Monday, September 20, 2010

Bem-vindo a Montenegro. Mesmo que voce nao se sinta bem-vindo em Montenegro. Welcome to Montenegro. Even though you might not feel welcome in Montenegro.


Top view of Budva.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Montenegro eh um desses paises que voce nunca vai colocar na sua lista de prioridades. Eh um pais pequeno, cercado de paises um pouco maiores e mais famosos que te oferecem praticamente a mesma coisa: tempo bom, praia e um pouco de cultura. Para quem mora na Russia, os dois primeiros motivos sao suficientes para uma visita. Ainda mais quando eles estao a 3 horas de distancia de Moscou, por um preco razoavel e em horarios extremamente convenientes. Mas esse post eh sobre um aspecto menos interessante de Montenegro: a qualidade do servico.
O sorriso do guarda na imigracao me deu uma falsa ideia do que estaria por vir durante a minha curta estadia por lah. Acho que eles acreditam piamente que a primeira impressao eh a que fica porque a segunda foi terrivel. Me aproximei do balcao de informacoes do aeroporto para saber qual seria o melhor meio de transporte ateh Budva. Para comecar, esperei a moca terminar sua ligacao que soava extremamente importante a julgar pelo que ela ria.

Eu: Bom dia, qual eh o melhor meio de transporte ateh Budva?
Ela: Taxi.

Eu: Para quem estah sozinho eh mais barato do que alugar um carro?
Ela: Nao sei. Pergunte no guiche onde se aluga carros.

Silencio.

Olhando para aquela cara de quem parecia estar chupando um limao azedo, agradeci a gentileza e me retirei. Achei um taxista que me pareceu decente e segui para Budva.
Alem de me cobrar 30 Euros a mais do que o normal, o taxista quase matou nos dois umas 3 vezes. Pelo menos ele pediu desculpa pelo susto depois de cada semi-acidente.
Ao chegar no hotel, outra surpresa… Ops, pera ai, preciso reescrever esta frase. Ao chegar no melhor hotel SPA de Budva, cuja diaria custa 300 Euros, outra surpresa: meu quarto nao estava pronto. Nem o meu nem o de outros 12 hospedes. E nao estamos falando de early check-in: eram 2 da tarde.

Eu: Jah entendi que o meu quarto nao estah pronto. O que eh que voces vao me oferecer em troca?
Eles: O senhor pode deixar suas mala aqui e esperar em uma das 3 piscinas enquanto o quarto fica pronto.

Eu: E quanto tempo voces precisam para arrumar o quarto?
Eles: De 20 minutos a uma hora. Nos vamos ateh o senhor assim que ele estiver pronto.

Aleluia. Eles viriam ateh mim: suado depois de 3 horas de voo, mais uma hora de taxi assassino e vestido embaixo de um sol de 35C. Que privilegio.

Entre outros exemplos, vale ressaltar um que resume a qualidade de servico que eu encontrei por lah. A rua da praia estah sempre cheia de turistas, mas curiosamente a barraca de sorvete estava vazia. Achei que eu estava fazendo um favor para a mulher de comprar o meu sorvete lah. Ela me serviu e falou: “Um Euro e vinte centavos.” Eu dei uma nota de 20 Euros e qual nao foi a minha surpresa ao ver a reacao da moca. Uma cara de desgosto e odio. Parecia que eu tinha para uma freira tirar a roupa.

Se nao fosse a impressao geral que o servico me causou, diria que Montenegro eh uma opcao ideal de turismo. Paisagens maravilhosas, mar limpo, sol e ceu azul. Tudo isso temperado com historia, gente que fala Russo e a uma distancia minima de Moscou. Se Bosnia, Serbia ou Albania estiverem no seu roteiro de viagem, de uma esticada ateh Montenegro. Hmmm. Eh, acho que vai ficar para outra vez.

Fui.
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Montenegro is one of those countries that will rarely figure at the top of anyone’s destination list. It’s a small country, surrounded by slightly bigger and slightly more famous countries that offer almost the same: good weather, beaches and a bit of culture. If you live in Russia, the first two reasons are more than enough for a visit. Especially when they are only 3 hours away, for a reasonable price and very convenient flight times. But this post is about a less interesting aspect of Montenegro: the quality of service.
The welcoming smile from the passport control officer gave me a false idea of was about to come. They are probably firm believers that “first impressions are the most lasting”. In my case, it lasted exactly 2 minutes. As soon as I walked into the arrivals terminal, I headed towards the information desk to find out what was the best way to get to Budva. First, of course, I had to wait for the lady to finish her call, which sounded extremely work related judging by her laughter.

Me: Good morning, what is the best way to get to Budva?
Her: Taxi.

Me: Even if I’m alone? Maybe it’s cheaper to rent a car?
You: I don’t know. Ask at the rent-a-car counter.

Silence.

Looking at the face of someone who seemed to be sucking bitter lime, I decided to thank her for her attention and leave. I then found a taxi driver who looked decent and left to Budva. Besides charging me 30 Euros more than usual (as I later found out), this driver almost got us killed 3 times. At least he apologized after each semi-crash. At last, I arrived at the hotel… Hmmm, let me rephrase that. I arrived at the best SPA hotel in Budva, with daily rates of 300 Euros and what did I get? More bad news. My room wasn’t ready. Neither mine, nor the rooms of 12 other people. And we’re not talking about early check-in. It was 2PM already.

Me: I understand my room is not ready yet. How will you compensate me for this?
Them: You can drop your bag here and wait next to one of the 3 swimming pools while we clean the room.

Me: And how much time you need to clean the room?
Them: Between 20 minutes and one hour. We’ll let you know as soon as it’s ready.

Wow. They would let ME know. Me = sweaty from a 3 hour flight, plus one hour in the killer taxi and still dressed under a 35C sun. What a privilege.

Among other examples, there’s one more worth highlighting. It sums up the level of service I met in Montenegro. The pedestrian street by the shore is always full of tourists. Funny enough, the ice-cream stand was empty. I thought I was doing the owner a favor by buying an ice-cream from them. The lady gave the ice-cream and said “One Euro, twenty cents.” I gave her a 20 Euro bill and, to my surprise, she almost took the ice-cream back. How dare I demand that much change for one ice-cream. She looked at me with such disgust… It was as if I had asked a nun to take off her clothes.

If it wasn’t for the service, I’d say Montenegro is an ideal tourist destination. Beautiful landscapes, clean water, sun and blue sky. Add to that a bit of culture and people who understand Russian, just a short flight away from here. So, if Bosnia, Serbia or Albania are part of your next trip, make sure you plan a little visit to Montenegro. Hmmmmm. Understood. Ok, maybe next time…

6 comments:

Graziela said...

morri de rir! adorei! pena que é meio longe daqui né? alias... o que não é longe daqui? aff...

Andreas Toscano said...

A Groenlandia.

Graziela said...

hahahaha ah! o polo norte tbm, é bem pertinho... aff!

Moderador said...

è cara!! no leste europeu nunca dê dinheiro a mais! isso é uma ofensa!
me lembrei agora de quando deixei uns 50 rublos a mais pra cobradora de ônibus!

Sueli de Moraes said...

Gostei. Divertido ler e não menos divertido seu inesquecível passeio já que o descreveu tão bem!(rs)

Anonymous said...

Não sabia que Montenegro era um país. Desculpe a ignorância. MAs, é lindo. bjk da mamis que aprendeu maia uma com seu filhote. Ai.........que saudade!