O titulo deste post tem 2 sentidos:
1) Pelo que eu vi, o criterio do Festival de Nova York melhorou bastante nos ultimos anos. Ainda nao eh uniforme como o dos outros festivais, mas esta mais exigente. A falta de uniformidade vem do processo de selecao de pecas em varios paises.
2) O Festival de Kiev eh o pior Festival que eu jah vi. O short-list nem eh tao ruim. Mas os trabalhos inscritos sao assustadores.
Como exemplo, coloquei ai ao lado um trabalho do short-list que, na minha opiniao, nao entraria nem nos roughs a serem mostrados para o diretor de criacao. O resto das fotos eh material inscrito. Pode olhar, rir e chorar. Eu nao pude fazer isso porque alguem do meu lado podia ser da dita agencia e (conhecendo esse mercado) nao dah para prever quem um dia vai ser seu chefe.
Nos trabalhos fotografados, voce vai relembrar a epoca aurea do Photoshop (ou do paste-up, devido aa qualidade dos anuncios). Vai entender o que eu digo sobre parar na primeira ideia, que eh Lei por aqui. E vai sentir um pingo de inveja sabendo que tem gente ganhando a vida sem 1/4 do esforco que voce faz todo dia para aprovar um misero all-type.
Maaaaaaaaaaaaaas...
Apesar na imaturidade do mercado daqui (ou talvez devido a ela), o Festival de Kiev tem uma coisa muito legal: uma categoria de propaganda zoeira. Nao eh fantasma nao, eh zoeira mesmo. Voce pode zoar o cliente dos outros, fazer parodias, xingar pessoas. Alem de muito divertido (e tosco), eh uma coisa muito saudavel. Essa categoria ajuda a manter os egos nos devidos lugares. Imagine voce poder zoar aquele publicitario que se acha o rei da cocada preta? E o mais importante: nao ser mal visto ou demitido por causa disso. “Se levar menos a serio.” Tai uma coisa que falta ao cego mercadinho brasileiro.
Amanha vou tentar colocar as fotos de Barcelona.
Ateh lah, um beijo do magro.
No comments:
Post a Comment