Tuesday, June 13, 2006

Kvas, o drink sovietico.


Galao de Kvas.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Tem gente que diz que cerveja nao eh bebida, eh pao liquido. Pode ateh ser, mas o Kvas eh mais: ele eh feito de pao. A receita tradicional eh simples: agua, pao e fermento. Coloque o pao na agua, deixe dissolver, adicione o fermento, deixe fermentar e pronto. O sabor eh parecido com o da cerveja, mas mais suave e quase nao alcoolico (chega a no maximo 2%).
O Kvas eh uma bebida tipica do verao Ucraniano. Basta aparecer o Sol para aparecerem os vendedores nas ruas. Nessa epoca do ano, voce encontra galoes como esse da foto espalhados por toda a cidade. Eh o caldo de cana do leste europeu: custa pouco e eh vendido em 3 tamanhos com direito a chorinho.
Apesar de ser um drink tradicionalmente sovietico, o Kvas eh muito mais antigo. Dizem que existe desde os tempos de Genghis Kahn. Ainda nao consegui descobrir se foi trazido pelos Mongois, contudo.
Hoje o Brasil estreia na Copa. Eh um bom teste para o Kvas. Vamos ver se assistir o jogo tomando um Kvas Ucraniano bate o prazer de assitir o jogo tomando uma Cerveja Brasileira.


Fui.

2 comments:

Fred Neumann said...

Deas, meu amigo, vais chapar com Kvas?
Vai ter que tomar uns 20, hein, hahaha!
Legal saber destes produtos diferentes dos nossos.
Bom jogo pra ti!
Aproveito pra te avisar que lancei um blog coletivo, de dupla, com meu amigo Biel. O endereço é invejaconsagrada.blogspot.com

Abraaaaazzzzio!!

Andreas Toscano said...

Nao dah, Fredao. Kvas eh um copinho e olha lah... Vou dar uma olhada no seu blog novo.

Dudu, faz tempo que eu nao ouco de voce. Depois me conta como estao as coisas em Goias. E acho que voce pirou no comentario: voce prefere pao ou breja? Ou Kaiser nao eh breja?

Abrassssssssss