Tuesday, August 09, 2005

Tchongas de papo...

Lembro que ha uns anos eu era fan da coluna do Ricardo Freire. Chamava-se Tchongas (talvez ainda chame). Lembro que num dos textos ele contou tudo que fazia para evitar ter que conversar com motorista de taxi durante a corrida. Eu, ao contrario dele, adoro conversar com motorista de praca. Assim que eu entro no carro, lanco uma pergunta bem generica para fazer o cara falar. A questao eh que eu e ele nos colocamos como protagonistas da corrida. Em outras palavras, tinhamos a opcao de conversar ou nao e, o motorista, a opcao de ser ignorado ou nao.
Como tudo na Ucrania eh diferente, aprendi que eu tambem posso ser coadjuvante nessa historia (ou falta de historia). Aqui, independentemente de falar a lingua ou nao, o motorista pergunta onde voce vai, combina o preco e liga o radio. Sem excecoes. Antes de pisar no acelerador ou ligar o pisca, ele liga o radio no talo. Pouco importa se voce nao gosta da musica ou se voce precisa discutir negocios durante a corrida.
Imagine agora o prazer de viajar num Lada, caindo aos pedacos, no calor de Kiev (no frio deve ser pior), com o som no talo. Digo isso porque pelo carro, voce pode imaginar a qualidade do aparelho de som e dos falantes.

Amanha vou tentar arrumar tempo para escrever sobre outra revelacao bombastica.


Bjs.

No comments: