Tuesday, October 23, 2007

Primeira visita familiar.


Famila reunida.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Dia 9 de outubro eh aniversario do meu pai. Se voce esqueceu, eh tarde para dar os parabens. Sorte sua que voce nao conhece ele nesse caso. Enfim, este seria apenas mais um dia para nao esquecer de jeito nenhum de ligar para o Brasil e falar com a familia. Nem precisou.
Esse ano, meu pai e a esposa dele voltaram a Moscou. Ambos jah estiveram aqui em epocas bem diferentes. Meu pai esteve aqui com minha mae em 1984, bem no periodo Sovietico. A esposa dele esteve aqui em 1991, durante a queda da Perestroica, com tanques na rua e tudo. O que eles viram foi uma Moscou europeia, com tudo que uma cidade grande tem. Fora isso, viram uma cidade bonita, jah que naquela epoca nao havia cores, luzes, fontes, predios e jardins tao evidentes.
A Moscou que eu vi tambem foi diferente. Isso porque a gente aproveitou para fazer passeios turisticos que eu tambem nao tinha feito ainda. Fomos no Centro de Pavilhoes VDNX (eh soh uma sigla, nao se preocupe), na feira de artesanato Izmailova (onde fica o Museu da Vodka) e outros tantos lugares. Principalmente restaurantes, jah que o tempo deu uma virada antes de eles chegarem. Esse restaurante da foto, por exemplo, chama-se Gato Preto e eh um revival do periodo Sovietico. Toda a decoracao eh antiga e os alto-falantes ficam tocando a radio com as noticias da epoca. A vodka, claro, tambem eh sensacional.
No restaurante em que comemoramos o aniversario dele, o diferencial fica por conta da vista. Fica no 22o andar de um predio que simula um modulo lunar (eh o predio da Academia de Ciencias). Para ter certeza de que a noite seria inesquecivel, meu pai roubou um candelabro do restaurante. Apenas um lembrete de que voce pode sair do Brasil, mas o Brasil nao sai de voce. Mesmo se voce for alemao...


Abrasssssss.

Ps - Da uma olhada no meu pai de chapka no meu Flickr.

No comments: