Wednesday, June 13, 2007

Para voce saber.
Just so you know.



Antes de tudo, esse post eh mais para os meus amigos publicitarios, apesar do altissimo conteudo de cultura inutil.
Como voces (nao) sabem, o maior cliente aqui da agencia eh a InBev, dona da AmBev que voce conhece. Das 16 marcas de cerveja do portfolio deles, nos temos 14. Mas antes que voce saia gritando “Genial, ta fazendo comerciais fantasticos 24 horas por dia!” (o fantastico nao eh falta de modestia, eh o que o Fabio Fernandes faz ha anos com esse produto e nao eu), um pouco da Legislacao para Comerciais de Cerveja no Territorio Russo:

1) Eh proibido mostrar gente (nem mesmo sombras).
2) Eh proibido usar animais.
3) Eh proibido usar objetos como se fossem pessoas.
4) Eh proibido mostrar degustacao.
5) Eh proibido mostrar o efeito antes/depois da cerveja.
6) Eh proibido sugerir como eh bom beber.
7) Eh proibido usar lugares como: elevadores, plataformas de metro ou trem e pontes.

Como se nao fosse suficiente, comercial de cerveja soh passa das 22h aas 6h. Ou seja, eh uma massaroca soh.
Mesmo com todas essas regras, ainda da para trabalhar. Nao sei se vai dar para ganhar premio, mas da para ganhar o pao nosso de cada dia. Sera que eh por isso que chamam cerveja de “pao liquido”?

Ps – Esse eh o nosso ultimo comercial para Stella Artois.

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This post is basically dedicated to all my friends in advertising, despite all the great small talk content it provides for anyone.
As you (do not) know, the biggest client here at the agency is InBev, one of the biggest beer conglomerates in the world. Out of their 16 beer brands portfolio, we currently manage 14. But before you run around screaming “That’s great, you can do amazing work 24/7, a bit of Legislation of Beer Advertising in the Russian Market:

1) You cannot show people (not even shadows).
2) You cannot use animals.
3) You cannot use objects as people.
4) You cannot show tasting of product.
5) You cannot show the before/after effect of the product.
6) You cannot suggest how good the product is.
7) You cannot use places such as: elevators, train or metro platforms and bridges.

If that’s not enough for you, all ads should run between 22h and 6h. Which means an absolute clutter of beer commercials during that period.
Even with all those rules, it’s still possible to work. I don’t know if I can get an award, but at least I get enough to put food in my table. And beer in my glass.

Ps – This is our latest work for Stella Artois.

4 comments:

Dona Minhoca said...

Ou seja, nada do que se faz no Brasil é permitido. Phod*.

Antonio Lino said...

e pra vodka? vale tudo?

Maíra said...

Tá fácil hein de fazer comercial para cerveja!
beijos
Maíra Ribeiro

Andreas Toscano said...

Vodka nem pode anunciar...