Tuesday, June 27, 2006

O Festival.


Welcome to Cannes Lions.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Ateh a semana passada eu achava que Cannes era obsessao de diretor de criacao brasileiro. Agora eu tenho certeza. Mas, pelo menos, entendi porque. Cannes eh literalmente o Oscar da propaganda: eh onde voce ve e eh visto pelo mercado. Apesar de haverem festivais mais respeitados, nao acredito que haja outro festival capaz de reunir tantos profissionais, donos de agencia, jornalistas, etc. Durante uma semana, voce eh obrigado a trombar com ex-colegas, ex-chefes, futuros colegas e futuros chefes. E tambem eh obrigado a falar de propaganda numa cidade que nao tem a menor cara de trabalho.
O choque comeca quando voce vai fazer sua inscricao: uma organizacao assustadora. No Brasil, voce arruma um convite e vai ver as pecas do Clube de Criacao. Lah, tem uns 30 balcoes com tudo informatizado. Eles fazem um cracha com foto e voce estah autorizado a frequentar o festival.
O Palais Du Festival eh outra coisa assustadora. Eh gigante. Tem sala, antesala, escada e elevador para tudo que eh lado (eh ateh dificil achar o local de cada palestra, exibicao, etc.). Deu para entender como eles conseguem sediar o Festival de Cinema lah.
Passada a estupefacao de terceiro mundo, comeca a parte profissional: tentar arrumar tempo para ver os 20.000 comerciais, anuncios, sites e o que mais tiverem mandado para o festival e, no meio disso tudo, arrumar tempo para ver as palestras e workshops dos bacanudos da propaganda (a maioria delas eh um lixo). Voce passar o dia dentro do Palais, pulando de sala em sala e perguntando o que estah rolando de interessante. Eh muito engracado ver que muita gente volta de Cannes (praia e sol) mais branco do que foi.
Para mim, o festival foi especialmente bom. Revi todos os brasileiros que estao espalhados pelo mundo, fiz bons contatos e ateh dei entrevista para site brasileiro. Como se nao bastasse, tive o prazer de participar do Young Creatives, uma competicao para profissionais ateh 29 anos. Foi estranho representar a Ucrania e competir contra os brasileiros, mas foi muito bom porque pouquissimas pessoas tem a chance de participar: sao soh 2 pessoas por pais e 35 paises por ano. No final, o Brasil ganhou. Espero que isso esteja ligado ao resultado da Copa de alguma maneira. Tem fotos dos bastidores no Flickr.
Como nao quero um post muito grande, vou resumir o resto como num comercial de 30 segundos. Performance do Brasil: fraquissima (o mundo cansou dos nossos fantasmas – pecas feitas soh para festival). Performance da minha agencia: mediocre (jah era esperado). Performance da Ucrania: mediocre (mais do que esperado).
Fico por aqui com uma certeza (ou um desejo): ano que vem vou estar lah de novo e, se tudo der certo, vou subir no palco dessa vez.


Fui.

8 comments:

olehvodiani said...

tem e-mail para contato??
precisamos de ajuda

Fred Neumann said...

Show, Deas!
Já vi o vídeo lá no site da Propaganda e Marketing.
Sua barbicha tá parecendo um monte de farelos de pêlo espalhado pela cara, hehehe!
As 3 cidades que você pode ir...cada uma mais bacana que a outra! Umas mais frias que as outras, mas...qualquer uma deve ser show!
Pra finalizar, viadão, visite meu blog, é um comando.
heheheh!
Abraaaço!

Andreas Toscano said...

Manda o seu mail por aqui que eu escrevo.

Eh isso, Fredao. Espero postar noticias em breve.

Abrassssssssssssssss

oleh said...

olehvodiani@hotmail.com

marcia said...

delícia de notícia neste blog; parabéns, parabéns, parabéns. É isso Cannes: até o ano que vem!

marcia said...

delícia de notícia neste blog; parabéns, parabéns, parabéns. É isso Cannes: até o ano que vem!

Anonymous said...

Cool guestbook, interesting information... Keep it UP
»

Anonymous said...

That's a great story. Waiting for more. » »