Saturday, December 10, 2005

www.vendesequalquercoisa.com.ua

Acho que eu jah falei alguma vez sobre a quantidade de lojas virtuais na Ucrania, mas vale a pena voltar ao assunto.
Em primeiro lugar, eh engracado saber como funciona a grande maioria dos acessos aa internet: cartao. Por aqui, soh existe um provedor de acesso rapido. Eh a mesma empresa que monopoliza a TV a cabo e nao eh barata. Deve estar alimentando a familia de algum aristocrata. Por isso, pouca gente tem. O que a maioria faz eh comprar um cartao de acesso (vendido em qualquer esquina), com o qual se acessa a internet pelo telefone. O valor eh descontado por kb que voce baixa da net. Muito louco. Esse sistema tambem eh valido da internet de banda larga. Meu plano, por exemplo, permite que eu baixe 2gb de sites ukranianos e 250 mb de sites estrangeiros.
Esses cartoes pre-pagos sao vendidos nos mesmos quiosques onde sao vendidos cartoes pre-pagos de telefone (que representam 90% do mercado). Parece que os ucranianos tem uma aversao a qualquer compromisso com empresas e nao gostam de pagar por nada que nao receberam ainda. O que nos leva ao topico de hoje.
Na Ucrania, eh possivel comprar de tudo pela internet e o numero de sites eh enorme. Para comprar celular, existem uns 50 sites. Para acessorios de computador, uns 100. E os precos sao otimos. Talvez porque nao sejam lagalmente importados e, nesse caso, nao eh bom ter uma loja real com sede e endereco. Mas como explicar o sucesso da venda on-line num pais em que ninguem confia nas empresas e (como isso inclui bancos) quase ninguem tem cartao de credito? Simples: na verdade nao ha venda on-line. Os sites sao meros catalogos. Depois de colocar tudo no seu carrinho virtual, pegue o telefone ou de o seu. Nao importa quem faz a ligacao: voce confirma o pedido, passa o seu endereco e aguarda com o dinheiro contado pela mercadoria. Super confiavel. O site nao tem risco de operacao fraudulenta e voce nao corre risco de pagar e nao receber.
Assim eh a Ucrania.


Bjs