Monday, May 12, 2008

Bem-vindo a Helsinki.


Catedral de Helsinki.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
No ultimo feriado, eu resolvi ir visitar um amigo meu que mora em Helsinki. Tinha prometido e soh fui cumprir a promessa no ultimo final de semana dele lah, com tudo empacotado. Por sorte, coincidencia, ou o que voce quiser, coincidiu tambem de ser o principal feriado do pais. Dia 1 de maio eh dia do Vappu. Um feriado que mistura festa paga, com tradicao viking e o santo que dah nome aa data: Walpurgis. Nesse dia, todo mundo vai aas ruas usando um chapeu branco (tipo de marinheiro) que eles ganham no dia em que se formam. Os mais jovens levam mais a serio e se vestem com macacoes estampados, perucas e o que mais acharem (ou perderem). Digo perderem porque o que o povo finlandes bebe nao eh brincadeira, mais que os Russos. Soh para (ou nao) quando vomita. As mulheres bebem cidra e, os homens, lonquero (mistura de gim e soda). O divertido eh que a cidade inteira passa o dia na rua. Acho que eh o unico dia em que a cidade fica suja.
Helsinki eh uma cidade de primeiro mundo: organizada, limpa e entediante. Talvez por ser pequena demais. Eu andei a cidade inteira (contando interior de igrejas e museus) em 8 horas. 8 dias lah devem ser uma eternidade. Mas Helsinki tem coisas engracadas apesar disso. Por ter 2 linguas oficias, por exemplo, Helsinki tem o dobro de placas, sinais e avisos. Tudo tem que estar em finlandes e sueco (que eram os donos do pedaco). Fora isso, nao vi elevador com porta em lugar nenhum. Comi um doce de flores que nao tem gosto de nada. O povo eh estremamente educado e TODO MUNDO fala ingles. Nao precisa nem perguntar antes. Ateh faxineira de 50 anos, que se desculpou assim quando eu pedi informacoes:

"Sorry, I don't speak English very well. Could you please wait while I call my colleague?"

Ah, primeiro mundo...

Tem fotitos no Flickr. Desse e dos proximos posts.

No comments: