Sunday, July 13, 2008

Bem-vindo a Kaliningrado e Zelenogradsk
(onde?).


No topo da plataforma.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Estou no meio da maior filmagem da minha vida. Lembra aquela concorrencia que eu fiz sozinho ha um ano? Claro que nao. Nao importa. O que importa eh que finalmente estamos filmando o comercial e eu estou tendo umas semi-ferias pagas. Tudo bem que os destinos nem sempre sao os mais turisticos, mas tudo que eh novidade vale a pena. Comecamos a filmagem com as cenas internas, criadas em estudio aqui em Moscou. O cenarista (existe essa palavra?) eh incrivel e conseguiu criar uma cozinha, um centro estrategico e um laboratorio em menos de 100 metros quadrados. O diretor e o cameraman tambem sao sensacionais. Um filme que nao tem muita ideia tem que ficar bonito e, com eles, vai ficar maravilhoso.
Depois de Moscou, era hora de filmar a plataforma de petroleo. No meio do oceano. Fomos para Kaliningrado, antiga Konigsberg, que foi tomada dos alemaes apos a Guerra. Eh a cidade onde esta enterrado Immanuel Kant e tem um "que" de cidade alema. Kaliningrado eh uma pequena regiao que nao esta ligada geograficamente aa Russia. Eh como o Alaska para os EUA (que, alias, foi comprado dos Russos). A cidade foi completamente destruida durante a Guerra, mas manteve um ar bastante agradavel. Voce vai ver isso nas fotos.
Mas nao foi para isso que nos viemos, certo? Nao. Nos viemos trabalhar. Logo no dia seguinte de manha, voltamos para o aeroporto. Dessa vez, nada de aviao: helicoptero. Embarcamos num trambolho capaz de transportar 22 pessoas. Era um onibus com asas. E chacoalhava mais que um onibus, acredite. Apos 20 minutos balangando, avistamos a plataforma. No meio do nada.
A plataforma parece uma cidade que boia. Tem tudo e mais um pouco. Tudo obviamente economico em termos de espaco e ecologico em termos de lixo. Nao eh permitido derramar nem liquidos fora da plataforma. Nem excrementos. Para isso, tem um barco que vem e leva tudo de volta para terra. O pessoal da plataforma foi muito gentil e cordial. Assim como eles eram novidade para nos, nos eramos novidade para eles. Pareciam duas especies de alienigenas se analisando. Uma coisa engracada da plataforma eh que, dependendo do lugar em que voce estah, o celular troca de pais: Russia, Lituania ou Letonia. Dois passos para a esquerda e a sua ligacao passa de 12 centavos por minuto para 12 dolares por minuto. ;-)
Outra coisa engracada eh que nao estavamos hospedados em Kaliningrado, mas numa cidade praieira chamada Zelenogradsk. Se Kaliningrad eh pequena, Zelonagradsk eh um pum com predios. Antes de embarcarmos para Perm, resolvemos celebrar o sucesso da filmagem e curtir a cidade como locais. Compramos uma garrafa de uisque e sentamos na praca. Quando demos conta que estavamos assistindo videos do Gollum (Senhor dos Aneis), dublado em Russo, no celular de um bebado local, percebemos que era hora de ir dormir.

No comments: