Friday, September 23, 2005

Team Building. Mas poderia ter sido Team Reducing.

Como eu disse antes, sabado teve outro treinamento com o pessoal da agencia. Fomos para o mesmo lugar da batalha contra os pernilongos, com os mesmos organizadores, mas dessa vez valeu a pena.

Para comecar, nao tinha mosquito e o objetivo, que era aproximar as pessoas, foi alcancado. Dessa vez, nao era soh caca-bandeira (leia-se correr por 5 horas sem o menor proposito), era uma serie de atividades onde tivemos que conversar, olhar no olho, pedir ajuda e confiar cegamente no outro.

Digo cegamente porque o nivel de seguranca em atividades coordenadas por "profissionais" na Ucrania eh minimo. Dai veio o titulo do post. Conforme eu explico as atividades vai ficar mais claro o que eu quero dizer. E para nao sobrar nenhuma duvida, vou contar a historia de um amigo brasileiro que foi voar de parapente no mesmo dia.

Tudo comecou com uma atividade chamada "Queda na Confianca". Voce tinha que olhar no olho de cada pessoa da equipe, falar o nome dela e preguntar se era possivel confiar nela. Depois, voce subia num toco de um metro e meio de altura, dizia que estava caindo na confianca, fechava os olhos e caia de costas. Unica medida de seguranca: a instrutora olhava entre as pernas de quem ia cair para ver se estava bem centralizado. Deu tudo certo. Mas confesso que do alto dos meus 95kg nao me senti muito aa vontade para me largar na mao de 5 mulheres de 50kg e um cara de 65kg.

Depois, tivemos que atravessar a "Teia de Adversidades". Metade do grupo ia com os olhos abertos, metade com os olhos fechados. Tinhamos que manter contato fisico durante toda a prova e sempre que alguem esbarrasse na teia (feita de fios de nylon), teriamos que recomecar. Depois de recomecar 3 vezes, optamos por colocar as mulheres sobre os ombros com os olhos fechados e atravessar com os olhos abertos. Deu certo e ninguem caiu.

Dali, tivemos uma prova de "Travessia do Rio". Com apenas um galho movel, era preciso fazer com que as pessoas de ambas as equipes chegassem na margem oposta do rio (imaginario) ao mesmo tempo. Se alguem caisse, recomessava. Foi cansativo e tivemos alguns tombos feios, mas ninguem se machucou. Alias, acho que a sorte tem favorecido os propietarios desses negocios.

Pausa para o almoco. Tradicional Chachlik (churrasco Ucraniano) e 10 minutos para dar uma dormidinha na grama. Sem pernilongos foi facil.

Acordamos e fomos para a prova do "Salto em Direcao ao Sonho". Basicamente voce escala uma arvore e salta de uma plataforma em direcao a um trapezio a 20 metros do chao. Nas fotos fica mais claro do que na explicacao. Nao tenho medo de altura, mas a idade dos equipamentos e o fato de saber que os operadores eram Ucranianos me fez pensar um pouco antes do salto. Mesmo com todo o cuidado, me arranhei nos cabos.

Arranhado, fui para a proxima prova "Travessia na Corda". A prova era simples: voce apoia no outro e vai andando numa corda bamba. O sistema de seguranca era o braco de duas pessoas. A queda nao seria tao alta, mas, quando eu cai, meti o joelho na cara do diretor de arte que estava embaixo. Sorte que foi soh isso.

Com o time unido, era hora da ultima prova: O Muro. O objetivo era simular uma tentativa de travessia do Muro de Berlim aa noite. Ou seja, era proibido fazer qualquer barulho e tinhamos que passar todos os 20 integrantes sobre uma parede de 4 metros de altura. Equipamentos de seguranca: minha mao direita e minha mao esquerda. Isso mesmo, se eu vacilasse, alguem da agencia nao estaria trabalhando essa semana. Eh que eu fui o eleito para puxar todo mundo para cima. A galera levantava e eu puxava para cima. Superseguro. Para variar, a sorte estava do nosso lado e ninguem (alem de mim) saiu de lah machucado.

Agora, para ilustrar o que poderia ter acontecido, vou contar a historia do Thiago.

Enquanto eu fazia o treinamento, o Thiago foi voar de parapente. Pagou, assinou os papeis, vestiu o equipamento e… nao voou. Motivo: ele nao sabia voar. Nada mais logico. Deram uma explicacao Tabajara para ele em russo durante 5 minutos e falaram para ele pular da rampa (sozinho!). Nao tinha muito vento. Resultado: ele foi da rampa direto para os arbustos e se arrebentou. Por sorte (de novo), nao foi nada serio. Soh alguns hematomas.

Acho que o instrutor era desses que gosta de dar exemplo e mostrar como se faz as coisas porque, pouco depois, ele mesmo se arrebentou. Ao inves de decolar, despencou da rampa. Um tombo mais feio que o do Thiago. Isso eh Kiev.

Para finalizar, antes de ontem comecou o outono. Preciso como um relogio suisso (acredite de quiser). Tive que tirar a jaqueta do armario depois de quase 6 meses. Sorte que o sol continua brilhando. Vamos ver onde essa brincadeira vai parar...


Bjs.

4 comments:

Anonymous said...

hehe na verdade eu voei como todo mundo. Soh q eu cai nos arbustos !!! Existem coisas que soh a Ucrania faz pra vc !!!

Thiago

Andreas Toscano said...

O pombo sem asa, como diriam os comentaristas...

Anonymous said...

Continue vivo! Por favor!

Abrásss

|\\\> Herpes

Anonymous said...

opa ... você teria fotos destas atividades? Nos temos uma equipe aqui no Brasil que monta atividades parecidas, e eu queria umas ideias novas ... gostei da Teia , mas queria ter uma ideia melhor da estrutura dela .. valeu!