Sunday, July 13, 2008

Bem-vindo a Kiev, Sao Petesburgo e Moscou. Com direito a aniversario em familia.


Trem Sovietico.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Esse post vem com muito atraso. Quase um mes e meio sem conseguir escrever. Mas isso tambem eh passado. Vamos aas novas (serao varios posts).
No final de maio, minha mae e minha irma vieram me visitar. Combinamos de curtir a minha antiga cidade (Kiev), uma cidade nova (St. Petes) e minha casa atual (Moscou). Elas comecaram a viagem sozinhas (eu estava trabalhando) e embaixo de uma chuva desgracada. Resultado: nao conseguiram ver quase nada e acharam Moscou horrivel (eu falei que isso ia mudar e elas duvidaram).
Na sexta, embarcamos para Kiev. Fiz questao que a gente fosse de trem, para elas conhecerem um trem sovietico e sentirem um pouco de frio na barriga na fronteira. Dito e feito: na fronteira, os fiscais, uniformizados e de cara feia, perguntaram ateh quem era a mae da minha mae. Passado o susto, seguimos viagem. Em Kiev, o tempo jah estava melhor. Por uma pequena confusao da agente de viagem, soh tivemos 2 dias lah. Fizemos um intensivao de mais de 12 horas andando. Os lugares, voce jah deve conhecer dos meus dias de turista em Kiev (posts bem antigos). Mostrei meu antigo ape para elas. Alias, ainda bem que elas soh viram ele agora, porque por fora ele eh horroroso (parece cortico). De uma olhada no Flickr. Apresentei tambem meus amigos e jantamos no meu restaurante favorito (Concorde). No segundo dia, a Kaka (minha irma) resolveu andar com o chapeu de pele russo (chapka) porque estava ventando. Ela foi a atracao da cidade. Todo mundo apontando, comentando e rindo. Como eh que alguem poderia estar usando uma chapka em maio. Para eles, era o mesmo que sair de biquini no inverno de Sao Paulo.
De manha, embarcamos para Sao Petersburgo, cidade construida para ser a cidade mais bonita do mundo. Se nao fosse a guerra (ou os alemaes), seria mesmo. Sao Petesburgo eh uma mistura de Paris com Stocolmo. Eh majestosa, mas tem classe. Eh metropole, mas tem ar de vila. E, em termos culturais, nao tem comparacao (talvez Paris). Sao Petesburgo ainda tem canais como os de Veneza, que deixam a cidade ainda mais bonita e arejada. Como tinhamos apenas 3 dias para ver tudo, fizemos outra maratona aa peh. Caminhamos 16 horas no primeiro dia. E o ritmo foi o mesmo nos outros dias. O que nos ajudou a caminhar tanto foi o famoso sol da meia-noite. Eh muito estranho. Meia-noite e o sol se pondo, como se fosse 6 da tarde. E as noites nao ficam escuras nunca (sao noites brancas, como eles chamam por lah). O unico problema eh que algumas atracoes estavam fechadas quando nos chegavamos e nos nao conseguiamos dormir direito. O corpo nao se acostuma com a claridade. Entre as muitas atracoes, 3 se destacam (mesmo numa cidade unica como essa): o museu Hermitage (que, alem de ser comparavel ao Louvre, tem a maior colecao de Impressionistas Franceses do mundo), a Igreja de Cristo Sobre O Sangue Derramado e a Catedral de St. Isaac. O Hermitage eh talvez o unico museu do mundo onde o predio rouba atencao das obras de arte. A opulencia e o bom gosto da arquitetura e dos materiais sao impressionantes (assista ao filme Arca Russa, por favor). Nao muito longe de Sao Petesburgo, ficam os palacios de Verao de Ekatenira e Peter I (30 minutos de barco). Peterhoff dispensa comentarios. O sistema de fontes idealizado por Peter I funciona ateh hoje (sem maquinas) e eh uma obra-prima. As estatuas douradas (que os alemaes usavam de alvo para tiro) em meio aa agua, marmore e muito verde, sao dignas de adoracao. Durante a Guerra, muitas delas foram enterradas por moradores da regiao, para que elas sobrevivessem como sao. Valeu o esforco.
E chegou a hora de provar que Moscou tambem merece credito. O tempo, que estava bom em St. Petes, continuou aberto por aqui. Com tempo, fiz coisas que ateh agora nao tinha feito: o Kremlin (acredite se quiser, eu ainda nao conhecia) e a Catedral de Cristo Salvador, o maior tempo ortodoxo do mundo. Essa Igreja foi construida em 7 anos e eh gigantesca. A historia dela eh tragicomica. Durante o periodo Comunista, quase todas as igrejas foram destruidas porque o ateismo era obrigatorio e o Estado era Deus. Naquele mesmo lugar, a Igreja foi destruida e fizeram uma piscina publica. Ela era tao grande que dizem que cabia algo como 2000 pessoas por vez lah dentro (espero nao ter confundido os numeros). Com o tempo bom e um guia que fala russo, as duas mudaram de opiniao e voltaram para o Brasil com a impressao de que Moscou eh uma cidade fantastica.

Fui.

No comments: