Thursday, August 04, 2005

Qual eh a diferenca entre amadorismo e despreparo total?

Essa foi a pergunta que rondou minha mente durante os ultimos 4 dias. Aprovamos um anuncio com o cliente, um mero rough (para quem nao eh publicitario, rough eh versao bonita para rascunho). Era um anuncio que combinava foto e ilustracao.

A foto seria de banco de imagens e a ilustracao seria aplicada sobre a foto. Na minha mente brasileira, coisa de 1 ou 2 dias e tudo estaria feito. Hahaha. Claro, soh esqueci de avisar o resto do pais.

Primeiro problema: a foto.
Antes que qualquer publicitario brasileiro pense que eu estou mentindo, limpe a mente de todos os seus habitos de trabalho. Tudo que voce “take for granted” no Brasil. Vamos lah.
Numa agencia como a DM9, conseguir a imagem em alta para trabalhar demora 10 minutos. Eh o tempo necessario para pedir, autorizar e eles mandarem via internet. Aqui, mesmo com a imagem escolhida e aprovada, leva 4 dias. E soh tem um banco de imagem que trabalha na Ucrania. Por sorte eh o Getty/Image Bank que eh dos maiores.

Segundo problema: a ilustracao.
A parte que me parecia mais facil, tornou-se a mais complicada de uma hora para outra. Com o layout aprovado (desconsidere as 32 alteracoes que o cliente pediu depois), parecia uma tarefa simples escolher um bom ilustrador. Pedi para o trafego (porque aqui nao tem RTV nem producao grafica) me mandar o portfolio dos ilustradores que poderiamos escolher.
Resposta: Aqui a gente nao trabalha com portfolio.
Pergunta: E como voces escolhem o ilustrador?
Resposta: A gente manda o trabalho e pede para ele fazer.
Pegunta: Ele quem, se nao escolhemos ninguem?
Resposta: Todos. Podemos fazer uma concorrencia entre eles.

Inteligente pacas o processo.

Para simplificar, perguntei qual deles poderia entregar o trabalho em formato digital (ou vetores) para facilitar a nossa vida. Ela disse que todos trabalham com lapis e nenhum faz o trabalho digital. O que nos leva ao terceiro problema.

Terceiro problema: prazo.

Considerando todo esse caos, como voce entrega um anuncio em 6 dias? Sendo que 2 deles sao sabado e domingo, nos quais ninguem aqui trabalha (ainda bem, ne?).

Resumindo, o anuncio aprovado sexta-feira passada ainda esta na fase de layout. Entrega de material na quarta-feira que vem e o cliente ainda nao liberou a producao porque o logo esta pequeno.

Detalhe: fizemos o layout para pagina dupla e o formato eh A5. Metade de um A4 para os leigos. Esse tamanho foi apelidado de “Ou ideia, ou logotipo”.

Detalhe 2: descobri com esse “erro” que nao se faz pagina dupla na Ucrania. Serio. Os clientes nao usam esse formato.

O melhor de tudo eh que ninguem (OK, talvez eu) esta preocupado.


Agora alguem me responda: isso eh amadorismo ou despreparo? Nao sou profissional o suficiente para responder essa pergunta.


Bjs

5 comments:

Anonymous said...

Eita Alemão!

Mas pelo menos sua máquina de escrever ainda não quebrou!

Abraço!

Herpes

marcia said...

os 2: despreparo que leva ao amadorismo. A sociedade pós soviética não tem vivência de trabalhar com pressão da concorrência; iniciam agora os degraus da modernidade que exige atualização constante; competição + competência + ambição pessoal + comprometimento, por conseqüência estão dissociados.
Por isto você está aí, para puxar o carro de boi, pelo menos para o asfalto. Que desafio!
bjk

Andreas Toscano said...

Herpes, bom te ver aqui.
E para a mae, beijos.

Maíra Ribeiro said...

Andreas, esta é minha primeira aparição aqui, mas sempre leio seu blog e me divirto muito. Deve ser mesmo um grande desafio. Boa sorte e saudades.
Maíra Ribeiro

Andreas Toscano said...

Valeu, Ma. Bjs.