Wednesday, May 11, 2005

Lviv, Cracovia e as minas do Rei SALomao.


Obrigado, Senhor Sal.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Ontem voltei ao trabalho. Dificil acreditar, mas eh a realidade. Foram 4 dias de viagem maravilhosos, nos quais, mais uma vez, notei como esse povo eh unico.

Tudo comecou na quinta-feira aa noite. Logo depois do trabalho fomos para a estacao de trem de Kiev, com uma pequena pausa para comprar guloseimas (leia-se mais alcool do que qualquer outra coisa). Compramos tudo quanto eh tipo de comida desidratada e muita bebida: cervejas, vinho, vodkas e vermouths (Alemao, o Dry Martini vai imperar comigo aqui). E todo mundo bebe no trem. Prova disso eh que toda cabine tem abridor na parede e a garrafa de vinho vem com saca-rolhas. Ja que o assunto eh trem, vamos aa primeira das primeiras excentricidades Ucranianas (ou sovieticas).

O trem que nos viajamos deve ser de 1950 e, com certeza, nunca passou por reformas. Nos fomos de "primeira classe", mas deu para andar pelo trem todo. A "primeira classe" se resume a um cubiculo de 2mx2,5m, com 4 camas de couro vermelho e uma mesinha. Ah, e uma porta! Porque nas outras classes nao tem porta: parece trem de carga (humana). E ainda tem a classe "sentados em grupo". Imagine uma viagem de 5 dias sentado no trem, como alguns trechos para a Russia. Anyway...
Depois de rir de tudo, dormimos. Proxima surpresa: ser acordado por uma musiquinha sovietica tradicional. As letras falam que um homem de 40 anos ainda tem capacidade de amar (malicia, hum?). Clique AQUI para ouvir a musica enquanto le.

LVIV
Chegamos, entao, a Lviv. Cidade que parecia bem simples aas 7 da matina. E nos ainda tinhamos que comprar a passagem de onibus para a Polonia do outro lado da cidade. Fizemos esse trajeto num onibus municipal. Nem preciso dizer que ele era novo como o trem, ne? Tudo arrebentado e, acredite se quiser, capaz de sediar um funeral. O onibus tem assentos virados para o centro na parte de tras e um espaco para colocar o caixao. Nada como o Estado que pensa em tudo.
Isso (1h20 de busao) foi suficiente para o sol aparecer. Do nada, a cidade ficou linda. Lviv eh uma cidade tipica europeia. Durante anos ela foi parte da Polonia e, por isso, nao tem tantos tracos sovieticos. La, por exemplo, nao se fala russo: soh ucraniano. As fotos explicam melhor o que eu quero mostrar da cidade.
Fora os monumentos e igrejas (deve ter umas 200), Lviv tambem tem muitas comidas tipicas da Ucrania, como o Salo Chocolade. Em bom portugues: gordura de porco coberta com chocolate. Tem gosto de bacon cru no comeco e chocolate para estragar um pouco mais no final. Feche os olhos que dah tudo certo.
Depois de uma excursao pela cidade e por quase todos os bares/coffee shops (de cafe!), era hora de pegar o onibus para Cracovia. Esse onibus, como todos da Ucrania, soh passa filmes sovieticos. Voce nao imagina o que eh assistir Os Trapalhoes difarcado de filme de arte. Os personagens todos vestidos com roupa de epoca fazendo pastelao e aquelas cenas com camera acelerada. O pessoal achou que eu era louco, de tanto que eu ria sozinho.

CRACOVIA
Antes de chegar a Cracovia, passamos pela fronteira (claro). A saida da Ucrania foi tranquila e, a entrada na Polonia, perfeita. Eh que a Polonia esta entrando na Comunidade Europeia e eu, como bom alemao, estava em casa. A fiscal veio perguntando de tudo para todo mundo que estava no onibus: de onde vem? Para onde vai? Vai fazer o que? Tem dinheiro? Quanto? Deixa eu ver! Etc. Quando chegou minha vez, ela soh disse: "Andreas, obrigado." A cara da galera foi hilaria. Porque eles precisam de visto para qualquer pais. E eles tem dois passaportes: um para territorio nacional e outro para viajar para o exterior. A cada 5 anos eles tem que colar uma foto atual nos dois. Eh legal porque voce ve as mudancas no rosto da pessoa (cabelo tambem) e eles tem pagina para colocar fotos ate os 60 anos de idade.
Nessa hora, achei que o jogo iria se inverter. Eles seriam o turista e eu o tradutor/guia. Ledo engano. Em Cracovia tambem eh raro encontrar quem fala ingles (nao tao raro, obviamente) e o Polones (lingua) eh muito parecido com o Ucraniano. Em outras palavras, continuei como turista mesmo. O que eh bom porque eu nem me preocupei com nada.
Ficamos na estacao de onibus durante 3 horas. Primeiro porque nao tinha nada aberto aas 5h30 da matina. Segundo porque a gente precisava resolver onde ia dormir (o hotel nao segurou a reserva como eu previ num post anterior). Conseguimos um apezinho legal e comecamos a passear. Cracovia eh lindissima e tem uma vantagem sobre muitas cidades: todos os monumentos e lugares turisticos ficam dentro de um circulo de 2 km de raio. Da para fazer tudo a peh.
Antes de dormir, fomos a um show de jazz tomar uma cerveja. Foi muito engracado. Os caras tocavam mal pacas. Improvisavam lendo partitura (ou seja, nao improsavam) e a garconete estava aa beira de um ataque de panico. A gente chamava ela e via que ela comecava a tremer. Quando ela errou um pedido, entao, foi o fim. Ela nao saiu mais detras do bar.
Situacoes aa parte, eh impressionante como cruzar uma fronteira pode fazer diferenca. Em Cracovia, nao tem "problema" ser turista porque quase todo mundo eh. E eles vivem disso. Fora que voce se sente mais habituado com o clima capitalista. Encontrar os mesmos produtos e habitos ocidentais que a gente estah acostumado eh muito bom. E estamos falando de 300/400 km entre uma cidade (Lviv) e outra.

WIELICZKA
No dia seguinte, era hora de conhecer as Minas de Sal, em Wielicza (30 minutos de Cracovia). A extracao de sal nessas minas comecou no seculo XVIII e continua ateh hoje. Atualmente, a exploracao tem outros fins. Retira-se pouco sal e coloca-se muito turista. Sao 300 kms de passagens e caminhos, usados ha 700 anos pelos mineradores. As minas tem 9 niveis e chega a mais de 300 metros de profundidade. Nos soh podemos ir ateh o terceiro nivel (130 m), mas dah para ficar impressionado. No quinto nivel tem ateh um spa. Quem sabe da proxima vez... Dentro das minas existem capelas, camaras, igrejas, esculturas e luminarias feitas de sal. As paredes sao de sal, o chao eh de sal e, bem, acho que deu para entender. Eh impressionante. As minas entraram na lista de patrimonio mundial da UNESCO em 1978 e mantem-se muito bem conservadas.
Destaque do passeio: o elevador. Durante as 3 horas de passeio, voce desce escadas infinitas e passagens esculpidas em sal. A volta eh feita num elevador de carga. Medidas do elevador: 0,80m x 1m x 2m (altura). Nao tem iluminacao e eles colocam 6 pessoas por vez. Imagine o aperto. Coitado do japones que caiu no nosso elevador. Cinco loucos e um timido. Foi hilario.

A(s) VOLTA(s)
Voltamos para Cracovia depois do passeio e, mais uma vez, fizemos um roteiro gastronomico. Comemos num restaurante tradicional e seguimos para a estacao de onibus. Rumo aa Ucrania.
Na ultima parada para ir ao banheiro, uma coisa engracada. Na lojinha do posto (essas tipo AM/PM), vendia vibrador, vagina de plastico (nome perfeito: pocket pal) e acessorios. Eh aquela coisa: "Um jornal, um chocolate e uma vagina, por favor." Hahahaha. Coisa de europeu.
Em Lviv, reiniciamos o roteiro de comida non-stop. Alternamos entre 4 ou 5 bares/restaurantes durante o dia todo. Fizemos apenas uma pausa no museu de armas da cidade. Foi legal porque vimos armas antigas e entramos direto no cinema para assistir "Cruzada". Vimos como as armas do museu eram usadas, apesar do filme ser fraquissimo.
De lah, fomos para a estacao de trem. Acredite se quiser, o trem de volta era pior que o primeiro. Como era volta de feriado, tivemos que pegar o trem extra. Um trem mais antigo, mais detonado, mais lento e com mais paradas do que o primeiro. A gente apelidou o trem de refrigerador. Foi fogo dormir. Os cobertores eram curtos e estava frio pacas.
Apesar de tudo, chegamos e eu jah fui direto para o trabalho. Tinha reuniao. Fazer o que?

As fotos mostram os monumentos e as historias. Assim, eu nao preciso escrever tanto aqui. O link simplificado eh: http://www.flickr.com/photos/andreasemkiyv .

Beijos.

3 comments:

Fred Neumann said...

Putz, não precisa nem falar.
Tô viajando junto!
Sensacional!
Caraca, ficar sem ver filme em inglês vai ser foda, hein, Deas!
E DVD, tem aí em massa?

Enfim, baita experiência de vida, show!
Ah, mandruvá volta, dia 20!

Abrasss,

Fredão

Andreas Toscano said...

Fredao, nao tem muitos titulos nao. E os caras nao assistiram muitos dos filmes bons da vida. Magnolia, Os Suspeitos, etc. Quando sai numa revista e eles veem que eu tenho, eles piram. O problema eh que meu DVD ainda nao ta funcionando. To esperando o controle remoto chegar do Brasil. Tomara que o correio daqui seja bom como o nosso...

ps - Infelizmente nao poderei ir ao show da Mandruva. Se eu tivesse ai, voce sabe que eu iria.

Anonymous said...

Keep up the good work
» » »