE VOCÊ CONHECE!!! > > ATENÇÃO, ISSO NÃO É TROTE, É SERIO..... POR FAVOR, AVISEM TODOS QUE VOCÊ > CONHECE!!! >

Obrigado

Um abraço

Marco Aurélio

Andreas Toscano said...

De nada...

Magui said...

Azar o deles. Aqui no Brasil tambem tem lugar onde a porta da frente nao tem nem chave.Vou ali e volto.

Anonymous said...

Ter um filho ligado no mundo e nas pessoas que o habitam é privilégio para poucas mães e pessoas que conhecem o filho. Ter mêdo somado à impotência e multiplicado pela decepção em relação aos poderes que mandam na cidade, sobre nós cidadãos do bem, é muito dolorido e revoltante. As eleições não trazem mais representantes confiáveis; a contaminação de Chernobyl retirou os habitantes para um lugar mais seguro e, hoje, como você mesmo disse acima, é lugar de visitação. Em São Paulo, não há um lugar para onde a população possa ir e se proteger.
Te amo

Andreas Toscano said...

My Mom, folks...