Thursday, September 10, 2009

Bem-vindo a Munique.

Munique eh uma cidade que estava entalada na minha garganta de turista. Minha irma morou lah e, por causa do trabalho (se eh que dah para chamar estagio de trabalho), nao deu para ir. Eu tenho familia lah e, por um motivo ou outro, nunca fui.
Vou poupar voce, caro leitor, de toda a lambanca turistica: nomes de pracas, monumentos e lugares famosos. Isto porque, caso voce resolva ir para Munique, vai acabar (inevitavelmente) passando por eles. O que eu nao vou poupar, eh a descricao de 3 lugares que voce TEM que ir.
O primeiro eh o mais obvio de todos e chama-se Residenz. Eh um dos palacios da nobreza alema e fica do coracao de Munique. O Residenz eh enorme e dividido em centenas de salas. Tem areas que ficavam fechadas o ano todo esperando a visita de Imperadores para ser usada. A ostentacao aqui nao tem limites. Tem uma area inteira feita com conchas do mar, uma sala com mais de diversos bustos (coberta de pinturas de cima a baixo), joias incriveis, reliquias (ossos e roupas) de diversos santos, jogos de talheres de ouro para uns 200 convidados e assim vai. O motivo de eu estar escrevendo sobre um ponto turistico tao obvio eh que voce pode acabar passando batido por ele. O lado de fora eh bem humilde e a entrada eh meio dificil de achar. Por isso, atencao.
O segundo local eh a Theatinerkirche, uma igreja inteira branca. Eu nao conheco nenhuma outra igreja assim. Ela impressiona pelo tamanho, pela beleza e pela serenidade, mesmo sem ter um pingo de ouro nas colunas. Uma licao para Minas Gerais. Licao de Economia, porque as igrejas de lah sao lindas tambem. Para o seu conforto, essa igreja fica exatamente na frente do Residenz.
O terceiro, eh o pessoal surfando em Munique. Por mais ilogica que essa frase possa soar, ela eh 100% veridica. O rio de gelo (o nome vem da temperatura da agua) que corta o English Garden (belissimo parque) tem um sistema de bombeamento de agua que gera uma onda eterna, parecida com a Pororoca, no Norte do Brasil. Lah, os alemaes tem a oportunidade de surfar o dia todo sem ficar torrados de sol.
Por ultimo, prepare-se para perder um tempo na BMW. Nao importa se voce gosta de carro ou nao. Nao importa se voce ama BMW ou nao. Nao importa se voce eh um ambientalista fanatico e eles ainda produzem SUVs que chupam metade do petroleo do planeta. Voce TEM QUE IR no museu, na fabrica e no BMW World. Se voce nao sair desses lugares de boca aberta, amando a marca e com vontade de comprar o primeiro BMW que aparecer na sua frente (mesmo que voce tenha que vender o seu apartamento para isso), voce eh uma pessoa muito estranha. Ver ao vivo o cuidado com que alguns pedacos de plastico e metal se transformam numa X5 eh uma experiencia, literalmente, transformadora. Alem disso, voce vai ter o imenso prazer de ver de perto o GINA (concept car feito de tecido) e a escultura cinetica que conta a historia da marca de uma maneira unica. Tem fotos no Flickr, mas eu recomendo a voce clicar nos links e ver os videos.

Parte 3/4.

3 comments:

Anonymous said...

Li tudo que estava faltando e fiquei surpresa com as vivências e emoções em Savastopol e da sua viagem para a Alemanha com o seu pai. Seu olho clínico continua invejavel. Realmente prova que além de observador ....é um excelente redator. Não é à toa que o mundo da publicidade te quer tanto. Não tanto como eu ...claro! rs
bjk mã

Andreas Toscano said...

:-)
Mamaaaaa

Anonymous said...

Fala Andreas.... Mandei um e-mail pra vc, vc recebeu? Legal ler sobre Munique, voltarei pra lá com a Gi na lua de mel. Achei que os malucos surfando estivessem perdidos no dia em que fui lá, mas então eles fazem isso direto... Abs.
Koch