Thursday, September 08, 2005

Dia de ver o time do coracao jogar.


Make some noise.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Ontem teve jogo pelas eliminatorias da Copa. Agora que eu moro na Ucrania, torco por dois times que jogam de amarelo e azul. O outro voces conhecem bem.

Assistir jogo fora do Brasil eh muito diferente. Eles nao tem torcida organizada porque tudo eh organizado. Os assentos de todos os setores sao numerados (ter assento jah eh uma diferenca), ninguem pula para o lugar mais caro quando o jogo comeca, a torcida tem apenas 3 gritos de "guerra" e faz barulho com instrumentos oficiais (corneta e bastoes inflaveis). Os bastoes inflaveis (foto) fazem um barulho semi-insuportavel (ou seja, sao suportaveis por alguns minutos) e a corneta um barulho completamente-insuportavel (ou seja, dah vontade de enfiar no ** de quem usa logo no primeiro instante). E eles nao param nunca.

Esse foi o primeiro jogo da Ucrania depois de ter garantido a vaga para a Copa. Foi um jogo despreocupado, alegre. Tudo era motivo de festa: ateh a derrota para a Turquia. Todo mundo aplaudiu a jogada turca que resultou no gol. Mas a bem da verdade, a Ucrania dominou o jogo. Soh nao ganhou porque eles realmente sao muito ruins. No final, teve ateh um show pirotecnico (coisa comum por aqui). Mas acho que soh rolou porque jah estava pago.

Uma coisa que chama a atencao no estadio eh a seguranca. Desde a rua, os policiais (centenas e centenas) fazem corredores humanos para que todos caminhem na direcao certa. E a cada 20 metros, tem revista. Eles revistaram minha mochila 4 vezes entre o portao do estadio e o meu assento. Mas o engracado eh o jeito que eles checam se estah tudo certo: eles jogam a mochila para o alto 2 vezes, dao um tapinha embaixo e deixam voce passar (um exemplo de seguranca).

Mas o melhor mesmo ficou por conta do Show do Intervalo. Ao inves do Babao Bueno, coelhinhos da Duracell e fanfarra. Hilario ver coelhinhos cor-de-rosa empolgando a multidao no estadio. Olhe as fotos no flickr (basta clicar na foto ai em cima).

Depois do jogo, fomos ao Vulyk, o melhor restaurante de comida Ucraniana na minha opiniao. Eh um pouco mais caro do que os outros restaurantes de comida tipica, mas vale a pena. A decoracao eh um pouco mais clean (se eh que isso eh possivel num restaurante que tenta imitar um celeiro do Sec. XII) e eles tem uma area externa fantastica, com cadeiras que parecem sofahs (otimas para tomar um vinho, etc.). Fica a dica para quem vier. Hahaha.


Bjs


Ps – Amanha vou para Praga. Fico lah ateh terca. Logo, nao espere nenhum post antes de quarta-feira.

1 comment:

Anonymous said...

best regards, nice info »