Monday, September 21, 2009

Bem-vindo a(o fim de) Kazantip?


Dead Or Dancer?
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Este ano, para variar, passei uma parte das minhas ferias em Kazantip. Se voce nao sabe o que eh Kazantip, Google it (jah escrevi bastante aqui). Mas este ano, para nao variar, o festival estava diferente. Pior, para ser honesto.
Devido aa alta divulgacao na Europa (e no mundo), a quantidade de estrangeiros triplicou. Eu sei que eu tambem sou estrangeiro, mas eu falo Russo, sei o que eh o festival e vou com a mentalidade que os locais vao para lah: esquecer que existe um mundo normal fora dali. Os que chegaram agora chegaram para ficar loucos como se Kazantip fosse um grande boteco e, a praia, o toalete do mesmo. Muita sujeira, muita gente sem nocao e uma vibe totalmente errada.
Fora isso, os precos duplicaram. Eh verdade que a estrutura estava mais profissional, mas ninguem estava pedindo isso. O visto pulou de US$70 para US$200. Mais uma coisa que afastou os locais.
Outra coisa que apareceu por lah esse ano (e ninguem estava precisando) foram os DJs famosos. Abertura com Paul Van Dyk, encerramento com Armin Van Buuren, etc. Isso contribuiu com um terceiro problema: a presenca de Russos ricos querendo aparecer. A quantidade de iates e areas vips e o blablabla lembrava mais uma Riviera Francesa (falsa) do que um Festival Alternativo num vilarejo chamado Popovka. Uma pena.
Uma coisa engracada que aconteceu esse ano e vale a pena contar. Estava eu curtindo a praia, quando se aproxima um cara e diz (em Portugues): "Obrigado. Estou aqui por causa do seu blog." Foi a cena mais surreal do festival. Nunca acreditei no poder de blogs pessoais, muito menos sabendo que pouca gente (incluindo minha propria familia) segue os posts. Abraco ao Floriano, que aparentemente segue nao soh os posts, mas a minha pessoa. :-)
A pergunta que fica eh: serah que vale a pena voltar para Kazantip ano que vem? Sera que vale a pena abrir mao de 9 dias que poderiam ser gastos num lugar novo, que eu nao conheco ainda, para voltar e ficar decepcionado?
Nao sei. Soh sei que o por-do-sol de Kazantip continua sendo o mais bonito do mundo (dos que eu conheco, claro) e que ter um tempo para ficar longe do mundo real, sem pensar em nada alem de sorrir, nao tem preco.
Veremos... Talvez um final-de-semana de teste antes de optar por mais dias lah seja a melhor resposta para uma pergunta que eu nao gostaria de estar fazendo.

Fui.

9 comments:

Lila! (Elisa) said...

Olá Andreas, td bem? Tenho um amigo português que é diretor de filme publicitário e está orçando um trabalho para a BBDO da Russia... q agência vc está? é BBDO? Dá news qdo puder.
Bjs e saudades,
Elisa
mail: elisapcoelho@hotmail.com

Anonymous said...

andreas...alem da familia ler o blog, eu tbem sou fa de carterinha..afinal, sou sua unica amiga de bariri né! beijo grande

Unknown said...

Andreas, boa noite.

Estou procurando algumas informações, e principalmente opiniõs sobre KaZantip.

Gostaria de poder conversar com você via email e ver se poderia me ajudar.

Procurei por seu email no blog mas não encontrei.

Por favor, se possível entre em contato comigo:

dtmcabrera@gmail.com

Aguardo resposta.


Abs.
Danilo

Unknown said...

sera q vc poderia me esclarecer algumas coisas sobre kazantip eu sou louko pra conhecer kazantip desde 2006
mais e em 2010 q eu vo ter essa chance sera q vc poderia esclarecer algumas coisas sobre lahh se vc puder entrar em contato comigo por e-mail ai vai ele

leoo.perplex@hotmail.com


desde ja agradeco muito

Floriano said...

Que povo preguiçoso...
tratem de se virar e nos encontrar por lá em 2010...

eu volto Andreas...

e não esqueci de te mandar as fotos !!

Thais Videl said...

Eita povo chato! Fiquem em suas casas e não vao estragar país alheio!
hehe

Anonymous said...

olá boa noite

sou portugues e adoro este tipo de festivais
gostaria de lá ir

será k me poderia ajudar ??
há alguma agencia de viagens com pacotes pra ir pra kazantip??

qualker info util agradeço


Obrigado

meu mail : amsg78@gmail.com

Unknown said...

Andreas,

tudo bem?
Quero ir no Kazantip de 2010...

Como faço?
O ingresso (visto) para o festiva é comprado no dia mesmo???

favor enviar e-mail para felipetrc@ibmecsp.edu.br

Valeu!

Abs,

Anonymous said...

Olá Andreas,

Vasculhando informações sobre KaZantip, achei seu blog. Te digo que fiquei meio preocupado com suas impressões do ano passado...
Estou embarcando pra lá na terça próxima dia 10. Peguei um daqueles 3 bed mixed room, por 7 dias. Você já ficou num quarto desse? Dá pra deixar coisas de valor no quarto? Alguma recomendação para um conterrâneo em terras distantes, atrás da mulherada? Penso em passar uns 2 dias em Odessa, vale a pena? Pretendo também ficar uns dias em Kiev e depois vou para a Kraków, Berlim e Amsterdam. Quero fazer um roteiro de Night Clubs.. QQ info helps TKS meu e-mail: terra.sergio@uol.com.br
Abraço.