Tuesday, July 18, 2006

Para todos. Mais do que uma musica do Chico Buarque.


Leg Press.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Na Ucrania, voce nao precisa andar muito para encontrar tracos do antigo regime Comunista. Muitas vezes eh apenas uma estrela na fachada de um predio, mas outras eh uma coisa ha muito perdida: se preocupar em oferecer oportunidades iguais a todos. Hoje soa ateh hipocrisia dizer isso, ainda mais com um abismo social tao grande como o que existe aqui (e no Brasil).
Por outro lado, a Ucrania tem um dos menores (senao o menor) indices de analfabetismo do mundo. Fruto de um cuidado (ou medo) de que os membros do Partido Comunista pudessem ser vistos pelo Oeste como um bando de idiotas. Nao eram.
Outro cuidado que os Comunistas tinham era com o corpo. Acho que eles eram partidarios de Platao nesse aspecto: eh preciso cuidar do espirito, mas tambem do corpo. Eh preciso ouvir musica, mas tambem ir para a guerra. Mais do que "Pao e Circo", nutricao e instrucao. Fisicultura (em Russo soa igualzinho) era o lema e eles gritavam em alto e bom som durante qualquer competicao internacional. Hoje eles nao gritam, mas mantem a mentalidade. E o governo tambem.
Prova disso eh a academia e area de ginastica olimpica que voce tem no meio da cidade. Apesar de ser inteiramente construida com partes de fabricas e automoveis, a variedade de equipamentos eh incrivel. Melhor do que muita academia daqui ou dai. E estah tudo bem mantido e funcionando. Assim, como os jardins da cidade, eh possivel ver que existe a preocupacao de continuar oferecendo ao povo o que ele precisa para se manter em forma.
Eh curioso ver homens de 75 anos de exercitando com uma flexibilidade e uma disposicao de moleques. Mais curioso eh ver como os regimes sao antagonicos. No regime Comunista, as pessoas nao pagam para treinar e treinam. No regime Capitalista, as pessoas gastam uma fortuna com matricula, exame, carteirinha, mensalidade e nao vao aa academia nunca.


Fui (treinar).
Ps - Tem foto de alguns equipamentos no Flickr.