Wednesday, October 31, 2007

Kiev: Aniversario + Comentario.


Tha old crew.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Esse final de semana foi aniversario de um amigo meu da Ucrania. Bem, na verdade, ele eh meio sueco, meio turco e jah morou em tudo que eh lugar. Mas isso nao vem ao caso, o caso eh que eu tive que ir a Kiev.
Pela primeira vez, fiz essa viagem de trem e realmente vale a pena. Voce dorme a noite toda e acorda na cidade. Como a estacao de trem daqui eh perto na minha casa e, a ge lah, perto da dele, nao poderia ser melhor. O grande problema de voar aqui de Moscou eh chegar no aeroporto. Apesar de ficar a apenas 21km do centro, essa viagem raramente leva menos de 2 horas em dias de semana. Some isso aas 2 horas de antecedencia do voo, etc. e voce perdeu o dia todo.
O comentario que eu queria fazer eh que Kiev nao para de mudar. Quando morei lah, sentia que a cidade mudava a cada 6 meses. Era como mudar de vizinhanca. Continua assim. A ultima vez que eu fui para lah for em maio (!) e, de lah para cah, a cidade parece outra: mais bonita, moderna e nao menos arborizada. Os predios das principais ruas sao os que mais mudam: reformados e pintados com novas cores. Eu acho que Kiev vai ser a nova cidade turistica do Leste em breve.

Proximo final de semana eh de viagem de novo porque tem feriado. Depois eu conto mais.

Fui.

Tuesday, October 23, 2007

Eu e Holyfield.


Eu e Holyfield.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Duas semanas atras, outro visitante veio a Moscou: Evander "The Real Deal" Holyfield. Assim como aconteceu com meu pai, tive que me organizar para ve-lo.
Ver o Holyfield de perto eh o tipo da coisa que acontece uma vez na vida. Mas, para mim, teve um sabor ainda mais especial porque meu avo eh apaixonado por boxe e desde pequeno eu ouco ele comentando lutas. Foi uma honra ligar para ele minutos antes de ir para o ginasio e dizer "Vo, sabe quem eu estou indo ver agora?". O melhor de tudo foi a resposta: "O Holyfield?".
A luta em si nao foi espetacular. Os dois se respeitaram demais na minha opiniao e o resultado nao foi justo. Holyfield bateu mais e perdeu nos pontos. Independente do resultado, valeu pela foto. Muito melhor do que a que eu tinha ateh pouco tempo atras, tambem ao lado de Holyfield. Eh que a outra tinha sido tirada no Museu de Cera de NY.


Fui.

Ps - Tinha colocado uns videos no YouTube, mas deletaram por causa de direitos autorais. As fotos no Flickr vao ficar. ;-)

Primeira visita familiar.


Famila reunida.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Dia 9 de outubro eh aniversario do meu pai. Se voce esqueceu, eh tarde para dar os parabens. Sorte sua que voce nao conhece ele nesse caso. Enfim, este seria apenas mais um dia para nao esquecer de jeito nenhum de ligar para o Brasil e falar com a familia. Nem precisou.
Esse ano, meu pai e a esposa dele voltaram a Moscou. Ambos jah estiveram aqui em epocas bem diferentes. Meu pai esteve aqui com minha mae em 1984, bem no periodo Sovietico. A esposa dele esteve aqui em 1991, durante a queda da Perestroica, com tanques na rua e tudo. O que eles viram foi uma Moscou europeia, com tudo que uma cidade grande tem. Fora isso, viram uma cidade bonita, jah que naquela epoca nao havia cores, luzes, fontes, predios e jardins tao evidentes.
A Moscou que eu vi tambem foi diferente. Isso porque a gente aproveitou para fazer passeios turisticos que eu tambem nao tinha feito ainda. Fomos no Centro de Pavilhoes VDNX (eh soh uma sigla, nao se preocupe), na feira de artesanato Izmailova (onde fica o Museu da Vodka) e outros tantos lugares. Principalmente restaurantes, jah que o tempo deu uma virada antes de eles chegarem. Esse restaurante da foto, por exemplo, chama-se Gato Preto e eh um revival do periodo Sovietico. Toda a decoracao eh antiga e os alto-falantes ficam tocando a radio com as noticias da epoca. A vodka, claro, tambem eh sensacional.
No restaurante em que comemoramos o aniversario dele, o diferencial fica por conta da vista. Fica no 22o andar de um predio que simula um modulo lunar (eh o predio da Academia de Ciencias). Para ter certeza de que a noite seria inesquecivel, meu pai roubou um candelabro do restaurante. Apenas um lembrete de que voce pode sair do Brasil, mas o Brasil nao sai de voce. Mesmo se voce for alemao...


Abrasssssss.

Ps - Da uma olhada no meu pai de chapka no meu Flickr.

Memorias Postunhas.


Caiu.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Esse post eh meio nojento, mas eh importante para quem quer me conhecer melhor. Esqueca a foto e concentre-se no texto (se voce conseguir).
Tem tres coisas que me afligem e que eu achei que ia passar a vida isento: fratura, queda de unha e dente quebrado. Cicatriz e outros eu ateh acho legal porque conta a historia da vida.
Bem, ateh os 18 anos o plano estava indo bem. Foi nessa idade que eu quebrei a perna andando de patins. Foi uma fratura feia, que me deixou 1 mes de cama, 1 de muletas, 1 de gesso com saltinho e 1 com protese. Lindo...
Ateh ai, tava em vantagem: 1/3 das desgracas. Uns 2 meses atras, teve um campeonato de futebol de agencias de propaganda e nos participamos. Foram 8 jogos em 3 horas, embaixo de um peh d'agua do cao. Devido ao esforco, ao calor na chuteira e aa umidade, a unha do dedao esquerdo arregou. Ela ficou capenga por mais de um mes, ateh cair na semana passada. Agora tem soh um projeto de unha pela metade. Lindo...
Pelas minhas contas, aos 40 vou quebrar um dente e virar um ser humano completo. Ou incompleto se eu nao tiver dinheiro pra concertar. Alias, torca para minha unha crescer direito.


Fui.

Bem-vindo a Londres. Welcome to The Show.


Time for The Show.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Nao tem muito o que falar sobre uma cidade como Londres. Se voce conhece, conhece. Se nao conhece, alguem jah te falou tudo que tinha pra falar. Se, mesmo assim, voce ainda estiver curioso para ver algumas das mais atracoes mais fotografadas do turismo internancional, vah ao meu Flickr.
O que Londres teve de especial dessa vez foi O show de Ricky Gervais. Alias, ele sim falou: 1h30 de stand up comedy de primeira. Para quem nao sabe, Ricky Gervais eh o maior nome da comedia britanica, criador, diretor e ator nas duas series premiadas com BAFTAS, EMMYS e todas as outras letras do abecedario: The Office e Extras. Ele tem outros shows de stand up (Animals e Politics) que sao geniais. Esse eh o terceiro. Chama-se Fame e tem um pouco a ver com a mudanca na vida dele ao ir do anonimato ao estrelato de uma hora para a outra. Assim que sair o DVD, eu te empresto. Se voce fala ingles e quer uma previa do que eh Ricky Gervais, clique aqui.
A outra coisa divertida em Londres foi o hotel que eu fiquei. Fica a 12 passos de Trafalgar Square e dah para ver todos os monumentos da janela. Eu fazia sight seeing ateh indo no banheiro durante a noite. Melhor que isso, soh morando em Buckingham. Pensando bem, melhor nao.

Fui.

Bem-vindo a Riga.

Com quase um mes (ou mais de atraso), vou comecar as atualizacoes do blog. Foi um mes corrido. O que me surpreende eh que, cada vez que eu falo isso, o mes fica mais corrido. Ateh onde dah para ir?
Bem, voltando ao que interessa: Letonia. Interessa a quem? Se voce conhece a historia do pais, sabe que ela jah interessou a muita gente.
A Letonia eh um desses paises que por um acaso do destino caiu exatamente no meio das maiores confusoes historicas recentes (Guerras e Regimes). Eh o cara que nunca vai no estadio e, quando vai, acaba machucado em briga de torcidas. Alias, um dos museus da pequena Riga (talvez o mais interessante) chama-se Museu da Ocupacao e relata a historia de todas as invasoes no pais.
A ocupacao mais recente foi o "convite" para a Letonia de unir aa antiga Uniao Sovietica. A principio, os Russos chegaram como salvadores da patria, expulsando os Alemaes nazistas de lah. Mas isso durou soh o tempo de os Russos perceberem o potencial economico e geopolitico da pequena nacao. A partir dai, foi morte a todos que nao gostavam de se sentir invadidos.
Esse episodio recente (a Letonia reconquistou a independencia em 1991) gerou uma situacao muito curiosa no pais. Apesar de ter lingua, cultura e historia propria, Riga eh uma cidade dividida entre Russos e Letoes. Metade da cidade fala uma lingua, metade fala outra. Eles nao se gostam, mas se respeitam. O engracado para quem vem da Russia eh ver como os habitos sao os mesmos. Os Russos de lah continuam pensando, agindo e se vestindo como Russos daqui, equanto os Letoes tem um orgulho reprimido e se comportam ao maximo como Europeus ocidentais. Alias, a moeda deles eh quase tao forte quanto aa da Inglerra. Nada mal, ne?
Como nao? A propanda de lah... Fui para Riga a convite do meu amigo Darlan, diretor de criacao da BBDO, no final de semana do maior premio da regiao, o Golden Hammer. Acho que o nome jah diz o que deveria ser feito com a maioria dos trabalhos. O Darlan, assim como eu, tah num mar de lama, remando contra a mare. Qualquer coisa boa que a gente consegue fazer desses lados eh visto quase como milagre. Ainda bem. Eh para isso que estamos aqui. Para isso e para atrasar os posts do blog.

Fui.

Ps - Hoje o Flickr vai estar cheio de fotos.