Tuesday, October 23, 2007

Bem-vindo a Riga.

Com quase um mes (ou mais de atraso), vou comecar as atualizacoes do blog. Foi um mes corrido. O que me surpreende eh que, cada vez que eu falo isso, o mes fica mais corrido. Ateh onde dah para ir?
Bem, voltando ao que interessa: Letonia. Interessa a quem? Se voce conhece a historia do pais, sabe que ela jah interessou a muita gente.
A Letonia eh um desses paises que por um acaso do destino caiu exatamente no meio das maiores confusoes historicas recentes (Guerras e Regimes). Eh o cara que nunca vai no estadio e, quando vai, acaba machucado em briga de torcidas. Alias, um dos museus da pequena Riga (talvez o mais interessante) chama-se Museu da Ocupacao e relata a historia de todas as invasoes no pais.
A ocupacao mais recente foi o "convite" para a Letonia de unir aa antiga Uniao Sovietica. A principio, os Russos chegaram como salvadores da patria, expulsando os Alemaes nazistas de lah. Mas isso durou soh o tempo de os Russos perceberem o potencial economico e geopolitico da pequena nacao. A partir dai, foi morte a todos que nao gostavam de se sentir invadidos.
Esse episodio recente (a Letonia reconquistou a independencia em 1991) gerou uma situacao muito curiosa no pais. Apesar de ter lingua, cultura e historia propria, Riga eh uma cidade dividida entre Russos e Letoes. Metade da cidade fala uma lingua, metade fala outra. Eles nao se gostam, mas se respeitam. O engracado para quem vem da Russia eh ver como os habitos sao os mesmos. Os Russos de lah continuam pensando, agindo e se vestindo como Russos daqui, equanto os Letoes tem um orgulho reprimido e se comportam ao maximo como Europeus ocidentais. Alias, a moeda deles eh quase tao forte quanto aa da Inglerra. Nada mal, ne?
Como nao? A propanda de lah... Fui para Riga a convite do meu amigo Darlan, diretor de criacao da BBDO, no final de semana do maior premio da regiao, o Golden Hammer. Acho que o nome jah diz o que deveria ser feito com a maioria dos trabalhos. O Darlan, assim como eu, tah num mar de lama, remando contra a mare. Qualquer coisa boa que a gente consegue fazer desses lados eh visto quase como milagre. Ainda bem. Eh para isso que estamos aqui. Para isso e para atrasar os posts do blog.

Fui.

Ps - Hoje o Flickr vai estar cheio de fotos.

No comments: