Wednesday, May 04, 2005

Feriado, passeios e diferencas.


Heil.
Originally uploaded by Andreas Toscano.
Aos assiduos leitores do meu blog, desculpas. Esqueci de avisar que aqui seria feriado na segunda e na terca-feira. Agora ja foi. Soh me resta compensar a falta com muitas novidades. E eh exatemente o que eu vou fazer.
Esse feriado me deu chance de passear bastante pela cidade e de conhecer mais coisas sobre essa nova cultura. Por isso, vou separar tudo em topicos. Assim, os preguicosos podem ler soh o que acharem mais interessante.

KIEV
Kiev esta mais bonita a cada dia. As arvores nao param de me surpreender. Seja pelas cores, pelos formatos ou pela absurda quantidade delas. O sol tem brilhado ateh as 21h30, o que tira um pouco da nocao de horario. Voce pensa em tomar um lanche da tarde quando jah sao 20h30. E eles dizem para eu nao me preoupar porque, no verao, o sol vai brilhar ateh 22h30. Tesao.
No sabado, caminhei por 5 horas. Comecei no Obelisco dos Soldados e, em seguida, fui conhecer o famoso Monasterio de Lavra, um complexo de igrejas e cavernas onde alguns religiosos resolveram se isolar do mundo. As igrejas (que nao foram destruidas na segunda Guerra) tem o interior original do seculo 12 e o exterior reconstruido do seculo 18. Sao lindas e muito diferentes do que a gente esta acostumado: o chao eh de ferro, as paredes sao todas pintadas e, no lugar do altar, tem apenas icones de adoracao.
Ja as cavernas, sao uma historia aa parte. Todos os monges que viveram lah nos ultimos anos estao "expostos" nas cavernas. Isso mesmo: num caixao de vidro, mas com o rosto coberto. Pela cor das maos, voce pode imaginar como anda o rosto do rapaz (confira AQUI). Dentro das cavernas eh proibido conversar, tirar fotos, etc. Voce deve carregar uma vela na mao esquerda durante todo o trajeto. Eh tudo apertado e escuro. E lotado. A quantidade de fieis no lugar eh incrivel. Sem falar que eles param para beijar cada caixao e pintura. Alias, os altares subterraneos sao bem bacanas. Soh que, depois de uns 10 minutos, dah vontade de correr para fora.
De Lavra, caminhei ateh o Memorial da Guerra. Lah fica a estatua da Terra Mae. Parece filme de ficcao cientifica: uma mulher de ferro com 75 metros de altura. Como tudo que a USSR fez, eh impressionante. Lah, eh possivel ver os tanques, avioes, helicopteros e canhoes usados. Na base da estatua fica o Museu da Guerra, com tudo que eles coletaram durante a Segunda Guerra. Tem ateh uma luva feita com pele de judeus...
Aproveitando o sol, fui ao Jardim Botanico que tem perto de casa. Eles tem uma colecao fantastica de arvores de Magnolia. A flor delas eh digna do filme: sao enormes e maravilhosas. Dali, caminhei ateh a estacao de trem e troquei uma passagem.
No domingo, foi a vez do Mariyinski Park, um parque que dah a volta na cidade (praticamente). Lah fica o Palacio Mariyinski, criado pelo arquiteto Rastrelli em 1750 (e, como tudo, reconstruido apos a Guerra II). Ao lado dele fica o Parlamento. Ainda no parque, passei pelo estadio do Dynamo (onde joga o Rogrigo do SPFC), pelo Museu da Agua, pela Ponte do Amor, ateh chegar no Arco da Amizade.
De volta ao Arco da Amizade, subi para o outro lado do parque. Lah fica a estatua de Wladimir, o grande. Foi ele quem batizou o primeiro Estado Eslavico, que deu origem aa Ucrania e, mais tarde, aa Russia. Passei por tras do Monasterio de St. Michel e fui para o antigo coracao de Kiev, a Igreja Decimal. Soh resta a base dela, mas de lah se ve a Igreja de St. Andreas (eba!), que eh bem bonita e tem uma escadaria digna do Bomfim. Descemos a Andriivskyi Uzviz, uma rua onde todos os artistas e vendedores de artesanato expoem suas coisas (digo coisas porque tem cada lixo...). Ia voltar ao topo da colina pelo funicular, mas estava lotado demais por causa do feriado.
Segunda e terca, foram mais dedicados aa diversao. Fui escalar com a galera da agencia, treinei, jogamos bilhar russo e basquete. O bilhar russo merece uma explicacao. Eh um jogo mais dificil e inteligente que o bilhar normal. Todas as bolas tem a mesma cor e voce pode derrubar tanto a bola que voce bateu com o taco como a que foi movida pela outra bola. A mesa eh enorme, as bolas sao grandes e a cacapa eh minuscula (eh da largura da bola). Valeu.

Para ver todas as fotos, clique na foto ai ao lado.

CULTURA
Por mais que os jovens aqui usem os celulares mais modernos do mundo, tenham roupas da DIESEL e gostem das mesmas coisas que a gente (leia-se pessoas do Ocidente), existe uma distancia enorme entre nossas culturas. A influencia americana nao eh tao forte por aqui e nada que foi feito antes da queda do Comunismo chegou nesses lados. Basicamente, isso quer dizer que ninguem aqui ouviu falar de Seinfeld (nem o pessoal da agencia). Eu estou introduzindo esse habito aos poucos. No cinema, eles tem os filmes europeus (russos e ucranianos tambem) e os americanos em menor quantidade do que no Brasil. Musica americana aqui quase nao chega. Eles nao sabem quem eh Jack Johnson ou outros "expoentes" da musica internacional. Em compensacao, amam musica brasileira de paixao. Ateh foi trilha de um comercial de cerveja da agencia. Eh muito louco...
Outra coisa curiosa (e boa) sao os snacks que acompanham a cerveja (sempre quente). No lugar das batatinhas, eles costumam comer peixes e frutos do mar desidratados. Eu adoro. Tem peixe, lula, polvo, lagosta, camarao... Inclusive eles vendem na rua a versao caseira desses snacks. Delicioso. Bom como o Borsch, sopa tradicional da Ucrania.
A religiao daqui eh forte como a do Brasil. A diferenca eh que aqui eles seguem a Igreja Ortodoxa. Sao serios devotos dos costumes. Nao tem lugar para Igreja Universal ou qualquer outros ladroes santos que nao os oficiais. Por esse motivo, a Pascoa foi nesse domingo. Tambem teve ovos de Pascoa. A diferenca eh que os ovos eram de verdade. Eles comem ovos cozidos na Pascoa. A diversao fica restrita ao quebrar dos ovos. Um bate no ovo do outro com o proprio ovo e quem ficar com o ovo intacto "ganha". Talvez chocolate fosse mais legal. ;-)
Por falar em ladroes, eh incrivel como se convive pacificamente com a mafia por aqui. Eles tem os carros mais caros do mundo, seguidos por capangas que SEMPRE andam num jipe da Mercedes. Ontem mesmo eu vi um Rolls-Royce na rua. Eh o carro mais imponente que eu jah vi. Tem cara de solido (confira: AQUI).
Quando aos habitos, eh legal que os programas sao simples e baratos. Para eles, andar no parque ou tomar cha sao passeios comuns. E eles pegam metro ou andam bastante para fazer esses "passeios". Eh bacana que eles nunca ficam sozinhos.
Uma coisa que eu percebi por aqui eh que se tem um povo que gosta mais de relembrar a Segunda Guerra do que os judeus (nao sei se eh possivel), esse povo eh o Ucraniano. Tem um canal que passa filme de guerra 24 horas por dia. Parece que a vida deles eh relembrar a resistencia heroica desse povo.

AMIZADE
Desde que eu cheguei na Ucrania nao fiquei sozinho um minuto. O pessoal da agencia eh muito legal e tem me acompanhado em tudo (na verdade, eu eh que acompanho eles). Sempre que vao sair ou passear me chamam e sao super-legais. Nos passeios, a irma de um cara daqui me acompanhou. Ela pediu para servir de guia para praticar o ingles e o espanhol que ela estuda na faculdade. Para mim foi bom. MAAAAAS eh muito estranho estar com amigos que voce teoricamente nao escolheu. Eh uma sensacao de companhia, mas nao de companheirismo. Afinal, eles nunca compartilharam nada comigo antes do dia 16 de abril. Eh diferente. Sei que com o tempo isso vai mudar. Temos feriado de novo essa semana e vamos todos para a Polonia. Eh o tipo de coisa que vai criando lacos. Sorte que eles sao legais de verdade e nao estao soh querendo agradar o recem-chegado.

CASA
Cuidar de uma casa nao eh nenhum bicho-de-sete-cabecas como pode parecer. Ainda mais para uma pessoa metodica como eu. Eh uma questao de organizar e fazer. E tem que fazer porque ninguem vai fazer por voce. O unico problema que eu tenho enfrentado eh o prazo de validade. Em casa eram 4 pessoas. 5 com a empregada que come bem (ou 6 com a cadela que vivia roubando tudo que estava dando sopa). Resumindo, um litro de leite ou suco durava algumas horas. Uma sobra de almoco acabava na janta e uma comida congelada era descongelada de uma vez soh. Agora a historia eh outra. E eu fico me perguntando quanto dura, por exemplo, os 2 fillets de peixe que eu descongelei e nao fritei? Sei lah. Eu cheiro tudo antes de usar. Ateh agora tudo pareceu bom e nao fez mal depois. Com tanta tecnologia no mundo, como eh que nao inventam um sensor de validade? Se a comida jah era, ele fica vermelho. Nao?

Espero ter satisfeito aos familiares e sobrecarregado os amigos com tanta novidade.

Beijos.