Monday, November 12, 2007

Coisas da Russia.


Por que chamar de feira?
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Esses dias eu estava em uma apresentacao do cliente e, entre os insights para o consumidor, estava o fato de que a Russia se encontra nesse momento no estado "Materialista" de consumo. Algumas horas depois, na academia, recebi o flyer da "Feira do Milionario". Nao sei se feira eh uma palavra adequada (pelo menos em Portugues) para descrever um evento desses, mas fiquei surpreso de qualquer maneira com o nivel desse materialismo. Imagine uma feira onde voce nao barganha e ainda fica feliz de gastar o maximo de dinheiro que puder? Eh o principio contrario ao da feira brasileira.
Soh para sua informacao, em Moscow a necessidade de exibir fortuna eh incrivel. Eu moro ao lado de um dos restaurantes mais caros da cidade (voce precisa ser socio para entrar). Todos os dias tem 5 Maybachs, 4 Bentleys, 3 Rolls-Royces, 2 Ferraris e umas 3 Lamborghinis na porta. Sem falar nas Porsches, Audis R8s, BMWs dos meus vizinhos. O lema aqui eh "Live fast, die young", alimentado em parte pela baixa expectativa de vida daqui (57 anos para homens e 65 para mulheres).
Um fato que ilustra bem essa situacao eh o numero de milionarios por aqui. Moscow tem o maior numero de milionarios abaixo de 34 anos do mundo e, a cada ano, 1000 novos milionarios aparecem. Estou no lugar certo. Na hora certa?

Beijos.

No comments: