Thursday, August 10, 2006

Fim de semana 100% Ucraniano.
Ou o post mais atrasado da Terra.

Se voce acessa meu blog esperando novidades, desculpe. Por dois motivos: pela demora para escrever e porque o que eu vou relatar aconteceu ha 3 semanas (ou seja, nao eh mais novidade).
Acontece que ha umas semanas, eu resolvi encarar um final de semana 100% Ucraniano. Meu dupla vivia me convidando para ir com ele e eu fui.
Pegamos o carro dele e fomos para uma Datcha (casa de campo) a 100 km de Kiev. Datcha eh o termo que eles usam para um pedaco de terra, com um pedaco de telhado e um pedaco de almofada para voce dormir. Em geral, eh heranca do avo do avo do avo da pessoa. E nao teve nenhuma reforma desde entao. A primeira coisa que chama a atencao (eu sei que isso tambem existe no Brasil) eh o banheiro. Eh igual ao banheiro das historias do Chico Bento: um quartinho de madeira no meio do jardim, com um buraco para... Bem, voce sabe...
Mas o final de semana Ucraniano tem algo peculiar: alcool. Esse eh o resumo do dia. Logo que chegamos, descarregamos o carro e nos sentamos no jardim com uma mesinha no meio. Eram 4 pessoas: eu, meu dupla, a namorada dele e o Garik (redator Russo que estah na foto). Preparamos Shashlik (churrasco), pegamos o pote de pickles e comecamos o ritual. A cada 5 minutos um brinde. Ura! E alcool goela adentro (Mae, sugiro parar a leitura aqui). Em 4 horas, consumimos nada menos que 4 garrafas de conhaque, 2 de vodka e uma de champanhe (eh assim que eles chamam qualquer espumante). O curioso eh que nao ficamos bebados. A tradicao Ucraniana de comer e beber suco junto com cada brinde eh ideal para isso. A tradicao Russa eh exatamente o contrario: nao se deve comer nada antes de acabar com a bebida. O problema eh que, uma vez feito isso, nao ha condicoes de comer depois.
Para completar, assim que esfriou, a mae do meu dupla trouxe um casaco de patchwork que ela fez. Por dentro eh cobertor e por fora sao retalhos. Eh super tradicional aqui e dizem que custa uma fortuna para estrangeiros. Sera?
Alem da vivencia, aprendi mais uma coisa curiosa sobre o antigo regime sovietico. Voce sabia que as casas de campo aqui sao chamadas de FAZENDA? Eh que assim que caiu o Muro, a primeira novela que passou na TV foi a novela brasileira Escrava Isaura. Serio. Foi o maior sucesso de todos os tempos em termos de audiencia. Depois disso, todas as datchas foram renomeadas com o nome de Fazenda. Muito engracado ver eles falando de Isaura e Senhores, etc.

Bem, como estou de ferias no momento, nao espere nenhum post ateh o dia 20 (no minimo).


Fui...

10 comments:

Anonymous said...

Olá Andreas, fuçando o google pra descobrir o endereço do restaurante El Assador no Podol dei de cara com o seu blog. Gostei dos textos e das fotos e por pouco não tive que ir buscar minha grana de volta no show Roger Waters, Pink Floyd nunca foi muito minha praia mas a carência cultural aqui me leva fazer coisas... Assim como você vivo em Kiev há algum tempo e também sou brasileira. Assim quando a saudade apertar e quiser comer um pedaço de goiabada com queijo brinza(o nome ucraniano para o nosso queijo fresco) é só dar um alô. Meu email é andréadipace1@hotmail.com.br. Vivo aqui com meu marido e meus dois filhos e de vez em quando encontramos três ou quatros brazucas pra trocar uns livros, dvds e bater um papo. Estando afins é só chegar...

Fred Neumann said...

Gostei da aventura, Deas.
Bem a la desconhecido, hehehe!
Por sinal, se o Tom for numa destas datchas, ele já fala " vaca", " vavalo, " poco", " cocó", hehehehe!
Tá pronto!

Abração,

Fredão

Anonymous said...

Andreas.. Vc é quase meu idolo ;D
é o seguinte sou APAIXONADO pela ucrania e suas tradições.. e você é um dos que mais me passa a realidade de como é ai, então, por favor...
ATUALIZA MAIS.
;D

vlw...
crey_alino@hotmail.com

Anonymous said...

vc soh entra de ferias caraio!!!

Thiago Font Str

Anonymous said...

Deas, faz tempo que não falo contigo, bro!! Pelo menos, teu blog ainda está vivo...

Bom, queria te convidar pra acessar o MEU blog:
http://arijon.wordpress.com/

Abração!!
Arijon

Anonymous said...

Vc vive com um homem?

Anonymous said...

Desistiu?

Andreas Toscano said...

O Tom pode fazer o que quiser, Fredao.

Eu entro de ferias, mas voce viaja mais, Thiago.

Arijon, geminiano, escrever sempre. Vou olhar lah.

Nao moro com homem, nao desisti (ainda), e boas-vindas aos novos visitantes.

A.

Magui said...

Seu dupla é seu companheiro? Vc é gay?

Anonymous said...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel