Tuesday, December 06, 2005

Coisas do clima.


Rubber.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Nessas ultimas semanas eu conheci um Ucrania diferente daquela que eu conhecia. O outono mudou nao apenas a paisagem, mas tambem os habitos das pessoas. Com a temperatura entre 0 e -5, as atividades ao ar livre deixaram de existir, os ucranianos passaram a se vestir como europeus (e nao como dancarinos de salsa cubanos) e a calefacao virou o eletrodomestico mais importante da casa. O frio e os dias curtos (agora escurece aas 4 da tarde!) tambem influnciaram o humor dos cidadaos: nao dah vontade de fazer muita coisa. Parece que estah sempre tarde, mesmo quando ainda sao apenas 7 da noite.
A neve eh outra coisa que forcou uma serie de mudancas. Minha experiencia com neve (ferias e snowboard), sempre me privou de ver o outro lado da moeda: a sujeira. Sei que soa estranho dizer que algo branco e puro como a neve (ui!) eh sujo, mas eh a mais pura verdade (desculpe o joguete de palavras). As calcadas e ruas viraram um lodacal. Se nao fosse a bota impermeavel que eu comprei, jah teria jogado fora todos os meus sapatos. Quem nao tem bota, ou precisa trabalhar de sapato, usa um acessorio igual ao da foto. Chama-se "rubber". Eh uma meia de borracha que protege o calcado e dah a impressao de estar calcando sapatos (igual peruca dah a impressao de ter cabelo). Sem falar no trabalho incessante que eh tirar a neve da calcada. As velhinhas que passaram a primavera e o verao varrendo folhas, agora andam com uma pah para cima e para baixo.
Anyway, sao coisas do clima. A unica atividade ao ar livre por aqui sao as guerras de neve que as criancas fazem (fotos no Flickr). Outra coisa que eu nunca tinha visto ao vivo.

Quero ver quando chegar o inverno. Brrrrrrr...


Fui.

No comments: