Friday, July 18, 2008

Bem-vindo ao Cazaquistao.
48 horas de aventura.


Restaurante de estrada.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Se voce assistiu Borat, voce nao tem ideia do que eh o Cazaquistao. Confesso que eu tambem nao tinha. Aquela imagem de vilarejo pobre do Leste Europeu nao tem nada a ver com esse vilarejo rico da Asia. A unica coisa que se aplica ao pais eh que, sem duvida, ele nao eh um lugar comum. Antes de comecar a descricao, peco desculpas aos residentes, cidadaos e simpatizantes do Cazaquistao por qualquer generalizacao. Isso porque o pais eh enorme (do tamanho da europa ocidental inteira) e eu soh conheci um pouquinho da costa Oeste.
A primeira coisa que se nota ao chegar no Cazaquistao eh que o povo lah nao eh europeu. Nao me refiro aos habitos nao: eles tem rosto de oriental. A populacao eh predominantemente islamica. Ou seja, a ideia de judeus e prostitutas loiras do filme nao condiz em nada com a realidade local. E isso eh outra coisa engracada. Imagine um pais sovietico (Lenin, Stalin, etc.), onde todos falam Russo, mas parecem chineses (mais uma vez, peco desculpas a todos os individuos supramencionados pela compacao). Depois nao entendem porque os paises querem ser independentes.
No Cazaquistao, estao situados 30% de todos os recursos naturais da antiga Uniao Sovietica. O "presidente" estah no poder ha mais de 20 anos (pode sonhar, Lula) e a populacao eh de apenas 18 milhoes de pessoas. Resumindo, o Cazaquistao eh um deserto milionario. As cidades de Almaty (antiga capital) e Astana (nova capital), sao centros de riqueza e ostentacao que deixam ateh Russo de queixo caido (pele menos eh o que eu li e ouvi).
Mas vamos falar de Aktau, que foi a cidade onde eu fiquei. Eh uma cidade nova, com apenas 45 anos, onde os contrastes sao evidentes: voce ve os antigos predios sovieticos ao lado de casas iguais aas de Miami, e milhares de obras levantando predios para todo lado. Aktau nasceu por causa do petroleo. Nao tem muito alem disso por lah. Ela fica aa beira do Mar Caspio, maior lago da Terra e convive com os extremos de temperatura caracteristicos desse lado do mundo (40C no verao, -30C no inverno).
Agora, hora de se divertir. Apesar de a agua do Mar Caspio ser azul e cristalina como a do Mediterraneo, ela nem sempre eh limpa e as praias... feias. A gente foi na melhor praia de lah (tinha ateh cerca para manter o pessoal fora) e deu muita risada. Ateh a palmeira era fake. A agua eh extreeeeemamente gelada e soh permite mergulhos ocasionais. Como eu disse, Aktau eh nova e, por causa disso, as ruas ainda nao tem nome. Para explicar para um taxista onde voce vai, basta dizer o numero do quarteirao e o numero da casa. Sensacional.
Saindo das cidades (isso eu ouvi que se aplica a Almaty e Astana tambem), voce encontra um deserto sem fim. Quilometros e quilometros de terra e grama, habitados por cavalos (poucos) e CAMELOS (muitos). Os camelos sao as vacas do Cazaquistao: vivem pastando, fornecem leite e causam alguns acidentes na estrada. Lembro que a coisa mais estranha ao ver os camelos foi "Cade o dono desses camelos?". Ateh entender que eles sao animais "selvagens" demora um pouco.
E foi acompanhado por esse pano de fundo que rumamos para o local da filmagem. Foram 5 horas e meia num micro-onibus sem ar condicionado, numa das piores estradas que eu jah vi (a BR parecia estrada europeia perto dela), para chegar a um poco de petroleo no meio do nada, filmar o negocio subindo e descendo e voltar. Mais 5 horas e meia... Quer dizer, 6 horas e meia porque furou o pneu na volta. O que eu posso dizer eh que em apenas 48 horas deu para:

- Ir aa Asia pela primeira vez (Istambul nao conta).
- Conhecer o Mar Caspio.
- Tomar Iogurte de leite de camelo.
- Comer doce de leite aa base de leite de camelo.
- Comer carne de cavalo.
- Comer Beluga (peixe).
- Tocar petroleo.
- Ver uma briga de amigos, com direito a pedradas e tudo (video abaixo).
- Dormir 7 horas.
- Rir muito.

Voltei quebrado, olhando para o boarding pass feito aa mao do Aeroporto de Aktau e com vontade de voltar logo para esse lugar impressionante. Amanha vou para o Chipre. Tem foto de tudo isso no Flickr.

Aguarde.

Ps - Esse eh o primeiro post com hyperlink para quem quiser mais informacao sobre os lugares. Basta clicar no nome de cada lugar.


7 comments:

Fabiana... said...
This comment has been removed by the author.
Fabiana... said...

ahhh esqueci... fotos perfeitas!

Anonymous said...

O que este desgraçado fez para apanhar mais que cão sarnento?

Andreas Toscano said...

Aparentemente, roubou o maco de cigarros do amigo. Serio.

Anonymous said...

Deas, que saudade... menino!
Encontrei seu site numa pesquisa no google, através da palavra "Copacabana"... genial. Caralho, viagens incríveis hein?! Adorei o porshe em cannes... e esse post do cazaquistão. Se cuida aí... acabei de saber q a russia está em guerra com a georgia. Um tanto surreal, aliás. Beijos e até. Marilu.

Claudia said...

adoro seu blog

Andreas Toscano said...

Mariluuuuuuu.
Ta onde? Espera que tem mais 5 viagens para atualizar...

Obrigado.