Saturday, September 17, 2005

Praga. Soh agora entendi o nome.


Primeira noite em Praga.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Antes que voce pense qualquer coisa, esse post nao tem uma explicacao historica para o nome da cidade (ateh porque eu nem sei se existe uma). O nome Praga para mim vem da beleza e da riqueza cultural da cidade. Incoerente? Jah explico. Eu sou o tipo de turista que gosta de visitar todos os pontos turisticos, monumentos, estatuas, museus, parques, atracoes, etc. E o pior: dentro de cada um deles eu preciso ver cada detalhe, cada porta, quarto, sala, etc. Eu sou chato mesmo. E nao canso de andar.

Agora, o que fazer numa cidade em que todos os predios sao lindos, tudo parece ter valor historico (a maioria tem) quando voce soh tem 5 dias? Isso fez de Praga uma verdadeira praga para mim. Caminhei o dia todo, todos os dias e... nao consegui... Vou ter que voltar (que problema, ne?).

Introducoes idiotas aa parte, Praga eh sensacional. Voce nunca sabe para onde olhar. Tudo eh lindo, tudo parece restaurado e a cidade ainda respira cultura nova: em todo canto tem uma escultura, uma pintura, uma exposicao (tinha duas Bienais rolando ao mesmo tempo). E Praga tem uma vantagem: dah para fazer quase tudo a peh. Parece Lisboa. Voce olha no mapa e diz "Bem, a proxima atracao fica nessa direcao". Bum. 3 quarteiroes adiante voce estah onde queria. Verdade que tambem tem muita atracao para trouxa. Alias, vou listar algumas agora:

- Velha Nova Sinagoga.
- Museu Judeu.
- Torre de TV.

Eh o tipo de coisa que vale a pena ver de fora, mas dentro nao tem nada. O resto das principais atracoes estah no Flickr. Pode ir lah ver as fotos. Se eu fosse listar, ia tomar um espaco enorme.

De engracado em Praga aconteceram tres coisas.

A primeira foi o hotel. Pagamos o hotel na agencia de turismo daqui, preco razoavel, mas nao barato. Em Praga, o aeroporto fica longe pacas do centro (acho que eh outra cidade ateh). Bem, mal entramos no onibus e ele jah parou. Um lugar bonito, mas nada historico. Nao parecia em nada com a Praga que estavamos esperando. E nem era. Todo dia tinha que pegar 10 estacoes de metro (no minimo) para comecar o dia. Uma maravilha...

A segunda foi uma coincidencia enorme. A agencia que eu trabalho em Kiev faz parte de uma rede coordenada pela matriz de Praga. E era lah que eu ia trabalhar antes de optar pela Ucrania. O cara que ia trabalhar comigo voltou para o Brasil. Na sexta (dia que eu cheguei), passei na agencia para conversar (e conhecer) o dono. Ele foi a primeira pessoa da EURO com quem eu conversei. Isso nao importa, o que importa eh que eu fui lah e tirei uma foto na ex-mesa do brasileiro para mandar para ele. No dia seguinte, meu telefone tocou e era ele. Achei que o pessoal da agencia tinha falado de mim. Jah achei coincidencia. Mas quando ele disse que tambem estava em Praga foi demais. Ele teve que ir para lah para receber um premio. Justo nos dias que eu estava lah. Muito louco.

Pouco depois da coincidencia acima, fomos almocar num restaurante bem bacana, quase em frente ao Castelo. Para curtir a vista e dar uma de turista rico, todo mundo gosta de ficar na varanda. Nos nao somos excecao. Mas, de uma hora para outra, comecou a chover. Aos poucos foi aumentando, ateh comecar a chover granizo. Pensa que alguem arredou o peh de lah? Que nada. Tinha gente almocando de capa e guarda-chuva. Nada mais importante do que manter a pose, ne? Soh quando a salada comecou a voar com o vento eh que todo mundo correu para dentro. Mas foi muito engracado. Tem uma foto lah no Flickr.

Eh isso. Hoje (sabado) teve outro treinamento da agencia. Esse foi bacana. Coisa com risco de vida e tal. Mas depois eu conto que eu estou cansado paaaaacas.


Beijos.

1 comment:

Andreas Toscano said...

Sim, Mama. To inteiro. Vou escrever quando pegar as fotos. Bjs